Painho e Mainha

Entre grande parte dos brasileiros nordestinos da geração de, talvez, 70 para cá, a forma carinhosa de chamar os pais de “painho” e “mainha” tornou-se mais corriqueira. Quando eu era pequena, aliás, menor de idade, porque pequena eu vou ser sempre, pensava que só falava dessa forma com os meus pais porque era criança e que, mais tarde, falaria “papai e mamãe”, ou “pai e mãe”, como meus pais costumavam chamar os meus avós. Um belo dia, tinha por volta dos meus 10 anos, vi uma mulher fazendo compras com a mãe, uma senhora já idosa, a soltar um “Ôh, mainha…!” Pronto, a partir daí, perdi todas as esperanças de que um dia iria modificar essa forma de me referir aos meus pais. Não que isso tenha sido uma tragédia em minha vida, longe disso e muito pelo contrário, pois acho essas palavras extremamente carinhosas e não tenho nenhum problemas em pronunciá-las. Só pensava que essa alteração lexical, que na minha cabeça aconteceria de uma hora para outra, permitia-me chegar a conclusão de que “já era grande!”. Independente de todas as fantasias que povoavam a minha mente sobre a fronteira que marcava a fase adulta, meus pais vão ser sempre a bússula que me orienta por mares serenos ou revoltosos, o norte da minha conduta diante de difíceis decisões da vida e o bálsamo que acalma o meu coração e mente, quando me fazem lembrar (com o diminutivo -inho(a), por exemplo) dos momentos de aconchego e tranquilidade que me deram na infância. “Painho” e “mainha”, como sempre os chamarei, são palavras que soam como o ruído do movimento de uma gangorra, roda de bicicleta, balanço de parque de diversões, risada de férias na praia; têm cor de algodão-doce, balões de aniversário; cheiro de lençol e toalha limpa, de comida caseira; sabor de vicky, de xarope, de batata frita, de chiclete, chocolate, pirulito; textura de briga de travesseiros e de um abraço apertado e cheio de saudade dessas duas pessoas maravilhosas que tanto amo.

3 thoughts on “Painho e Mainha

Deixe uma Resposta

