Estudar em Portugal

estudar

Quando cheguei em Portugal para viver definitivamente, dirigi-me à Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (que fica no Campo Grande) e pedi para abrir um processo de reconhecimento de minha Licenciatura em Letras, que tirei no Brasil. Bem, entreguei o meu diploma, meu histórico da graduação e algum outros documentos e esperei. Depois de uma semana, mais ou menos, recebi um papel meio feiozinho a dizer que a Comissão Científica de Linguística Geral e Românica reconhecia o meu grau de Licenciada, mas “só é validado para prosseguir estudos. Não confere habilitação própria para os ensinos básicos e secundários em Portugal“. Ou seja, quem é formado em Letras, facilmente terá de fazer mais dois anos de mestrado em educação para poder entrar no mercado de trabalho que, nessa área é, realmente, muito desestimulante. O maldito papel, enfim, só serve para essa Faculdade. Na Reitoria, podemos tirar um documento que pode ser apresentado em todas as outras faculdades DA UNIVERSIDADE DE LISBOA… Quem não quiser estudar nessa Universidade, tem de abrir o processo na que tem interesse. Para quem ainda vem do Brasil, tentar continuar os estudos cá ou fazer valer o diploma, é melhor já trazer:

a) Diploma original autenticado no Consulado Português, no Brasil;

b) Histórico escolar autenticado no Consulado Português, no Brasil, com indicação da carga horária ou créditos atribuídos;

c) programas das disciplinas realizadas (tudo muito devidamente carimbado e assinado, para evitar problemas).

Aqui, terá de tirar fotocópias dos documentos de identificação, preencher um requerimento próprio da faculdade que pretende ingressar e pagar um emolumento (na Universidade de Lisboa, por exemplo, custa 432,90 euros).

O Reconhecimento de Licenciatura e de cursos pós-graduados, pelo que entendi, não confere grau. Talvez a Equivalência sim. Mas, para pedir a Equivalência, os cursos têm de ter o mesmo nome e o mesmo programa de estudos, o que é extremamente difícil em continentes diferentes. Mas… tudo pode acontecer, né? Desculpa lá se estiver enganada.

Bem, vou tentar entrar em uma outra Licenciatura, pelo programa para “Maiores de 23 anos” onde, em geral, deve-se apresentar:

a) Carta de motivação;

b) Requerimento da faculdade devidamente preenchido;

c) Currículo escolar e profissional;

d) Fotocópias dos documentos que comprovem as habilitações e experiência profissional declaradas no CV;

e) Fotocópias dos documentos de identificação e pagar o valor da inscrição (varia de 45 a 100 euros a depender da faculdade).

Resta-me saber se, quando descobrirem que tenho uma Licenciatura (mas não tenho os documentos autenticados nem o programa dos cursos, que me permitem comprová-la), poderei fazer a inscrição e as provas equivalente ao meu curso escolhido, porque esse programa é para quem nunca ingressou em uma faculdade. É tentar para saber e boa sorte a todos.

Um informação adicional é que os cursos brasileiros que são reconhecidos pela CAPES, no Brasil, com nota 6 ou 7 têm graus automaticamente aceite em Portugal. Isso foi um acordo entre os países e faz parte de um protocolo.

Saiba mais sobre o ensino superior em Portugal aqui.

23 pensamentos sobre “Estudar em Portugal

  1. Bom dia, gostaria de algumas informações se puder me ajudar, agradeço e muito.
    Sou brasielira e moro com meu namorado, brasileiro tb, na espanha, ele tem documentação da UE, eu ñ, gostariamos de casar, me disseram que em portugal eu conseguiria, queria saber o que precisa? se realmente podemos casar ai, mesmo eu ñ tendo documento europeu.
    Bom….agradeço o que puder me informar.
    Alessandra Mirão

  2. So para prosseguir estudos? Ai isso é revoltante! Aqui eles aceitam a educação de outros países, mas geralmente é preciso complementa-la com 1 ou 2 anos de estudo, dependendo do currículo e da area. Aff, sei que diferença curricular existe, mas acho que a Europa tem um baita complexo de superioridade! Sinceramente, pelo que ando vendo por aqui, nao acho que o ensino superior brasileiro esteja aquém. Uma prova disso é que os brazucas dessas bandas não confiam muito nos médicos dinamarqueses.
    Eu nem mandei os meus documentos ainda, ando meio desmotivada. Lembra que falamos sobre isso ano passado logo quando cheguei aqui? Naquela época eu ainda era meio inocente, agora estou experienciando o mesmo que você!
    De qualquer forma, espero que dê tudo certo pra você!
    Bjs

  3. uma perguntinha, e quem terminou o terceiro ano no brasil e nao tem faculdade..?? como faz para comecar uma em portugal?? sou brasileira e quero estudar ai em portugal… o que ee tenho que fazer?

    • Se tem mais de 23 anos, todos os anos abrem os concursos (realização de provas específicas). Tem de ficar bem informada para saber o período de inscrição. Trazer a documentação do Brasil toda autenticada no consulado português é melhor para evitar aborrecimento e decepções.

  4. olá a todos por favor tenho duvidas a respeito de algumas coisas. irei para portugal no final do ano e sou farmaceutico aqui no brasil, para me exercer a minha profissao aí em portugal o que tenho que fazer?? será que terei de estudar mais alguns anos???tenho colegas dentistas aí em portugal e eles nao precisaram estudar mais anos.

    • Oi André, em época de férias é impossível. Não há uma viva alma nas faculdades. Se quiser estudar, tem de esperar um bocadinho até as férias acabarem. Há algumas faculdade que promovem cursos rápidos para a comunidade e cursos de língua. Sobre os cursos a distância, procure na Universidade Aberta (http://www.univ-ab.pt/), em Lisboa. Pelo menos lá, eu sei que tem uma plataforma e-learning. Para mais informações, acesso o site da Direcção Geral do Ensino Superior (http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt). Boa sorte.

  5. Os cursos brasileiros que são reconhecidos pela CAPES, no Brasil, com nota 6 ou 7 têm graus automaticamente aceite em Portugal. Isso foi um acordo entre os países e faz parte de um protocolo.

  6. Olá Boa tarde eu também tenho uma dúvida, quero estudar em Porto Portugal tou entrando na faculdade aqui será que terei que fazer de novo os exames pra entrar qualquer uma Instituição de Ensino Superior lá?

  7. Olá..vou terminar o terceiro ano do ensino medio aqui no brasil!Oque deve fazer para conseguir fazer uma faculdade em portugal???me responda por favor por que cada site que elio diz uma coisa diferente!Me mande por favor..a resposta pq estou muito perdida!Beijinhos vick_maciel@hotmail.com obrigada

  8. Já tenho uma graduaçao no Brasil e desejo fazer uma licenciatura em Portugal. Vc sabe dizer se mesmo assim ainda vou precisar fazer uma prova para ingressar em faculdades em Portugal ou basta escolhar o curso e entrar como graduado?

  9. Olá, terminei o terceirão aqui no brasil Tenho 18 anos
    Gostaria de saber mais sobre visto de estudante, visto de turista e visto com contrato de trabalho. O site da embaixada portuguesa é complexo demais. Quero estudar e trabalhar ai. Chega de Brasil!!! País atrasado demais!

    Obrigado,
    aguardo resposta de alguem!

  10. Boa noite! Gostaria de saber se tem a possibilidade de eu estudar em portugal na seguinte forma.
    1- Vou como turista e quero fazer a minha pos-graduação,será que existe essa possiblidade?
    2- Eu casada com um português consigo tirar os documentos que eles exigem para fazer a matrícula?

    Deste já agradeço.
    Josi

  11. Boa tarde! Gostaria de uma opnião. Eu moro em Portugal tem 04 anos, porém só a 2 anos que estou com o visto de residência, me formei na UFMG e atualmente estou no Brasil para este fim, buscar o meu diploma e reconhece-lo no Consulado Português, porém, já me orientaram que não compensa pedir o reconhecimento, porque fica mais caro e mesmo com a Licenciatura, tenho que estudar mais alguns anos, não sei o que fazer, formei-me em Letra na UFMG. Não sei se com o meu diploma posso trabalhar em alguma área educacional, como ATL por exemplo.
    Agradeço a resposta.

    • Olá, Nízia. Para falar a verdade, não tenho certeza, mas acho que não se pode trabalhar em um ATL, porque, eu acho, que é uma área da Educação Infantil. Em Letras, vale a pena sim pedir o reconhecimento, só que será exigido, para atuar no mercado de trabalho nesta área, que você faça mais dois anos de um mestrado em Educação. Se você ainda não tem mestrado, vale a pena. Para mim não compensa, porque já tenho doutorado e falta de paciência para estudar de novo. O que também me demoveu a vontade de tentar foi o estreito mercado de trabalho. Achei, no meu caso, que não valia o investimento.

  12. boa noite, fiz o curso de Letras no Brasil e reprovei na língua portuguesa no ultimo ano será que consigo prosseguir com os estudos aqui em Portugal?

    obrigada.

  13. Olá a todos!!
    Estou aqui para dizer da minha experiência pessoal, a nível de reconhecimento e equivalência dos cursos superiores, mais especificamente na área de Farmácia / Ciências Farmacêuticas. Já estou aqui a 4 anos, e meu processo de equivalência junto a universidade de Coimbra já contempla 3 anos a ser julgado. Já pediram mais documentos do que exigiram nos enunciados da lei e até hoje nada. E ficam muito irritados quando são questionados da demora. Por isso tenham atenção a vir para cá.

  14. Olá a todos!!
    Estou aqui para dizer da minha experiência pessoal, a nível de reconhecimento e equivalência dos cursos superiores, mais especificamente na área de Farmácia / Ciências Farmacêuticas. Já estou aqui a 4 anos, e meu processo de equivalência junto a universidade de Coimbra já contempla 3 anos a ser julgado. Já pediram mais documentos do que exigiram nos enunciados da lei e até hoje nada. E ficam muito irritados quando são questionados da demora. Por isso tenham atenção a vir para cá.
    Se quiserem comprovar, podem sempre perguntar…

  15. Ola Boa Tarde!!!!

    Quero estudar em Portugal, trouxe historico autenticado no consulado portugues, o plano curricular das materias estudadas devidamente carimbadas pela faculdade e outros docts… enfim, apesar de tudo isso, me pediram uma declaração feita pelo consulado portugues, como a faculdade que frequentei( Direito), é curso superior. Liguei ao consulado e eles nao fazem essa declaração, e nem sabem quem faz,… tou desesperada, sem saber como resolver isso… alguem pode me ajudar??????

    • Quem te dá declaração é o DGES em Portugal. É super simples, eles enviam em uma semana ou duas e chega no seu endereço em Portugal. Não adianta pedir enquanto está me Brasil.

  16. bom dia terminei o 3 ano no brasil,acabei de chegar a portugal,e quero cursar uma faculdade,cursar o curso de administraçao de empresas,mas so tenho 21 anos como faço,pra ingressar em uma instituiçao?

Deixar uma resposta

