Do meu ângulo

torcida20sporting

Semana passada, fui assistir a um jogo de futebol em um estádio, o segundo da minha vida e ambos em Lisboa. Da primeira vez, a equipe para quem torcia perdeu de 1×0 e desta vez ficou empate 0x0. Conclusão: para o bem do clube, não vou mais a nenhum jogo dele. Assistir a um jogo ao vivo realmente é muito diferente. Senti falta da voz do narrador, de ver os lances de variados ângulos, da imagem trabalhada pelo operador da câmera e da velocidade com que os jogadores correm de lado a lado quando os vemos pela televisão. Parece que o campo é menor e há mais jogadores do que o habitual, as jogadas são mais lentas e muito do que se passa ao nosso redor é tão interessante quanto o protagonista da cena: o futebol. Para não dizer que essa é uma visão feminina dos fatos, havia muitas mulheres na claque, “mandando ver com o juíz” e entendendo muito bem o que se passava no gramado, ou relvado, como queiram. A questão da incompatibilidade de gênios entre as mulheres e o futebol é muito ultrapassada e machista e não vale a pena ser levantada. Enfim, apesar do desprazer de não ter tido a oportunidade de gritar um “gooooooollllll(ooooo)!!!!” para a minha equipe, gostei da experiência e acho que todos os elementos que compõem uma partida de futebol fazem dela um grande espetáculo.

O campo lexical do futebol, em português, também é um espetáculo à parte (port. brasileiro / port. europeu): gol / golo; gramado / relvado; goleiro / guarda-redes; escanteio / pontapé de canto; tiro de meta / pontapé de baliza; camisa / camisola; uniforme /  equipamento; empedimento / fora de jogo; arquibancada / bancada; técnico da seleção nacional / seleccionador; trave / trave + balizas; equipe / equipa; pênalti / falta máxima… e muito mais que não lembro agora.

2 pensamentos sobre “Do meu ângulo

  1. Com essas reverberrações sobre o futebol, você precisa associar as metáforas conceptuais de Lakoff e Johnson.
    Talvez explique a questão dos ângulos.

  2. hehehehe…ao contrário de vc, eu fui muitas vezes num campo de futebol lá no Brasil, em Sao Paulo. Meu pai, fanático torcedor da lusa, e eu junto.
    Realmente, é bem diferente o vocabulário “futebolístico” entre Br e PT.

    beijos

Deixe uma Resposta

