Pragmatismo do português

Há fatos das línguas que só se aprende vivendo. Passa-se anos em uma Cultura Inglesa, por exemplo, mas não se aprendem detalhes que só a prática socio-cultural ensina. No caso do português, um brasileiro facilmente “derrapa” em particularidades do português europeu que não se encontram nos dicionários e nem são ensinadas nas gramáticas, muitas das vezes. A questão da formação das palavras, por exemplo, é uma das maiores “cascas de banana”. O que no Brasil se chama de ‘fumantes’, ‘batedor de carteira’, ‘encanador’, ‘contador’, ‘acúmulo de água’ etc., em Portugal é ‘fumadores’, ‘carteirista’, ‘canalizador’, ‘contabilista’, ‘acumulação de água’. É necessário prestar bastante atenção, anotar as diferenças para usá-las “corretamente” nos momentos necessários e evitar que se “percam” textos (vistos como incorretos)  por questões puramente pragmáticas. É nesse momento que o leitor e/ou  o escritor deve ter reais noções do que seja variação lingüística.

5 pensamentos sobre “Pragmatismo do português

  1. Então, para nós que trabalhamos com a língua esse é o maior desafio que podemos encontrar. Esses dias navegando encontrei uma nota sobre Saramago e seu repudio a uma editora importante do Brasil que queria fazer uma “traduçao ” de suas obras. Estamos todos loucos. Eu pessoalmente jamais leria uma obra de qualquer autor português “traduzida”, apesar das dificuldades iniciais com respeito ao vocabulário.
    Viva a unidade da nossa língua, apesar das diferenças !!!
    Abraço

  2. …e dependendo da regiao do Brasil isso varia bastante também…na Bahia é comum usar ” contabilista”…e muita coisa portuguesa também é dita de igual forma na Espanha como “fumadores”…vc tem razao…certas expressoes só vivendo “in locus” pra saber, nao estao nas gramáticas nem dicionários.

    bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s