Consulado Brasileiro em Lisboa

Consulado brasileiro em Lisboa - Praça Luís de Camões

Consulado brasileiro em Lisboa – Praça Luís de Camões

Quem mora em Portugal, ou em outro país na Europa, e quiser resolver um assunto no Consulado Brasileiro e optar pelo de Lisboa, saiba que há alguns serviços que exigem senhas para o atendimento, mas outros têm de ser agendados por telefone (das 09:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00) ou por e-mail.

O telefone para agendamento é: (00351) 96 895 53 37 

O e-mail é: agendaconsulado@netcabo.pt / consbras.lisboa@netcabo.pt

O agendamento só poderá ser registado para os cidadãos que informarem ao Consulado o número de seu passaporte, CPF ou de qualquer outro documento de identificação oficial que esteja válido. Se estiver impossibilitado de comparecer na data agendada, deve cancelar antecipadamente por e-mail (agendaconsulado@netcabo.pt)

São agendados apenas os serviços de:

*Procuração;

*Reconhecimento de documentos portugueses;

*Autenticação de histórico escolar, autenticação de viagem de menor;

*Atestado de vida;

*Reconhecimento de assinatura.

Todo o resto é preciso de senha para ser atendido (a distribuição das senhas é das 09:00 as 12:00. Aconselho chegar muito mais cedo).

Para maiores informações, clique aqui.

151 thoughts on “Consulado Brasileiro em Lisboa

    • Ola´ a todos. Sou brasileiro e vivo numa relaçao de facto com uma portuguesa. Temos um filho de 9 meses e ele tem o bilhete de identidade portugues. Nao sou legalizado e gostaria de saber se posso fazer isto atravez do meu filho?

      • pode sim eu tbm tenho o msm caso precisa e ter trabalho pra poder provar q tem condicoes de sustentar o teu filho e uma declaracao de moradia feita na junta da freguesia d onde vives.

    • Olá Rosangela.
      è engraçado mas o Atestado de Vida temos que fazer, caso estejamos fora do país e formos aposentado como eu. Provando pros órgão brasileiros q estou viva, rsrsrsr.
      Este atestado é feito no Consulado do país q vc estiver no mes de seu aniversário e remete-lo com mais doctos para o SPPREV q paga minha aposentadoria. Se vc estiver no Brasil teria q ir a agencia bancária, onde recebo meus proventos. Mas olha é complicado demais fazer isto em Portugal, o consulado é cheio demais. Ai a gente tenta agendar uma data q nunca encontramos. Bjos

  1. Olá bom dia
    Estou buscando informaçoes sobre união de facto
    Sou Brasileira namro um Portugues a um ano ,estou preste a morar com ele em Portugal…ele ainda nao saiu o divorsio
    Que direitos tenho eu e pode ser considerada uma união de facto?
    Penso ex:se ele ficar doente não reponder por ele ,tenho eu direitos de esta no hospital ?

    Abraço

    • Olá, boa tarde, e respondendo a tua pergunta:

      Como o seu namorado ainda não esta divorciado legalmente, o viver junto com ele, não queira dizer que estas casada e a união de facto só é considerada legalmente perante o estado portugues se estiveres a viver com ele durante 2 anos e a fazer o irs em conjunto, com esse fator e mais alguns documentos vide http://www.sef.pt/docleg;ufct. Isso tudo se ele já não possuir quaisquer vinculo em termos matrimoniais com a ex mulher.
      Quanto ao hospital, ninguém te impede de o assistir, só não serás oficialmente mulher dele perante a legislação, mas serás a companheira dele.

      Ok?

      Espero que lhe tenha ajudado em alguma coisa.

      Meus melhores cumprimentos;

      Ana Castro

      • Ola´ Ana Castro. Sou brasileiro e vivo numa relaçao de facto com uma portuguesa em Portugal. Temos um filho de 9 meses e ele tem o bilhete de identidade portugues. Nao sou legalizado e gostaria de saber se posso fazer isto atravez do meu filho?

    • Pela Lei Portuguesa, como ele ainda é casado a união de facto não é reconhecida para nem acto oficial, No hospital ainda é a mulher ou Mãe e Pai ou irmãos que tem valor legal, a união de facto é só depois de 5 anos comprovados isso depois de decorridos 2 anos após o dia da proclamação do divorcio. Legalmente por exemplo.
      Não se tem direito a herança
      Não se tem direito a qualquer bem existente casa carro, e conta bancaria.
      No hospital ainda é a mulher ou Mãe e Pai ou irmãos que tem valor legal, a união de facto é só depois de 5 anos comprovados isso depois de decorridos 2 anos após o dia da proclamação do divorcio. A Lei Portuguesa e muito clara, contudo poderá confirmar tudo isto numa Conservatoria de Registo.
      Um Abraço

  2. Preciso de um certicado criminal, gostaria de saber se posso adquerir atraves do consulado, o que preciso e qual o tempo de espera. Tenho um que veio do Brasil e aspirou em 19 de setembro o consulado pode revalidar. Obrigado

    • não o consulado não dá esse tipo de papel que eu acho estranho pois se o consulado e como se fosse um pedaço do brasil em portugal….é complicado o que você pode fazer e tentar pedir para alguém da sua familia se não tiver uma procuração você vai ter que fazer uma aqui para que alguém da sua familia posso retirar o registro criminal não dá para validar o registro criminal.

  3. SOU BRASILEIRA MORO COM PORTUGUES A 1 ANO E 8 MES ESTOU GRAVIDA DE 6 MES,SOU CASADA NO BRASIL,COMO FAÇO PARAVDIVORCIAR SEM IR NO BRASIL.ESPERO QUE POSSA ME AJUDAR.OBRIGADO

  4. Ola,
    Gostaria de informacoes sobre a conversao da carteira de motorista brasileira para a portuguesa.

    Moro em Italia, sou brasileira e tenho a cidadinanza italiana e
    gostaria de saber se è possivel e o que tenho que fazer, quais os documentos necessarios e tudo mais.

    Desde ja agradeco a atencao,

    um abraco

  5. a minha sugestao e….os telefones q comlocam a disposiçao,nao estao a chamar….,!!!!!!!pois quando eu fui ao consulado,diserao q nao seria necessario agente ficar na fila,que apartir do dia 10/11/2008 seria resolvido por telefone…………mas nao e isso q estar acomtecer…………

  6. Valeu Sandra…

    Te agradeco pelas informacoes, mais ainda tenho duvidas

    pois moro em italia e nao tenho residencia em Portugual

    sera que è dificil pegar uma autorizacao de residencia em

    Portugual? e sera que posso mesmo dirigir aqui na Italia com

    CNH portuguesa?

    Sao tantas as duvidas… rsrrrsr

    ve se tu podes me ajudar a esclarecer essas duvidas!!!

    bjus

    Uma boa semana

    • Ola Regina;
      Gostaria de saber se vc consegui resolver o problema da patente,sou brasileira eu tmb,e mora na italia,temos o mesmo problema,e duvidas,gostaria de saber se vc conseguiu uma solucao
      Bom dia,obrigada
      Luciana

      • Bom dia, tenho o mesmo problema sobre habilitaçao brasileira, tbm sou cidadao italiano, moro na Italia contudo nao é possivel converter a habilitaçao brasiliera pela italiana e sim pela portuguesa.
        Gostaria qual a melhor soluçao? o que vcs fizeram.
        Obrigado,
        ricardo@moreira.it

  7. olá como vão todos que fazem parte desse site?tudo bem,espero que sim!!!!
    Tenho uma pergunta,meu irmão é de campo mato grosso do sul,e ja fais seis anos que não temos notiçia dele,ele chama-se Alcino Afonso Teles Junior.
    Como fasso para acha-lo,tem algum site que faça isso,voçes tem alguma sugestão do que eu possa fazer para localiza-lo?
    Estou louco atras dele,pois tem minha mãe que fez de tudo para ele ir,fora a filha que está com muita saudade,eu não tenho mais argumento para falar a ela a filha?
    por favor vejão o que posão fazer por mim,ficarei grato e que DEUS abençoe todos!!!!
    ok.por favor me de alguma ideia do que posso fazer pela internet para localiza-lo.
    bom mais uma vez obrigo por hora,meu e mail é randolfoteles@hotmail.com,aquele abraço a todos até mais

  8. ola,gostaria de saber sobre meus direitos de imigrante, sou inlegal,estou gravida de quase 9 meses,estou em portugal com marido e filha de 3 anos,quais meus direitos, se podem me deporta. minha sogra mora em portugal a 9 anos e tem residencia se esse fato pode me ajudar. Por favor tirem minhas duvidas,tenho medo de procurar o sef.

  9. boa noite,sou Portuguesa e ha mto que me relaciono c os probs dos Brasileiros em relaçao aos documentos necessarios p puder permanecerem em Portugal legalmente,visto q tive uma uniao de facto c um cidadao Brasileiro e dessa uniao tivemos um filho e eu acompanhei sempre o pai do meu filho ao sef,depois separamo-nos e ele contratou um advogado p lhe tratar das renovaçoes.
    a mha questao agora é pcausa de um amigo q chegou a POrtugal a 3meses,arranjou logo tr.com contracto e como tem q renovar o visto pediu-me p assinar o termo de responsabilidade como Portuguesa e eu aceitei.ele tbem contratou um advogado q me esta a pedir mil e um documentos. Eu queria q me informassem de quais documentos sao precisos p puder assinar o termo de responsabilidade.
    mto obrigada,pela atençao

  10. bom dia! gostarei de saber o que devo fazer porque meus documentos foram roubados “bilhete de idetidade, titulo de eleitor, carta de conduçao” e preciso renovar meu passaporte e nao tenho esses documentos que vence 03.fevereiro 2010. qual as providencia que tenho que tomar? obrigada e desculpas do encomodo…

  11. estou a pensar em trazer meu filho para morar comigo aqui em lisboa , ele tem 13 anos , quais as providencias que eu tenho que tomar , quais os documentos necessarios. qual seria meu primeiro passo , onde faço a procuraçao . obrigado.

  12. Olá boa tarde!estou em Portugal a sete anos,já renovei o meu passaporte uma vez e ñ tive problemas,preciso renova-lo novamente só que agora me pedem documento de quitação eleitoral,nunca votei nem justifiquei o voto,o que faço?que documentos preciso e se a minha família pode resolver no Brasil para mim por exemplo, pagamentos multas etc.

  13. eu sou ana paula muzi eu gostaria de cancela uma marcaçao no dia 5 de março pois surgiu um emprevisto agradeço e gostaria de fazer uma marcaçao para outro dia

  14. Sou brasileiro, vivo com uma portuguesa em uniao de fato, mas sem algum documento que comprove isto, temos uma filha de 4 anos, e estamos querendo ir viver no brasil, ja temos o bilhete marcado para o dia 15/03/2010, quais os procedimentos que devo ter ? minha mulher e filha corre o risco de serem deportadas ao chegar no brasil ? posso dar entrada nos documentos la no Brsil?

    por favor me ajudem nesta questao, ate mesmo porque tenho pouco tempo.

    obrigado.

  15. Ao Consulado Brasileiro de Lisboa
    venho através deste obter informação sobre:
    temos um automóvel e gostaria de leva-lo para o Brasil.
    Quais os procedimentos?
    Obrigada

    ps somos casados e já feito transcrisão de casamento,aguardando processo na Policia Federal.

  16. olá bom dia portugal ,eu osnei gostaria que voces do consulado brasileiro me agendem para eu ir fazer a minha procuração para meu irmão fazer a escritura da minha casa no brasil que tem de se fazer com urgência,se puderem me contacta liguem neste numero 968846868,eu ficarei agradecido, tenham um bom dia e tudo de bom.,ou me mandem pelo meu imail.

  17. Boa tarde, por favor preciso autenticar uma certidão de nascimento no consulado brasileiro em lisboa, mas já estou no Brasil, posso enviar o documento via correio? ou existe outra forma sem eu ter que voltar em portugal? Obrigada
    espero respostas.

  18. ola a todos eu queria saber como e possivel renovar meu passaporte porque o mesmo caduca dia 27 de abril, gostaria de saber quas os documentos necessario para regularizar a situaçao, e qual o endereço do consulado brasileiro em lisboa eu moro em portugal. um abraço heliane

    • vc precisa de todos os seus documentos do brasil. cpf,rg e titulo eleitor.mas tem que ser validos e a justificação eleitoral tb.

  19. ola sou brasileira estou aqui em portugal a dois meses .
    eu queria saber como eu faço para trocar meu passaporte de solteira p casada .ele e novo eu tirei em outubro mais .casei em fevereiro preciso de trocar ele antes do dia 10 de maio para mim legalizar aqui em portugal..obrigado
    ps. presciso desta resposta.

  20. Tenho um filho portugues de 3 anos e sou brasileira.gostaria de saber como faco pra fazer a dupla nacionalidade dele quanto custa e quais documentos preciso.me ajudem preciso ir ao brasil esse ano queria levalo mas sem isso nao sei se vai ser possivel agradeco se alguem tirar minhas duvidas.Daiany

  21. bom dia queria saber qual e o valor para renovar o passaporte vencido. e tb queria saber se um bebe nascido em portugal de pais brasileiros tem direito a nacionalidade portuguesa. obrigado

  22. gostaria de saber se tem algum jeito de eu achar um amigo que esta aqui em portugal a 7 anos..a familia dele na brasil esta preocupado com ele..desde que chegou aqui ele não tem dado noticia a sua familia se se tiver como me ajudar me avize,,desde ja obrigado..

  23. Olá o meu nome é Rogerio gostaria de saber se no consulado faz renovação de carta brasileira, eu tenho carta de moto pela qual eu nunca peguei definitiva, e o meu exame médico venceu eu gostaria de saber se o consulado pode fazer alguma coisa por mim nesse caso, gostaria de renovar a carta para transferir a carta Brasileira para a Portuguêsa.

  24. por favor preciso fazer uma procuraçao urgente para o brasil….ja deixei meu email …e nada de resposta….por favor preciso de um parecer me contacte pois nao respondem os meus emails….estou a espera adilson 964119721.

  25. ola sou brasileira casada com portugues e tenho uma filha preciso registrar meu casamento e o registo de nascimento da minha filha gostaria de saber o que e preciso pois moro longe e nao gostaria de dar uma volta em vão. Obrigado

  26. Bom dia , por email mandei um pedido de esclarecimento quanto a minha esposa ser romena e nós juntamente com nossa filha necessitarmos urgente de ir ao Brasil por motivo de doença grave de minha Mãe . E , resposta essa que ainda não obtive de vcs e fica aqui o meu grande desapontamento quanto a este serviço ao qual só tenho boas referencias por parte de vcs . Se tivesse muito tempo disponivel para ai ir , não precisava de aqui estar a mandar este comentario . Mas é realmente necessário minha presença perto de minha Mãe e , visto Ela ainda não conhecer sua neta de 11 meses e estar louca por este acontecimento . Obrigado se ainda me podessem responder sobre se é preciso visto de viagem para minha esposa , pois não somos casados e Ela é de nacionalidade Romena e não sei se é preciso visto de entrada no Brasil para Ela , ficaremos la só um mês para poder mostrar nossa filha a minha Mãe e toda a minha familia . Mais uma vez obrigado !!!…

  27. Alguem pode me ajudar, estou em Portugal a 5 anos e queria trocar minha carta de condução do Brasil pela Portuguesa, so que minha carteira barsileira esta vencida.Tenho como renovar minha carta brasileira em Portuga?

    muito urgente. obrigada,

    Lu

  28. Sou brasileira,moro em Juazeiro da Bahia,quero sabe se o consulado do Brasil em Lisboa pode ajuda-me a encontrar meu pai em Potugues que mora em Lisbao,perdi o contato com ele a 03 mês e não sei para quem pedir ajuda. Agendei com o Consulado ai em Lisboa ele me responderam que o agendamento no dia 03/12/2010, mais não estou em Portugal, moro no Brasil. Por isso gostaria de cancelar esse agendamento que fizeram pra mim.

  29. olá…gostaria de saber se posso viajar com minha bebe com uma autorização feita no notário, o pai dela foi lá e fez, pois ele trabalha fora e a autorização do consulado é mais complicada, pretendo viajar pra o brasil.caso não posso viajar qual seria outra alternativa?

  30. sou brasileira tenho uma promessa da nossa senhora de fatima mas nao tenho condiçoes financeiras pra ir seria possivel uma caridade de me ajudarem a ir ate fatima portugal pagar essa promessa sou professora aposentada meu endereço e sao paulo rua aguiar cardoso n;157a vila sabrina cep 02138090 meu telefone e 29340693 deus abençoe voces abraços carmen lucia

  31. sou brasileira tenho uma promessa da nossa senhora de fatima mas nao tenho condiçoes financeiras pra ir seria possivel uma caridade de me ajudarem a ir ate fatima portugal pagar essa promessa sou professora aposentada meu endereço e sao paulo rua aguiar cardoso n;157a vila sabrina cep 02138090 meu telefone e 29340693 deus abençoe voces abraços carmen lucia e como posso fazer para ter uma resposta estou ansiosa

  32. BOA TARDE, ME CASEI COM UM PORTUGUES Á 1 ANO E 10 MESES. TEMOS PLANOS DE IR VIVER NO BRASIL, QUERO SABER SE ELE DEVE PEDIR NACIONALIDADE AQUI ,OU SÓ QUANDO FOR MOS PRA LÁ?”’

  33. ola bom dia sou meire stou inlegal na holanda mas ja more legalmente em portugal mas tem dois anos q estou a viver ca com um portugeus ele ai nao e divociado foi casado com uma brasileira .mas ela nao quer da o divocio so para ficar legal ca costaria de saber com posso fazer para me legaliza q diretos eu tenho peso ajuda para resover esta situacao sou brasileira e estou a dois anos ca ja estev a viver em portugal 2004 a2006 obrigada se voces possa me ajudar

  34. Boa tarde tenho um sério problema,em 2008 estive de férias no Brasil onde perdi todos meus documentos Brasileiros por onde fiz o B.O na Policia local. O que posso fazer para conseguir os documentos novamente? Agora vivo em Portugal.

  35. sou portuguesa, e estou separada mas ainda n estou divorciada.
    namoro um brasileiro que mora no brasil.
    quero ir la passar ferias e se poder morar la.
    queria saber se posso la morar mesmo n estando ainda divorciada, e que documentaçao é precisa?
    agradecia que me dessem resposta.
    obrigada

  36. Olá, moro no Brasil e meu noivo é português e está há 5 meses ilegal aqui. Gostaria de saber como fazemos para nos casar aqui, sem que ele precise retornar à Portugal.
    Agradeço desde já

  37. Boas,

    Estou em Portugal á 5 Anos, a minha carteira de condução caducou.
    Peço encarecidamente que me ajudem no que devo fazer para conseguir trocar por Carta Portuguesa.

  38. Pingback: Os números de 2010 | Ao pormenor

  39. EU ESTOU MUITO INSATISFEITO COM A CONSULA.DEVIDO TER Q ESPERAR TANTO TEMPO PRA FAZER UMA PROCURAÇÃO.E JA TENTEI VARIAS VEZES AGENDAR PELA INTERNET E Ñ CONSIGO..E TOU A PASSAR POR MUITOS PROBLEMAS .DEVIDO A ESSE MAL ATENDIMENTO. AO BRASILEIRO A ESTA AQUI FORA.GOSTARIA MUITO DE SABER O QUE Q EU FAÇO ..ME AJUDEM POR FAVOR.SEM MAIS PRO MOMENTO .DEIXO MEUS CORDIAIS AGRADECIMENTOS.RUBEM LIMA.

  40. tou com um poblema grave ja ha quase um ano e n tive nenhuma resposta ano passado dei entrada na dupla nacionalidade em lisboa por tempo de viver aqui todos documentos foram aceito e paguei \175.00 euros passaram dez meses agora disseram que eu n tenho o tempo ainda ..quero seber o dinheiro que eu paguei onde ta ,,quero recuperar

  41. Sou portuguesa casada em portugal com um brasileiro, pegamos na certidão de casamento legalizamos no consulado do brasil no Porto em Portugal para trazer para o Brasil. aqui para me legalizar a policia Federal disse que tinhamos que ir a um cartório daqui e assentar a certidao, mas a verdade é que do cartório de cá estão a tentar entrar em contacto com os Srs do Consulado Brasil la no Porto, e estes não respondem há um mês para enviarem a prova, liga-se e vai para uma mensagem gravada para ir la pessoalmente. Sinceramente……será que temos que apanhar um avião para lá ir dizer para atenderem o telefone, faz, responderem aos e-mails??? não entendo…. entretanto nós é que ficamos seriamente prejudicados cá, nem trabalhar podemos…. MUITO OBRIGADA Exmos Srs do CONSULADO DO BRASIL EM PORTUGAL

  42. Olá!

    Sou brasileira e a minha CNH é brasileira!
    Mas moro na Suecia e eu gostaria de trocar a minha carta de motorista Brasileira pela carta Portuguesa, pois ela fica valida para eu dirigir aqui, já tenho indentidade nacional Sueca e visto para residencia temporário para Suecia de 2 anos e meu noivo é sueco!
    Soube que pessoas que residem em paises da comunidade Europeia pode fazer a troca da carta! Mas nao tenho certeza se isso é verdade, será que tenho que pedir residencia para Portugal também??
    O que tenho de fazer e documentacoes nescessarias e quanto tenho que pagar para obter a carta de motorista Portuguesa? Será que pode me ajudar?
    Fico aguardando a resposta!

    Atenciosamente

  43. Marcia leite..Ola sou brasileira sou casada com um cidadao portugues a 3anos e meio, vivo em lomdres e preciso registratar meu casamento, no brasil gostaria de saber o que preciso para primeiro registra ai em portugal??

  44. Olá robaram o meu passaporte à um ano tento fazer pela net via mail mas as minhas solicitações já foram muitas o que devo fazer preciso de ajuda sem passaporte é complicado para mim.

  45. Boa tarde! Estou procurando meu sobrinho que desapareceu aqui do Brasil em 2005, ultima noticia que tivemos dele foi que estaria morando em Portugal-Lisboa. Estamos tentando encontra-lo pois precisamos que ele entre em contato conosco para fins de partilha de herança.Se voces puderem localiza-lo em enviar noticias pelo meu email ficaremos muito agradecida.email: gero_tex@hotmail.com desde de ja agradeço muito obrigada.

  46. Eu escrevi para voces pois estou procurando meu sobrinho, mas não coloquei o seu nome . O seu nome é DAGOBERTO JUSTO . Ja tentei sites de pessoas desaparecidas aqui no Brasil mas ainda não obtive resposta, aguardo uma resposta de voces muito obrigada.

  47. Olá pecizo fazer o passaporte do eu filho que tem menos d 2 anos,com urgencia. Mais o consulado em lisboa, só funciona com agendamento e não tem datas até fim de dezembro. precizo viajar ainda este mês,por motivo de doenças! O que faço???

  48. gotaria de fazer um comentario ,sobre carta de conduçao ,se nos brasileiros podemos trocar nossa carta de conduçao pela carta de conduçao portuguesa ,por que ,nao podemos fazer os exames medicos para renovar nossa carteira do brasil aqui em portugal ,pois ir ao brasil so para fazer um exame de vista e medico ,e complicado ,igual no meu caso e deve ter muitas outras pessoas nessa situaçao ,minha carta de conduçao venceu e na epoca nao tinha documentos aqui ,agora tenho ,pra trocar minha carteira para a carta de conduçao portuguesa tenho que ir ao brasil.porem so tenho ferias apartir de outubro do ano que vem ,o gente da essa força pra gente ai vai por favor ,um carro pra gente aqui faz muita falta ,e simplismente um exame de vista e saude

    • Concordo com vc Jose Carlos não vejo nenhuma lógica uma pessoa ter que ir ao Brasil para renovar a carta de condução,isso poderia ser resolvido aqui mesmo no consulado tenho minha carta de condução vencida desde de 2008 e n tive como troca-la pois não tinha meu título de residência hoje em dia eu tenho mas n me adianta nada pois não posso trocar por uma portuguesa pois minha cnh esta vencida…
      Peço a atenção do cônsul pois como eu tem muitos Brasileiros nesta situação..

  49. Emabaixadas e Consulados Brasileiros não protegem nossos cidadãos em Portugal, Consulados esses, que recebem melhor um estrangeiro que um cidadão nacional, uma vergonha. cidadãos Brasileiros são maltratados pela justiça Portuguesa, a imprensa desse país trata as mulheres Brasileiras como prostitutas, os serviços de estrangeiros nos aeroportos humilham com muita frequência cidadãs (principalmente nossas mulheres) Brasileiras que são chamadas pelas autoridades desse pais de prostitutas e ninguém faz nada, a pouco tempo uma professora de São Paulo que chegou ao aeroporto para participar de uma palestra em Lisboa foi impedida de entrar no país sob acusação que iria entrar no país para se prostituir, essa profissional foi extraditada sem conseguir entrar no pais, imaginem como que ficou a cabeça dessa pessoa. Uma vergonha, um pais que sonha ser uma potência deixar que nos desrespeitam assim. Agnaldo Silva. (00351) 910121949 agnaldosilva@sapo.pt

    • Agnaldo,a ser verdade o q vc disse,me sinto envergonhado como português q sou!Isso é um comportamento deveras vergonhoso por parte do SEF,no aeroporto.É inadmissível tratar assim qualquer cidadão,seja de q país for.Cada pessoa é uma pessoa,ou seja,cada caso é um caso;não se pode generalizar!Além disso,se a pessoa apresenta tudo o q é necessário e exigido para entrar no país,não diz respeito a ninguém se vai prostituir-se ou não!Só diz respeito a essa pessoa!E se fizessem o mesmo ás mulheres portuguesas q entram no Brasil???
      Namoro uma senhora brasileira há quase um ano e estou a pensar sériamente em ir eu viver para o Brasil,depois de saber como são tratadas as brasileiras na entrada em Portugal,no aeroporto e depois de ver a dificuldade e burocracia q existe cá em Portugal.
      Não vou querer q ela seja humilhada,ofendida ou rebaixada pelo SEF no aeroporto.Isso a faria sofrer imenso,pois é uma mulher muito sensível e íntegra!E a verdade é q ela tem todo esse receio…q isso aconteça!
      Não vou deixar q ela possa vir a ser humilhada ou desrespeitada!
      Sobre o q tenho lido aqui,no q respeita aos assuntos a tratar nos consulados do Brasil em Portugal,tou muito triste e desiludido com o comportamento dos mesmos,no atendimento e resolução dos casos.
      É uma vergonha…a falta de respeito pelos cidadãos e a burocracia enorme q existe!
      As melhoras,Senhores governantes e funcionários de todas as instituições públicas!!!

  50. Olá meu filho mora ai em Lisboa com a mãe e eu estou no Brasil, o passaporte dele vai vencer em janeiro que documentação que a mãe dele precisa para renova-lo?
    OBS: ela ñ tem a guarda legal dele pois a guarda é de ambos (estamos separados).
    Desde já obrigado pela atenção.
    Helio Adraino Kraesnienkiz

  51. ola vivo em portugal. e gostaria de saber se posso levar as minhas coisas de casa no aviao, sendo que o consulado ajude-me a levar sem pagar tamto, pois estou indo de vez para o brasil…

  52. Ola
    Sou portugues é quero ir viver para o Brasil,com dupla nacionalidade pois a minha mãe nasceu no Brasil,já andei a procura mas não encontrei nada,peço a vossa ajuda,Obrigado
    Marcelo

  53. Ola. Preciso renovar os passaportes de minhas filhas menores mas preciso da assinatura do pai correto.mas como nao tenho cotacto com ele ja muito tempo nem sei o paradeiro dele como vou fazer .tenho o poder patrnal.obrigada

  54. Ola meu nome e mislanne eu estou em portugal a 5 anos nao sou legalizada perdi meu passaporte eu fui na policia eles me disseram que nao me acoselhava a pedir a queixa na delegacia por que eles vao mandar um fax para o sef e la eles vao ver minha situaçao no pais e o sef iria mandar uma carta de espusao por que estou aki 5 anos ilegal….o que faço gente?me ajuda por favor?

  55. Ola meu nome e mislanne eu estou em portugal a 5 anos nao sou legalizada perdi meu passaporte eu fui na policia eles me disseram que nao me acoselhava a pedir a queixa na delegacia por que eles vao mandar um fax para o sef e la eles vao ver minha situaçao no pais e o sef iria mandar uma carta de espusao por que estou aki 5 anos ilegal….o que faço gente?me ajuda por favor?

  56. olá, boa tarde.
    Gostaria de tira ma duvida com relação a casamento por procuração com Português no Brasil. Casei em abril de 2011 no Brasil por procuração porque fui impedida de entrar em Portugal cinco meses antes do casamento, eu estava com todos os requesitos que eles pedem, mas infelizmente devido a discriminação e desconfiança que é real em Portugal, fui impedida de entrar. Com isso, tratamos de casar por procuração, providenciamos todos os papeis que a lei brasileira exige pra ser realizado o matrimônio. No dia em que fui ao cartório pedir informação ao Tabelião, expliquei toda a minha situação no qual tinha vivido, em seguida, ele me passou uma lista dos documentos pra dá entrada no casamento. Segundo o tabelião, eu a nubente poderia ser a procuradora do casamento. Entretando, após está com todos os documentos foi marcado e depois celebrado. Tratei de levar todos os documentos para ser autenticado no consulado de Portugal no Brasil. Após isso regressei a Portugal para efetuar a transcrição do meu casamento e viver com meu marido. Levamos os papeis a conservatória, pagamos a transcrição e recebemos a resposta que os papeis precisavam ser passado ao ministério púlblico e depois ao sef pra depois efetuarem a transcrição do casamento. Ficamos a espera dois meses e nada de nos comunicarem..Resolvemos ir pessoalmente ao sef e contar a situação da transcriação… Com duas semanas o sef deu o parecer a consevatória que da parte deles estava tudo ok. A docuemntação foi vista pelo ministério público e o sef com parecer positvo.. Mas infelizmente a conservatoria criou outro obstáculo dizendo desconhecer o tipo de casamento por procuração e reclamou que enviou varios faz e email ao vosso consulado em Portugal e não obeteve resposta..
    Agora eles estão criando dificuldade para aceitar o nosso casamento..
    Por favor, quais os procedimentos que devemos tomar com relação a ter uma resposta do consoludado do Brasil, pois estou desesperada com esta situação..
    grata

  57. Bom dia.
    venho por este meio solicitar informação de como posso agendar por Internet
    a renovação do meu passaporte e respectivos documentos necessários.
    Desde já agradeço a atenção.

  58. Bom dia,
    Mais um belo exemplo dos Brasileiros pelo mundo.

    Esta foi a despedida que me fizeram na TAP.

    Atenciosamente,

    Roberto Diniz
    Dusseldorf

  59. Olá boa tarde, meu nome é Maurivando Carreiro, minha esposa e filha vai viajar dia 28-03-2012 e não consegui marcação para fazer uma declaração de viagem, pois opinei em fazer no cartório notário em Setúbal mais tenho que reconhecer firma, e também não há vagas! e agora o que faço? Pois a passagem é dia 28 deste mês de Abril.

    Desde já obrigado…

  60. Ola boa tarde,gostaria que vcs me tirassem uma duvida,eu sou brasileira e tenho o meu filho portugues,agora regressei com o meu filho para o Brasil,e preciso tratar da documentação dele aqui,mas eu fui no cartorio,e els me disseram que eu tinha que ter feito o translado dele de Portugal pra o Brasil,e que eu tinha que ir com a certidão dele de nascimento ai no consulado brasileiro,eu posso mandar uma pessoa amiga que mora ai fazer isso por mim,ou tem que ser os pais a tratarem disso?aguardo a resposta..muito obridgada

  61. Meu Marido é Brasileiro e ele faleceu no Brasil, preciso da certidão de óbito como faço para poder ter acesso a ela? Obrigada desde já pela ajuda

  62. Eu sou Brasileiro e tenho residência portuguesa já tenho 12 anos no pais de Portugal.
    Eu gostaria de saber que documentos eu necessito para dar entrada na minha nacionalidade portuguesa ? eis que quando eu peguei a minha residência o meu estado civil era solteiro,mais logo depois eu me casei. Antes eu precisei da minha certidão de nascimento quero saber se agora vou precisar só da minha certidão de nascimento ou da minha de casamento ??

  63. Gostaria des saber sobre minha situaçao e o seginte sou brasileira,estou em Portugal ha 18 anos so q agora quero ir de volta para o Brasil, como sou portuguesa e n tenho dupla nacionalidade o q posso fazer e necessario ter o passaporte brasiliero ou o portugues resolve e la na minha cidade dou entrada nos documentos estou prestes a me aposentar e n quero faze-lo por aqui e sim pelo brasil outra coisa minha mudança posso ser insenta de impostos. obg pela vossa atençao

  64. Olá boa tarde!!! Tenho uma amiga com um pequeno problema,ela tem a carteira de condução vencida a 7 anos,carta( Brasileira ) e ela gostaria de saber de dar para resolver esse problema aqui sem ter que ir ao Brasil,pois ela não esta com possibilidades agora,sem mais obrigada.

  65. Olá boa tarde estou querendo ir para o Brasil pra ficar de vez em Janeiro e tenho carteira de motorista portuguesa gostaria de saber se é possivel troca pela carteira brasileira desde já obrigado.

  66. Hoje é dia 7 de outubro,dia de eleiçoes no Brasil. Infelizmente, somos de um país onde o voto é obrigatório. Estou em Lisboa e tentei justificar minha ausência na votação. Absurdo, ninguém no Consulado e a Embaixada do Brasil frchada a sete chaves! Como brasileiro senti-me desprotegido em um país estrangeiro. Só depois de muitas tentativas fui atendido por um telefone de emergência do consulado que me informou para eu procurar o serviço eleitoral no Brasil e justificar que estava em Portugal.

  67. ola bom dia.sou português e namoro uma senhora brasileira.somos ambos divorciados e gostaria de saber q documentos eu posso tratar aqui em Portugal para mandar pra ela,pra ela entrar em Portugal e vir viver comigo.Mto Obrigado desde já!

    • Ola João, sou brasileira vivo em Portugal e posso te responder ,
      voce não precisa mandar nada para ela , sendo brasileira ela tem entrada livre em Portugal , assim como voce tem entrada livre no Brasil, só que ela só pode viver cá em Portugal num periodo acho que de 3 meses e depois tem que retornar para o Brasil , porque ela vai receber um visto de turista , mas assim que ela chegar voces já podem ir no sef se informar sobre isso , porque é assim o consulado do Brasil não trata disso quem resolve é o sef. Mas o que voce tambem pode fazer é ir ao Sef e se informar antes de ela vir para cá.. espero ter ajudado

      • Ola Dulce.Muito obrigado desde já por me responder.Claro q me ajudou muito,com sua reposta.Farei como diz….me informarei no Sef.Mais uma vez,muito obrigado!
        Bjinho.
        João.

  68. Ola,sou brasileira e vivo em Portugal , mas estou com a minha residência vencida , não consigo renova-la porque a dois anos não tenho trabalho a minha duvida é ja vivo cá a 12 anos e tenho residência a 5 anos mesmo ela estando vencida posso dar entrada na minha nacionalidade Portuguesa .obrigada

  69. ola boa tarde meu filho e meu esposo tem nacionalidade portuguesa ele esta atres anos na alemanha agora ele quer mim levar pra junto dele so que eu e meu filho mais velho so temos residençia e la tem que ter bi como faço pra mim pegar o bi obrigada

  70. Boa Noite! Alguém poderia me informar como faço pra ter autorização ou renovar minha CNH aqui em Portugal, uma vez que minha CNH é do Brasil e está vencida desde dezembro de 2011. Cheguei em Portugal em Janeiro de 2011 e ainda não era legalizada para ter o direito de transferi-la pra cá.

  71. Bom Dia !!
    Tenho marcação com o Consulado do Brasil , para fazer uma Procuração de Compra e Venda de Imóveis . Sou noiva vivo 6 anos juntos , e vamos comprar um IMOVÉL no Brasil . E possivél fazer uma procuração de compra e venda no nosso NOME ?Uma vez que queremos escriturar tbm após o termino das parcelas em nosso nome ….. Já fomos informado que se não fazer uma procuração , para escritural e 2 por cento do valor atual do imovél ,,,, E O QUE QUEREMOS EVITAR —

    OBRIGADA !

  72. Ola a todos sou brasileiro pretendo ir embora de portugal no começo do ano. Tenho a carta portuguesa que tirei aqui a 2 anos, como faço pra transferir pra carta brasileira? e quanto pago?
    Obrigado!

  73. Olá por favor preciso de ajuda!terminei a escola toda no Brasil em 2000,ouve um projeto mo último ano na escola,por tanto,as notas foram por carga horária,e eu queria continuar aqui em Portugal a faculdade,mas fui pedir a equivalência numa escola e ñ me deram p valor,só me deram o 12¤ano,mas em baixo colocaram só p trabalho,o que faço???podem me ajudar???

  74. olásou brasileira e vivo em Portugal a quatro anos tenho o cartão de residencia o que eu gostava de saber era se posso viajar para a Italia sem apresentar o passaporte pq meu passaporte venceu posso apresentar apenas o cartão de residencia?

  75. ola boa tarde , minha prima é portuguesa e seu companheiro brasileiro ilegal , esta gravida de 5 meses , com o nascimento do bebe , ele pode pegar autorização de residência? sabem explicar como será todo esse processo? ela ta gravida e anda muito preocupada com isso pois ama muito o namorado queriam casar e eles não autorizam por não ter visto (Ser ilegal) e ela tem medo que não deixem registar o bebe ou o deportem. agradecia que me ajudassem , toda informação é uma grande ajuda . muito obrigada

  76. Tenho um parente (brasileiro) que reside em Portugal há alguns anos e concluiu o 9º ano de escolaridade do 3º ciclo do ensino básico em um estabelecimento de ensino portugues.
    Ele está retornando para o Brasil e gostaria de saber se haverá algum problema com relação a validação dos estudos nos establecimentos brasileiros. Em que série ele será matriculado na escola brasileira? Seria o 1º ano do ensino médio? Como fazer em relação a EQUIVALÊNCIA DAS NOTAS, já que em Portugal trabalha-se com classificação final e não com méida (notas)?
    Aguardo resposta…. Muito obrigado!!!!!

  77. ola a todos. sou brasileira, casei na suiça com um portugues, temos um filho de tres anos que tambem tem a nascionalidade portuguesa.
    minha questao é: eu tenho direito a esta nascionalidade? pois quando casamos aqui na suiça, logo registramos nosso casamento no consulado portugues e no do brasil . e o nascimento de meu filho tambem foi registrado quando nasceu.
    desde ja agradeço quem pode me dar informaçoes, pois estou tendo dificuldades de trabalho por nao ser europeia.

  78. ola sou brasileira e me encontro com uma conticao finamceira muito ruin gostava de vpltar para o brasil ,mas nao tem condicoes para comprar a minha passagen e da minha filha que tem 10 anos ,como posso e aonde posso conseguir ajuda para ir pra casa

  79. Ola minha habilitacao é brasileira, mas estou morando na Suecia.
    Sei que Portugal faz a traducao( podendo assim diriger pela Comunidade Europeia).
    Posso traduzir sem estar morando em Portugal??
    Obrigada Gabriele

  80. Ola minha habilitacao é brasileira, mas estou morando na Suecia.
    Sei que Portugal faz a traducao( podendo assim diriger pela Comunidade Europeia).
    Posso traduzir sem estar morando em Portugal??
    Tenho identidade sueca, minha filha nasceu aqui e meu sambo ( acho q vale como uniao estavel) é sueco.

    Obrigada Gabriele

  81. Ola quria q me tirasse uma duvida sou brasileira vim de portugal a quase dois meses, quando cheguei aiqui no brasil descobri q estava gravida e o pai do meu filho e portugues, e agora tenho q retorna ao pais, ?no meu caso o q devo fazer pra voltar sendo q nao sou legalizada la?fico a espera de sua resposta.

    • Camylla,sou português e vi agora a notificação de tua questão no meu gmail.Não podes voltar a Portugal como turista?por 3 meses?
      Acho q devias conversar com ele pessoalmente ou se tens algum contacto dele,comunica-lhe o facto o mais rapido possível.
      Fica bem e mta sorte e felicidades.

  82. boa tarde! gostaria de tirar uma dúvida estou em portugal a 7 anos tenho residencia meu marido é portugues ,a 1 ano fiquei desempregada ,nao tenho condiçoes de renovar meu passaporte q esta vencido ,e gostaria de saber se o consulado ajuda nessa questão ,fui na embaixada e eles me perguntaram pq nao volto ao brasil ,mas nem para a passagem tenho obrigado.

  83. Bom dia ?Eu queria tirar uma duvida eu sou brasileira e sou casada com Portugues há 4 anos e tenho duas filhas uma com 4 anos e a outra com dois anos são portuguesas também.Agente vamos para o brasil no enicio do més que vem só com as passagem só de ida. .E gostaria de saber se o meu marido e minhas e preciso de alguma coisa para entrar no Brasil?Eu ja tenho o Registro de casamento e de nascimento das minhas filhas tirado no consulado…Para apresentar la no Cartorio.Por favor e urgente?Obrigada

  84. Bom dia..
    Alguém sabe se eu posso renovar a minha CNH brasileira aqui em Portugal??
    Porque gostaria de transferi-la para Portugal mas como está vencida não tem como… Obrigado

  85. bom dia…
    sou portugues e estou no brasil e pretendo casar com minha companheira aki no brasil, depois de tantos pedidos na conservatoria (que nem uma declaraçao do consulado portugues daki eles aceitaram) meu visto de turista terminou e nao podemos marcar o casamento (portanto estou ilegal a 4 meses) agora me pedem uma procuraçao de casamento.
    minha pergunta e esta, posso pedir ao consulado do brasil em lisboa a procuraçao por email ou terei de voltar a lisboa para resolver isso? ou ate se algum familiar pode tratar disso para mim.

    agradecido pela atençao

    cumprimentos

  86. sou brasileira e estou de mudança para o Brasil.Sou casada com Portugues.tenho certidao de casamento registrada tbem no Brasil.A pergunta é. O meu marido pode comprar bilhete so de ida e que documentos ele apresenta no aeroporto?
    Alguem pode responder.Obrigada

  87. sou brasileiro, estou em portugal, quero voltar ao brasil mas estou com o passaporte vencido, vou renovar meu passaporte quando eu voltar, como faço para poder voltar com o passaporte vencido? Existe algum documento autorizando a viagem?

  88. Sou brasileira, preciso da equivalencia do meu historico escolar brasileiro, ja esta aki comigo em Portugal. Será q consigo autentica-lo no consulado brasileiro? Desde ja agradeço.

  89. BOM DIA . GOSTARIA QUE ALGUÉM ME INFORMASSE QUE DOCUMENTOS PRECISA UM CIDADÃO PORTUGUES APRESENTAR NO CONSULADO BRASILEIRO PARA RESIDIR DE VEZ NO BRASIL ?
    CPTS EMANUEL BOIADAS

  90. Bom dia! vivi 1 ano em Portugal,não fui legalizado…Voltei para o brasil há 2 anos..Posso voltar a Portugal como turista,com o mesmo passaporte o qual consta que estive lá a viver por 1 ano?

  91. Bom dia.Por favor preciso de ajuda…Retornei com minha família para o Brasil e por ingnorância talvez não fiz o registro de nascimento dela no Consulado Brasileiro em Lisboa.Já pedi a alguns conhecidos que moram em Lisboa, mas nunca podem, pois eu enviaria uma procuração para ser feito o registro.Alguém sabe informar um escritório que trate de documenos no Consulado?Muitas vezes na porta do consulado distribuem folhetos com escritórios que prestam serviços.Agradeço imenso uma resposta.Obrigada.

  92. Bom dia a todos,

    Meus filhos, de 11 e 13 anos, apenas chegaram do Brasil, para residir comigo, e trouxeram seus historicos escolares, mas nao estao autenticados pelo consulado portugues no Brasil, so’ por tabeliao publico (cartorio). As escolas nao estao aceitando, e consultei o site do consulado do Brasil em Lisboa, e la’ diz que tem que ser realmente no Brasil, pelo consulado portugues. Esse processo, alem de caro -300 reais- e’ demorado: um minimo de 2 meses, e as aulas comecam em duas semanas. Alguem sabe me dizer o que posso fazer para resolver essa situacao? Nao quero que meus filhos fiquem sem estudar.
    Obrigado.

    • Charlie, bom dia.Quando precisei do meu historico em Lisboa, isso foi em 2009, por sorte autentiquei no C.do Brasil em Lisboa e levei a uma escola em Cascais para ser transcrito as notas para eu ter a declarçao de que tinha feito o secundario.Entretanto agora realmente todo documento que sai do Brasil deve passar´pelo consuldo Portugues no Brasil p ser aceito ai.Tenta explicar a situaçao a escola para q seus filhos nao percam o ano escolar.Entretanto ja vi situaçoes que o adolescente perdeu quase 6 meses sem estudar em funçao disso.Boa sorte.

      • Bom dia Iracema, obrigado pela rresposta.

        Descobri um segredo que vale ouro: O consulado realmente nao faz, mas a embaixada em Lisboa sim. Eles teem o departamento educacional, que faz esse servico sem custo algum: eles transcrevem as notas, fazem a equivalencia e autenticam qualquer historico que tenha sido autenticado em cartorio no Brasil. O prazo de espera e’ de 3 dias. levei na escola e aceitaram sem problema. Para os que estiverem aplicando para a cidadania e precisar fazer a equivalencia educacional, fica a dica. Abraco para todos.

  93. E como eu gosto de fazer o servico completo, aqui esta’ o numero do Departamento de Educacao da Embaixada: Telefone 217.248.554 . Nem sempre atendem o telefone, pois estao sempre ocupados, mas sempre e’ bom tentar. Sao muito cordiais e gentis, e fazem o possivel para ajudar.

Deixar uma resposta

