O sabor da saudade

  

 

A maior barreira para a adaptação em um novo lugar, no meu caso, é sem dúvida a gastronômica. Tenho muita dificuldade para deliciar-me com novos sabores, principalmente quando se tratam de derivados da carne. A carne de boi, igual a que se come no Brasil, não é a mais consumida em Portugal. Bife de peru, vitela, borrego, cavalo, porco, coelho, pernas de frango e coisas do gênero são as iguarias que mais facilmente se encontram nas prateleiras dos supermercados, além dos famosos “enchidos” (variedades de lingüíças). Sinceramente, a primeira vez que vi um coelho (um, não, vários de uma só vez) exposto em um frigorífico (os coitadinhos mortos, sem peles e com os olhos arregalados, prontos para serem “saboreados”. Os bichinhos são tão feios e magros que custei para acreditar que eram coelhinhos), foi aqui na Europa. Fiquei chocada demais! Ainda mais depois que vi o açougueiro, com um cutelo, esquartejar o bicho para entregá-lo a uma senhora (a pobre da velhinha ficou com cara de monstro depois disso). Sei que se come coelho no Brasil, mas não se encontra essa carne na maioria dos supermercados e peru, para mim, só no Natal! Bem, por falar em comida, nesse momento, como uma boa nordestina, gostaria muuuuuuiiiito de comer salsichas da Sadia na brasa, lingüíça calabresa, frita e bem acebolada, cuscuz de milho com ovo, feijão verde com carne de charque (carne seca ou do sertão), carne de sol, filet mignon, macaxeira (aipim) com bifes que o meu pai faz e… sei lá! Isso já estava bom. Depois poderia comer um acarajé, abará, cuscuz paulista, docinho de côco… assim. Ai, ai… meu Pai, que vontade! E nem tô grávida nem nada, é pura saudade mesmo.

11 thoughts on “O sabor da saudade

  1. ai, verdade…a Sadia faz muita falta e eu ainda nao como coelho, nao tenho coragem mesmo…nao posso comer o coelhinho da Páscoa…rsssss….quando minha sogra faz, eu falto no almoço.rssss
    Beijao

  2. Se soubesse que estava com essa saudade toda tinha pedido pra mainha levar pra vc alguns desses artigos, ela, por exemplo, levou pacotes e mais pacotes de cuscus, carne de charque, arroz da terra, creme de leite e outras coisas que não me lembro agora!!! Foi uma mala com quase 30 quilos só com essas delícias, kkkkkkkkk.

  3. Sandra, este post deu água na boca! Claro, a parte da comida nordestina. Imagino o que é ficar longe dessas delícias todas. Da lista de sabores de Portugal só gostei do peru. Adoro peru, mas sim é só no Natal. Enquanto isso, contento-me com o presunto de peru, peito de peru defumado.. huumm!

  4. carne de coelho é boa que só. É o uó total. Começam a não gostar de coelho e qualquer dia dizem que comer caracol é ruim.
    hmmmmmmm, coelho e caracol, misturados, são iguarias de deuses.

  5. “Bofe” acima foi óteeeemo!! kkkk Muié vou fazer um negócio contigo, exportar carne de sol, que tal? Nem precisa de muita conserva só de Sol e Sal, ou seja, a carne não é verde, ela é apenas bronzeada e só pensa em ir a praia hehehehee bjosss

  6. Pelo menos o problema da carne de sol já tá resolvido, ou seja, faça, como fez antes, “carne ao sol”. Se tiver um pedacinho de terreno por aí, posso mandar umas sementes de batata-dôce, macaxeira, inhame, etc. Tá vendo? Há jeito prá tudo na vida, kkkk!

  7. Oi Sandra,

    Achei o seu blog por acaso, pois estou prestes a me casar com um portugues e estava com algumas duvidas, fui procurar na net e te enconrei.
    A melhor parte foi quando vi la em cima escrito mainha e painho…automaticamente percebi que era baiana como eu e fui ler os seus posts…fiquei realmente emocionada e feliz em saber que temos muita coisa em comum.
    Ainda não chegamos a Lisboa, ja temos uma filha e acho que vou mesmo precisar de algumas dicas suas…
    Falamos mais logo.
    Beijos
    Beibe

  8. Sou brasileiro.cásei com tambem brasileira.no consulado no porto Lisboa.mas a minha dúvida.que não acertei a certidão quando vim para o Brasil.É nós separamos.o casamento era válido aqui no brasil mesmo que não tenha averbado.?

Deixe uma Resposta

