Vocabulário caba-da-peste

Sou do Nordeste do Brasil, da Paraíba, e detesto quando as pessoas imitam (= arremedam) o meu sotaque, mas, não posso negar que o nosso vocabulário, realmente, é muito divertido. Aqui vão exemplos de algumas expressões: 
Botão é pitôco
Se é miúdo é pixototinho
Se é pequeno é cotôco
Tudo que é bom é massa
Tudo que não tem qualidade é peba
Rir dos outros é mangar
Se é franzino é xôxo
O bobo se chama leso
E o medroso chama frouxo
Tá estranho tá tronxo
Vai sair diz vou chegar
Mendigo é esmolé
Cara (=caba) sem dinheiro é liso
Pernilongo é muriçoca
Chicote se chama açoite
Quem entra sem licença emburaca
Sinal de espanto é vôte!
Se tá folgado tá folote
Se a calça tá curta tá pegando-marreco
Quem tem sorte é cagado
Quem dá furo é fulero
Sujeira de olho é remela
Gente insistente é pegajosa
Agonia é aperreio
Meleca se chama catota
Gases se chamam bufa
Catinga de suor é inhaca
Palhaçada é munganga
Desarrumado é malamanhado
Bainha é abanhado
Pessoa triste é borocoxô
É mesmo! é Iapôis!
Correr atrás de alguém é dar uma carrera
Cabide é ombrêra
Passear é bater perna
Fofoca é babado, resenha
Estouro se chama pipôco
Confusão é rolo …
Bater no carro é dar uma barruada
Jogar fora é jogar no mato
Ficar puto, irado é ficar grosso!
Qualquer coisa é “negócio”
Fazer a volta é arrudiar
Camisa por dentro da calça é ensacar
Se não souber do verbo diz coisar…

37 thoughts on “Vocabulário caba-da-peste

  1. hehehe não tem como cheguei a conclusão que pernambuco e paraíba você tem que andar com uma interprete do lado hehehehe
    Quando fui a PB eu tinha que pedir para todo mundo repetir, vocês falam rápido por demais!!!!!
    Fiquei doidinha hehehe!

  2. Ola, adorei seu texto, também sou nordestina, e adoro meu vocabulario e sotaque, apesar de que (foi comprovado) o portugues mais bem falado, é o NOSSO.
    so queria dizer (acho que vc esqueceu)que mesmo no nordeste, de estado em estado,muda o vocabulario. Bem na minha cidade, fala: oxxí: espanto; vôte ou valeime: espanto (Deus me livre!!!). Sem contar Cabrunco e Carraió.
    Xeros meu lindo.

  3. nao acho q o pt dos nordestinos seja o mais correto nao, sou nordestino e reconheço q a gente fala muito errado
    tipo arrent e a gente, e por ai vai!

  4. Quando falo em portugues bem falado, me refiro ao vocabulario, como por exemplo: Parir, Sustância, Preenher, Mangar e tantos outros. não em vicio de linguangem, que é comum não só no nordeste com em todo o territorio brasileiro e o mais interessante, é que, alguns ja foram aceitos no novo dicionario, ditanto ser repetido.

  5. oxente!
    esse textu ai é bom
    Gostei demais
    tenho orgulho de falar
    assim, engraçado,
    isso prova q apesar de pobres
    somos humildes
    e extrovertidos
    bjuss nordestinos….

  6. Eu sou Pernambucana com muito orgulho e muito ammor, amo esse jeitinho dagente falar
    engraçadoo. Mas o chato é que tem gente que diz que nós falamos chiando.
    Eu sou pernambucana – pesqueirence
    oxente
    meleca
    mulé
    munganga
    fulero
    remela
    pegajosa
    Tipow pow tenho muito orgulhor de ser nordestina, pernambucana, pesqueirence :D

  7. Quando li o texto com as expressões nordestinas, achei interessante pois muitas dessas expressões são usadas pelos jovens gaúchos como “gírias”.
    Algumas delas: coisar, pitoco, babado, fulero, cagado…
    As pessoas mais velhas nem conhecem essas gírias.

  8. E esqueci a mais usada, até eu incorporei-a no meu vocabulário de tanto ouvir minha filha adolescente falar:
    “massa”.
    Esse modo do nordestino falar é massa!!!!!

  9. Ah.. Quem escreveu isso é até criativo, sou paraíbano e me orgulho muito, com um pouquinho de exagero do autor eu duvido que ele nunca falou algo do tipo “gente isistente é pegajosa’. Será mesmo que o outor é tão certinho a ponto de nunca ter dito nada assim ?
    Existe pessoas mais ignorantes que qualquer nordestino que se acha superior e escreve um piada escrevendo tudo errado, e eu nao estou me referindo a erros ortograficos nao, e sim a coisas do tipo caba para dizer cabra barrer para dizer varrer, e pra quem nao sabe neh muito antigamente o “b” tinha som de “V” portanto se vc escutar alguem dizer:
    -barrer nao tente corrigir porque quem está passandoo por burro infelismentee é você.. Acho até interessante quem fala arretado e coisas parecidas pois pra quem nao sabe ainda isso é CULTURA, significado que pouquissimos autores de piadas sabem até porque as escrevem como forma de critica.

  10. sou gaúcho , gostei muito desse texto , mais em um comentário que eu vi de uma gúria , eu acho que o português não é tão bem falado como aqui no sul !
    admiro o sotaque de vcs , mais aunda acho que o português mais bem falado é o do sul ! :D

    • É sério??? rsrsrs na verdade eu acho que o português daqui do nordeste é o mais”correto”! Mas afinal, o que é um português mais bem falado? Agente SEMPRE vai achar o nosso português o mais correto! Se você fosse do sudeste, ia achar o de lá mais correto, só que vocês também tem suas “girias”, então não existe essa história de português mais bem falado! Mais eu meio que entendo o seu ponto de vista :D

  11. O texto esta esta legal!!! parabéns… Agora esses comentários de português bem falado e bláblábláblá….
    isso é pura perda de tempo… Em Sp vc convive com o Brasil inteiro, pois tem pessoas de todos os lugares, N só do Brasil mais do mundo… e daí vc percebe que todos nós falamos errado ou certo, mas a sua maneira… e n venham dizer que n entendem o que o outro diz… pois isso é pura frescura!rs aqui todo mundo, entende todo mundo… se podemos conviver e entender as pessoas que falam outro idioma, como n vamos entender o vocabulo da nossa gente… O problema da maioria da gente Brasileira é que sempre tem alguém querendo ser melhor que o outro…sou pernambucana, sertaneja, vivo em Sp e n sou melhor nem pior do que ninguém…

  12. eu sou nordestina do interior de fortaleza aque nao temos o dialeto como em outras regioes do nordeste ,porem tenho muit orgulho de ser nordestina,pois somos um povo de muita garra,e nao temos só comediantes rtemos tambem um povo critico idealista que busca seus ideais renata pacoti-ce

Deixar uma resposta

