Autorização de residência

Semana passada fui buscar o meu cartãozinho de Autorização de Residência, no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) de Setúbal, Portugal. Bem, agora, posso deixar o meu passaporte em casa e ficar tranquila com a minha legalidade. Consegui esse documento por meio do casamento e vou ficar legal em Portugal durante cinco anos, que serão renováveis caso a situação matrimonial continue a existir (o que eu espero que ocorra). Para ter acesso a esse documento, é preciso:

a) Fotocópia e original do passaporte ou de outro documento de  identificação;
b) Comprovativo dos meios de subsistência (declaração de IRS atualizada e fotocópia – no meu caso, foram documentos de meu marido, português e com situação financeiramente estável no país);
c) Comprovativo das condições de alojamento (escritura da casa ou contrato de arrendamento – também de meu marido);
d) Certificado de Inscrição Consular (carteirinha feita no consulado do Brasil em Portugal);
e) 2 Fotos tipo passe a cores
f) Documento comprovativo da situação invocada (no meu caso, a certidão de casamento)
g) Certificado de Registo Criminal (Se maior de 16 anos) (pode ser retirado no balcão da polícia, na Loja do Cidadão dos Restauradores).
h) Preencher um formulário de modelo próprio.

Para maiores informações, clique aqui.

Sobre renovação da autorização de residência, clique aqui.

394 pensamentos sobre “Autorização de residência

    • Autorizacao de residencia nao quer de maneira nenhuma dizer que ta portuguesa…se separar vai ter que voltar pro brasil..so ao fim de 10 anos podera tirar passaporte portugues…ate pode residir…

      • 1. Se se separar não tem de voltar para o brasil
        2. Para obter nacionalidade portuguesa tem de viver 6 anos com residência legal ou 3 anos de casamento com um português/portuguesa

  1. Sorte a do seu marido, por poder possuir uma flor desse calibre. Como se chama mesmo seu bofe? Nunca nos disse. Nos fale dele, como ele é, o que gosta de fazer, etc, para que nós, as solteironas deste Mundo, possamos sonhar um pouco.
    Obrigado, san.

  2. Olá Luana, eu chamo-me Paulo Almeida, mas uso o nome Paulo Volkova aqui no fórum SobreTudo. Tenho contribuído há alguns meses com a minha situação na rubrica “Casamento em Portugal”, já que eu sou português e a minha esposa é brasileira, no qual tenho ajudado pessoas com algumas dúvidas e que estão em situação idêntica à minha.
    Descobri há pouco esta rubrica e como tal vou responder-lhe à sua pergunta.

    O comprovativo dos meios de subsistência terá de ser do seu marido, caso ele tenha rendimentos e que sejam suficientes para os manter aos dois.

    Se ele estiver desempregado ou os rendimentos forem insuficientes, vocês terão que recorrer à declaração de rendimentos dos seus sogros, e apresentá-la no SEF, e eles tb assinarão o termo de responsabilidade em como a sustentarão.

    Isto será válido se vc veio agora para Portugal e como tal, certamente, não tem trabalho. Agora se tiver cá já há algum tempo e tem trabalho, o ideal é entrar com ambos os comprovativos de rendimentos do casal que assim facilitará a vossa situação para o pedido da AR.

    Beijos e felicidades,

    Paulo Volkova

    • Boa noite Paulo . E vou me casar pra semana gostaria de sabe como eu faço para dar entrada na minha residencia .. Eu vivo aqui em Portugal mais nao tenho comprovante de renda de casa . sera eu posso pega a resindecia como eu vivo na casa da minha sogra . E so isto que me falta ..Obrigado

    • Ola Paulo

      eu sou portugues e minha namorada e brasileira sera que a gente consegue casar atraves de uma procuracao, ou so indo eu ao brasil e me diz por favor quai os documentos necessarios para casar la no brasil.

      obrigado

      Antonio Pereira

      • Olá não sei se ainda ajuda, mas eu sou brasileira e meu atual marido é português e nós nos casamos por procuração no brasil, a documentação varia de cartório para cartório, e nem todos os cartórios fazem isso, no meu caso meu pai e minha irmã foram os nossos procuradores (eu estava em portugal) e o cartório tem que ser da residência dos procurados, para mim foi preciso um certificado de capacidade matrimonial do noivo onde diz que ele é maior e capaz, duas procurações uma minha e outra do meu marido, a certidão de nascimento e uma copia do bilhete de identidade do noivo, da noiva são os documentos, passaporte cpf e identidade brasileira, e certidão de nascimento ( se ela não estiver no brasil o procurador tem que pegar a certidão, no meu caso como casei no cartório que fui registrada não precisei da certidão) depois de ter todos esses documentos vcs tem que ir ao consulado do brasileiro em portugal e autenticar todos os documentos e depois enviam ao brasil e os procuradores tratam do resto, no brasil tem o tempo dos proclames que são cerca de 60 dias depois quando o casamento sair a certidão de casamento tem que ser passada pelo consulado português que fica no brasil para autenticar eu paguei na altura 90 reais a um ano atrás e uma certidão de nascimento da noiva que também tem que ser autenticada pq se não vcs não conseguem registrar o casamento em potugal, bem depois que os documentos chegarem em pt é só ir no cartório na zona do noivo e registrar eu paguei 120 euros, e depois dar entrada no sef. Espero ter ajudado. Boa sorte e tenha muita paciência, mas como disse esses documentos foi o cartório que eu casei que pediu os documentos variam de cartório para cartório eu gastei cerca de 350 euros para reunir todos os documentos e autenticar no consulado brasileiro, gastei cerca de 600 reais para casar no brasil (mais ou menos 220 euros), portes de envio dos documentos e autenticação no consulado português lá, e depois mais 120 euros para registrar o casamento aqui. um total de mais ou menos 700 euros, e foi preciso no dia do casamento os meu procuradores levarem 2 testemunhas que no caso foi minha avó e uma tia minha! Espero ter ajudado e felicidades!

    • Ola paulo Volka, Eu sou portuguesa e o meu namorado é Angolano. Queremos viver no mesmo pais mas para isso temos de casar.
      Temos o espaço de 3 meses para casar e pedir a residencia dele.
      Como estamos em inicio de vida a dois não sei bem o que apresentar a nivek de irs ou meios d subsistencia, porque os faço com os meus pais ainda. Vou tentar arranjar um emprego antes do meu namorado vir mas isso chegará? E temos outro problema, vamos viver numa casa onde pagamos um aluguer mas nao ha contrato de aluguer. Como faremos para dar comprovativo de residencia?

      Se nos esclarecer agradecia imenso pois estamos meio aflitos.

      Beijos

      Carla Cunha

    • Ola paulo! sera que vc pode me esclarecer uma coisa? Eu sou casada há 6 anos e pedi minha segunda residencia há 4 meses e ainda não tive uma resposta. o meio de subsitência que apresentei foi só os nossos irs porque nos dois estavamos desempregado.é possivel que seja negado meu pedido de residência?

    • Olá Paulo, parabéns pela exposição! será que me podia esclarecer uma dúvida que me preocupa muito? Minha situação é semelhante à sua.Eu sou portuguesa e meu marido brasileiro e temos um relacionamento com mais de 3 anos. Fomos autorizados a casar com parecer favorável do sef num prazo de 20 dias. E nesse mesmo prazo pedir o cartão de residencia.Pagamos uma multa por ter estado ilegal.
      O meu medo agora ao pedir o cartao é em relação aos meios de subsistencia pois eu estou a terminar o curso na universidade e só ele trabalha e recebe apenas um salario mínimo (mas sempre conseguimos gerir o pouco que temos sem contrair dívidas) não tenho os sogros aqui para se responsabilizarem pela subsistencia. Será que vou ter problemas com isso? O que pode acontecer??
      Se souber algo fico muito grata,
      Lara

    • Olá Paulo! Parabéns pelo fórum! Minha situação é muito parecida com a sua, mas ao contrário. Minha esposa é portuguesa, moramos em Reading-RU e estamos indo para Portugal. Não temos parentes em Portugal, histórico nem morada. Vamos fazer isso quando chegarmos. Temos dinheiro para segurar a vida por um tempo. Assim que chegarmos, vamos arrendar um apartamento etc. Não temos trabalho ainda, isso pode prejudicar de alguma forma? Eu preciso desse visto o quanto antes para poder trabalhar! O dinheiro vai acabar se só gastar, gastar e nada entrar. Você tem idéia do que devo fazer e aonde recorrer para tirar esse visto de residência?
      Grato

    • Oi Paulo, já se tornou passaram bastante tempo, eu atualmente vivo em Paris e me casarei com meu noivo que é português, eu precisei de um advogado que no qual é brasileiro, e só me enrrolou, me falando que eu necessitaria de antecedentes penais. Mas bem tenho os documentos em mãos, e gostaria de saber que antecedentes penais necesito para fazer o cartão de residência!? Obrigada

    • ola bom dia , imagine se que eu desde 2012 a minha residência ficou caducada , ai eu não consegui trabalho fiquei por casa tinha uma criança pequena , meu marido recebe o rsi eu passo a ferro em lavo umas escadas pra complementar o orçamento não temos mais família nem nada , e so nos os 2 a tentar todos meses a pagar as contas , eles pedem a comprovativo de alojamento eu tenho a casa esta em meu nome , agua e luz , temos uma união de facto feita num cartório de a 9 anos , mas os rendimentos e que não temos , eu marquei no sef este ano em maio pra outubro , nunca consigo marcação , quando consigo e pra daqui a 6 meses , como sera que seria o meu caso e as multas serão muito avultadas , e uma luta , eu nunca consigo trabalho , adorava poder fazer um curso , e já tive 2 casos que não me pagaram, no fim do mês , e uma vida muito dura mesmo , alguém ai poderia me ajudar

  3. Boa Noite Paulo.
    Muito obrigada pela sua resposta e ajuda.
    Se você puder me ajudar, gostaria de saber só mais algumas coisinhas.

    Logo depois de casar, já podemos dar entrada nessa autorização de residência? E enquanto isso não sai, fico legal no país até sair?

    Sabe também se posso viajar para outros lugares da Europa enquanto essa autorização estiver em andamento? Temos um evento na Italia em março, e eu acredito que até lá ainda não tenha isso em mãos (já que fui informada que essa autorização demora mais de 7 meses para ser entregue).

    Muito obrigada novamente.

  4. Ola Luana.

    Quanto ás suas dúvidas o que tenho para dizer é o seguinte:

    Após casarem cá pelo registro civil ou religioso, podem e devem dar entrada do processo para a autorização de residência permanente, e enquanto isso pode permanecer cá porque está vinculado ao seu futuro marido e ele a sustentará e se responsabilizará por tudo o que você fizer.

    Agora quando à dúvida se pode viajar de Portugal para um país da União Europeia, neste caso, Itália: Eu penso que sim porque nos países da UE não há fronteiras e há livre circulação de pessoas e bens, mas claro que tem de levar o seu passaporte, comprovativo de passagem e algum documento que o SEF tenha fornecido na altura do pedido de autorização de resdiência, para o caso das autoridades estrangeiras pedirem.

    Mas o melhor mesmo é tentar se informar direitinho no SEF, para lhe tirarem todas as suas dúvidas para que possa viajar descansada.

    Eu não sei como se processa essa parte do pedido de residência porque ainda não tratei do pedido para a minha esposa, porque embora estejamos casados há meio ano, por enquanto estámos vivendo separados, cada um no seu país, e só em Janeiro do próximo ano é que nos vamos juntar definitavamente, e aí sim, irei dar início ao processo.

    • Ola Paulo.. o meu marido esta desempregado e no Sef disseram-nos que levemos o certidão de desemprego e o seu extracto bancario (meu marido não tem muito dinheiro lá) moramos com a minha irmã.. como é que posso fazer?? sera que eles aceitam o meu pedido de AR??
      Obrigadinha pela atenção

    • Olá Paulo
      bem vi que você entende um pouco das leis de portugal, o meu caso é o seguinte, sou brasileira e namoro um português ah um ano quero ir morar com ele e ter residência fixa em portugal e me casar lá como faço? E o visto pra mim entrar em portugal tem que ser como turista? se puder me ajudar desde ja agradeço.

    • Ola Paulo

      a procura de respostas para as minhas duvidas encontrei esta página e gostava de ter a sua ajuda.
      Sou Moçambicana e estou cá em Portugal a estudar, tenho a autorização de residência mas não permite exercer qualquer actividade profissional. (trabalho a recibos verdes)

      Namoro um Português e decidimos que vamos casar este ano, para o casamento não há duvida nenhuma a conservatória só pediu o cartão de cidadão dele e a minha certidão de nascimento e a certidão de capacidade matrimonial (penso que é assim que se chama)

      as minhas duvidas começam aqui, depois do casamento que passos devo seguir?
      já tentei obter várias informações no SEF mas cada técnico que me atende diz-me uma coisa diferente.

      1. Após o casamento que documentos peço ao SEF? nova autorização de residência permanente? e o cartão de união europeia ( este cartão foi a ultima pessoa no SEF que me atendeu que disse que tinha que pedir) e com esta nova autorização já posso trabalhar? sendo casada?

      2. A nacionalidade só posso pedir depois de 3 anos de casada certo?

      3. Tenho um filho que não é do meu noivo, neste momento esta no meu país com os meus pais, (trabalho a recibos verdes e não é suficiente para provar ao SEF que tenho meios de subsistência e não o podia trazer, tinha que ter um contrato de trabalho para eles darem-me a autorização de trabalho) e queremos que ele venha logo para cá assim que nos casarmos. O que é preciso ou como devo ou se já poderei pedir o reagrupamento familiar?

  5. eu li esse site e axei muito interessante quem o criou, parabéns pela conquista,eu só gostaria de saber como é feito esse formulário de modelo próprio que devemos ter e se sabe o que é formulério de pedido de AR. Desde já agradeço e obrigada.

  6. Casei-me com um português antes de completar três meses em Portugal. Resolvi pedir meu cartão de residência após seis meses de estar aqui e o SEF quer cobrar uma multa de 200 euros. Será que vocês sabem qual é a lei que pode proteger-me nesse caso ou o que devo fazer? Obrigada!

    • Acho que logo apos o casamento voce deveria ter entregue no SEF os documentos ainda dentro dos 3 meses mas voce fe-lo em 6 meses se calhar e melhor pagar porque o visto-visa ja nao lhe dava direito a ficar…

  7. ola Mara, vc tinha um prazo de até 4 meses após o casamento para ir ao SEF e não pagar nada, como demorou 6 meses pra ir tem que pagar. Casei em janeiro de 2010 e estive lá no SEF esta semana, não paguei nada.
    Gostaria de saber se só com o comprovativo do pedido de autorização de residencia ja posso trabalhr. Se alguém me responder agradeço, beijos

      • Olá Peter. Chamo-me Miguel, sou Português e minha esposa que é Brasileira. Ela viu hoje sendo recusado um emprego na entrevista de emprego, porque apenas tinha o comprovativo do SEF. No SEF lhe disseram a mesma coisa que já podia trabalhar com o comprovativo de pedido do Cartão de residência.
        Onde eu posso ver isso escrito,ou em que norma, ou decreto? Para se isso novamente acontecer, minha esposa, possa efectuar uma queixa contra a empresa, por descriminação.

    • Ola, vi sua resposta aqui e queria saber quanto tempo depois do pedido demorou chegar seu cartao? eu tenho residencia e pedi residencia para o meu marido. obrigada.

  8. Alguém pode me ajudar porfavor.
    Meu esposo é portugues e casamos no brasil, eu quero saber se estando casada com um sidadão portugues no brasil posso entrar em portugal e ficar tranquila.

    • Tirza,
      nenhum país pode separar marido e mulher.
      Se vc está casada com um cidadão português tem DIREITO a estar em território português enquanto seu marido aqui estiver, mas vc tem a OBRIGAÇÃO de regularizar a sua permanência junto aos órgãos de imigração (SEF).

      Primeiro de tudo: transcreva o seu casamento aqui em Portugal. Ele tem que constar numa conservatória daqui.

      E somente é possível solicitar a autorização de residência em território português.

      Lembre-se que vc tem 90 dias de visto de turista, que não implica em pagar taxas de irregularidade de permanência.
      Passados os 90 dias, vc paga uma taxa diária.

      Espero ter ajudado.

      Bjs e boa sorte!!

  9. Sabem dizer-me se a autorização contraida pelo matrimonio, é concedida após 90 dias de entrada no pais? Neste periodo não podemos ter acesso a nada, inscrever em centro de emprego, cursos..obrigada..

    • Oi, Amanda!

      Se vc ficou irregular aqui por 4 anos, é triste te dizer, mas vai… E a multa é diária…
      Não é muito alta para brasileiros (para países como China, Cabo Verde, Vietnã é muito alta), mas 1460 dias vai sair um pouco caro… 😦

      Liga pro SEF e pergunta o valor da taxa de regularização para brasileiros. Explica que vc vai regularizar a situação e gostaria de saber qual o valor da taxa diária por estar irregular aqui. Eles não vão te pedir muitos detalhes.

      E pra ir ao SEF solicitar a autorização de Residência, tem que agendar. Eu liguei pra lá em 06/10 pra pedir agendamento pra 2a. via do meu cartão (mudei de endereço, tem que actualizar lá e o endereço consta no cartão) e só consegui data pra 16/11…
      Isso é aqui em Lisboa, não sei qual a unidade do SEF que vc vai utilizar.

      De qualquer forma, fica o conselho: quanto antes correr com isso, melhor! a cobrança da taxa é feita até o dia que vc dá entrada do pedido de residência no SEF.
      O raciocínio deles é assim: não temos condições de analisar o seu processo de imediato, e isso não é sua responsabilidade, por isso, a taxa deixa de ser calculada a partir do momento que vc se apresenta lá e pede a autorização de residência.

      bjs e boa sorte!!!

      • eu fikei um ano sem renovar minha residencia eles me cobrarm 200euros de multa..nossa vc vaipagar uma multinha valente!

    • Olá amanda,
      Se voce permaneceu em portugal 4 anos sem autorizaçao e residencia e so depois se casou, permaneceu ilegal e infelizmente vai pagar multa (acontece sempre isso). Mas depois de pagar vc está com a situaçao regularizada em portugal!

  10. Olá! Gostareia de saber se alguém pode esclarecer esta minha dúvida: sou brasileira e meu namorado português. Nos conhecemos numa viagem que fiz a Portugal como turista e desde então mantivemos contato através da internet. Pretendemos agora oficializar nossa união casando em Portugal.
    Preciso de alguma autorização por parte da embaixada de Portugal aqui no Brasil para casar lá?
    E indo novamente a Portugal com o visto de turista no aeroporto, corremos algum risco do casamento ser impedido?

    Obrigada!!!

  11. Boa noite

    Tenho a seguinte duvida, se alguém poder ajudar fico muito agradecida.
    Sou casada com um português a um ano, só que casamos no Brasil e já transcrevi o casamento para cá.
    Estou em Portugal fui ao SEF para pedir o cartão de residência, mas já faz um mês e ate agora ninguém me disse nada, quanto tempo demora para ficar pronto? eles me avisam quando ta pronto, ou tenho que ligar para eles?

    Desde já agradeço
    Adriana

    • Adriana, estive no SEF hoje para buscar a minha 2a. via do meu cartão de residente.
      Fiz o pedido em 16/11 e na altura me disseram para agendar para um mês depois.
      Saí de lá com as mãos abanando e com a expectativa de ter o cartão somente em fevereiro.
      Segundo eles, houve cortes de pessoal e agora tem apenas uma pessoa fazendo os cartões, e antes eram 3.

      Quando eu solicitei o cartão pela primeira vez, tive que entregar todos os documentos, e me deram o prazo de 90 dias para receber a carta dizendo que meu pedido foi aceite. Depois eu tive que agendar a ida lá para pegar a carta. Isso tudo demorou uns 2 meses.

      Não sei quando vc solicitou, mas se for a primeira vez, vc receberá uma carta deles informando que foi aprovado o seu processo.
      Bjs

    • adriana, tbm estou na msm situaçao k vc, casei me no brasil tbm meu marido é portugues fiz a residencia atraves do casamento…e renovei minha residencia dia 18de abril estamos no dia 06agosto de e ate agora nada, ou seja vai fazer 4meses k eles nao me dizem nada…beijinhos

    • Então nem vale a pena marcar pra ir lá buscar, eles enviam uma carta informando que o seu pedido foi aceite, e aí então vc agenda pra ir lá busca.
      Torço pra que não demore! 🙂
      Bjss

  12. Olá, poderia me responder se é necessario o registro criminal do Brasil ou se só o portugues é necessario? Estou em Portugal há 5 meses e casei agora e vou dar entrada no SEF … Beijos e muitas felicidades. 🙂

  13. Pessoal uma dúvida, vou a Portugal em Fev-11, e minha amiga tem AR, e me mandou um termo de responsabilidade por e-mail para a entrada em PT, só que vou entrar na UE pela Espanha, queria saber esse documento pode ser mandado por e-mail ?, ele tem que ser autenticado de alguma forma ou só a assinatura dela basta, Obrigado.

    • Oi Eduardo, sua amiga tem de ir a um cartorio com o termo de responsabilidade para autenticarem o documento e ser reconhecida a assinatura dela, alem disso terá tbm te levar ao cartorio: meios de subsistencia, irs, comprovativo de que dispõe alojamento e a AR, tds estes documentos tem de ser autenticados no cartorio, nao pode enviar por mail, tem de ser pelo correio. Acabei de fazer a mesma coisa para um amigo meu, por isso posso te informar corretamente.

  14. Olá boa tarde, eu me casei no Brasil por procuraçao com um portugues, como sou brasileira minha familia é toda do brasil e eu estou em Portugal prefiri assim, mas agora queria saber o procedimento pro casamento ser valido aqui em Portugal….
    vi algumas repostas mas nao sei como faço a transcrição de casamento aqui e depois como dar entrada no SEF e se preciso estar registrada no consulado.
    obrigada

    • olha eu tbm estava na mesma situaçao k vc, me casei no brasil com um portugues chegando ca em portugal paguei 100euros para trascrever meu casamento para ca, nao foi preciso levar mt coisa, so levei o papel de casamento e o documento do marido! espero ter ajudado beijos.

  15. Olá

    Alguém sabe quanto tempo demora o pedido de autorização de residência, é porque já fazem 4 meses que pedi a minha e quando fui ao SEF eles renovaram para mais 60 dias e só pra variar eles não dão informação de quanto tempo vai durar o processo.
    Já estou ficando preocupada com isso, se alguém saber de alguma informação de quanto tempo dura fico muito agradecida.

    • Ola Adriana.
      Poderia me dizer como ficou resolvido sua questão da sua solicitação de residência? Quanto tempo demorou, como você fez pra resolver ?
      Desde já agradeço.
      Ruth

  16. eu tbm estou na mesma situaçao, aff me legalizei atraves do meu casamento e renovei minha residencia 18de abril, estamos no dia 06de agosto ate agora minha residencia nao chegou…e sem contar k tenho minha passagem comprada dia 16de agosto para o brasil, contando k a residencia ia estar pronta nessa tada! mas liguei ao ceff dizeram k minha residencia nao estava pronta…quando renovei paguei 200euros de multa…e ate agora nao fizeram nada, alguem sabe me dizer se a residencia demora tanto tempo assim para vir? vai fazer 4meses k ja renovei! 😦
    beijinhos a todos..kem souber me responder desde ja agradeço.

    • Jiliana, acho que cheguei tarde mas mesmo assim vou responder pra ajudar a outras pessoas ……meu marido deu entrada na residencia dele e ficou com um protocolo, ele pode entrar e sair do pais com o protocolo, a gente foi perguntar no SEF e eles falaram que podia sair e voltar a entrar com esse protocolo, nós moramos em Porto, e realmente ele nao teve problema pra entrar de novo. No aeroporto pediram o passaporte, ele explicou que estava no processo da residencia e mostrou o protocolo e realmente nao teve nenhum problema deicharam ele passar. E se vc é casada com um europeu eles tem que facilitar a tua entrada no aeroporto. Isso esta na lei europeia e só dar uma olhada. beijos

      • Nossa Nádia como vc me ajudou. Estou à espera do cartão de residencia e tinha dúvidas se podia sair do país. Pq meu visto já passou do prazo. Tenho voo p o Brasil agora em maio. E vc me ajudou bastante. Obrigada! Então posso sair do país com o protocolo tranquilamente.

      • olá Nadia eu tenho a minha autorização de residencia caducada , mas só tenho marcação para sef no dia 6 de setembro mas casei recentemente vivo em portugal a 9 anos e sempre estive legal , mas ainda tenho AR e pretendo viajar para cabo verde que é meu pais de origem onde encontra o meu marido, pergunto se posso entrar em portugal com residencia caducada menos que 6 meses e só com marcação na sef? agradeço desde ja a ajuda de todos..

  17. Boa tarde me casei com um portugues vou da entrada na minha residencia aqui em portugal e gostaria de sebe si posso pega a residencia com enderenço da minha sogra como eu vivo na casa dela nao tenho comprovante de renda.. obrigado

  18. Boa tarde me casei com um portugues vou da entrada no Sef na minha residencia aqui em portugal e gostaria de sabe si posso pega a residencia com enderenço da minha sogra como eu vivo na casa dela nao tenho comprovante de renda.. obrigado

  19. Da entrada no Sef na minha residencia aqui em portugal e gostaria de sabe si posso pega a residencia com enderenço da minha sogra como eu vivo na casa dela nao tenho comprovante de renda.. obrigado

    • Olá Marcia, sim você pode da a morada dela ate porque é lá que você estar a morar, em relação ao comprovante de renda a sua sogra pode assinar o termo de responsabilidade.

      Boa sorte
      Adriana

    • Oi Adriana vc deu entrada porque código da lei? Meu marido deu entrada em junho do ano passado e até agora nada, o SEF veio ver onde a gente mora, ja me chamaram no SEF pra eu falar se eu morava com meu marido realmente e até agora nada,, Já faz um ano e 4 meses,, isso é ridículo. Quando meu marido deu entrada eles falaram que demorava 3 meses pra sair a autorizaçao, uma mentira enorme, e a gente acreditou!! Eu fui perguntar quanto eu teria que pagar pra dar entrada na minha autorizaçap de residencia , e como eu sou argentna me falaram que eu tinha que pagar 650 euros,, um absurdo,, Ou seja alem de ter que pagar 650 euros vou ter que esperar anos pra sair,,, eu nem dei entrada, estou ilegal… Portugal nesse sentido deixa muito a desejar!!! Me conta porque codigo vc deu entrada meu marido deu entrada pelo 122

    • Olá Adriana
      bem vi que você entende um pouco das leis de portugal, o meu caso é o seguinte, sou brasileira e namoro um português ah um ano quero ir morar com ele em portugal e me casar la como faço? E o visto pra mim entrar la tem que ser como turista? se puder me ajudar desde ja agradeço.

  20. Oi gente ao ler todos esses casos gostaria de contar o meu também.rsrsrrs
    Sou Brasileiro de Campinas e me casei com uma Portuguesa em Novembro de 2009,dei entrada no cartão de residência e por minha esposa ganhar pouco recebi uma carta do Sef dizendo que se eu não arrumasse trabalho em 10 dias meu pedido poderia ser indeferido(conversa gente não poderia fazer nada pois orgão nenhum pode separr o casal, era só pressão),pois bem, durante o periodo do pedido não poderia trabalhar e depois me deram 10 dias,impossível ainda mais na crise.rsrsrs isso demorou 4 meses e nada
    Aí gente me desesperei e achei melhor voltar para o Brasil ,pois sei que lá tinha trabalho né o duro foi ficar longe da esposa e aproveitei para transcrever em 1º cartório de minha cidade, passado 17 meses regrecei á Portugal em 2011 e dei entrada novamente em 27 de junho, hoje 27 de setembro fui buscar minha carteirinha isso porque meu processo estava autorizado desde 7 de julho,mais não me avisaram, uuuffffa!!!!!!
    Olha não se preocupem com o tempo pois tive de esperar quase 2 anos,esse lance de tempo de espera é relativo depende o bom humor e boa vontade do SEF,mas como um bom brasileiro e se for vosso sonho como era o meu” nunca desistam”
    Espero ter ajudado Edy

    • Também sou casada com um português e toda a minha documentação foi, em comparação com a experiência de vocês, rapidìssima. Cada caso é um caso. Sobre o casamento, a coisa mais complicada para mim foi a certidão de estado civil, pois tive de mobilizar um pessoal lá no Brasil para me enviar esse documento. Nada mais foi posto em causa.

  21. Ola, eu tenho o cartão de residência, e pretendo fazer uma viagem para o Brasil, em férias, só que depois de ter marcado a viagem me apercebi que tenho o passaporte vencido, já que eu não tenho precisado dele, acabei por me esquecer dele. O que eu faço? visto que se eu for ao consulado resolver essa situação, a data disponível atender é só em Janeiro de 2012, e a minha viagem em Dezembro de 2011. Posso fazer a minha viagem com o cartão de residência válido e o passaporte inválido?
    Agradeceria que me explicassem essa dúvida

    • Patrícia, eu não tenho certeza, mas acho que não pode viajar com o passaporte fora da validade. Para sair de Portugal, para ir para fora da Europa, é preciso ter o passaporte e a autorização. Procure saber disso o mais rapidamente possível. Boa sorte.

  22. Olá Nadia

    Então foi esse art. 15º da Lei 37/06, de 9/8, já faz um ano que demos entrada e até agora nada, não dizem nada nem aparece aqui por casa.Também nos falaram que eram 3 meses e o valor é de 7€, já estou farta de ir ao SEF só para carimbar meu recibo que por sinal já nem tem mais onde ser carimbado.
    Quando eu mando email fazendo o pedido de informação sobre o processo a resposta é sempre a mesma que o casamento está sendo investigado.é complicado e desanimador essa espera sem previsão de resposta, mas porque eles estão te cobrando tanto, é um valor muito alto.

      • Nossa mesmo rapido . Eu liguei e marquei para dia 10 quando la cheguei fui longo atendida .. vim embora co meu cartao de residencia na mao .. Nossa to feliz mesmo vou passa natal no Brasil .. boa sorte Andreia

    • incrivel!!! tão rapido!! eu pensei que o cartao de residencia demora meses, sera que no Sef esta mais acelerado com seus processos???
      So espero que seja igual comigo…
      beijnhos

    • Oi Márcia tudo bem?? Então quais os documentos que vc leva ao CEF?? Poderia me dar a lista por favor, e me explicar quanto eles pedem de renda?? Obrigado

  23. Ola a todos!
    Estou mesmo muito nervousa e preocupada com todo o que li aqui..
    Sou peruana, casada com portugues, casados em Abril 2011.. tive a minha primera marcação com o Sef no Agosto e faltou me um papel e eles agendarom-me para Outubro a minha cita é ista segunda feira 17…
    O meu problema e este.. o meu marido esta desempregado, nos ligamos ao Sef, e eles disseram-nos que tinhamos de levar o certidão de centro de emprego (de desempregado) e o seu extracto bancario..Nos estamos a morar na casa da minha irmã (vou levar o seu papel de arrendamento da casa dela)… Sera que eles aceitam mi pedido de AR???
    Tambem fiquei preocupadissima pelo facto de multas?? vou ser multada??… ajuda se faz favor

    • ola Ceci. voce tem que ir na junta da freguesia e pedi um a testado de comprova que vc vive nesta morada.. eu vivo na casa da minha sogra e foi assim que feis .. quanto seu marido nao tem comprovante do IRS .. Pra mim deu tudo certo ja tenho o meu cartao de residencia .. boa sorte pra voce

      • Olá Marcia, eu ja tirei o atestado da junta da freguesia mas com o meu nome, em os requerimentos do Sef diz assim, o atestado é dela mulher ..
        Em quanto tempo recibiu o seu cartao de resindencia??

  24. ola..boa noite..estou em portugal a 5 meses..estou com contrato de trabalho…e desconto da segurança social..me disseram que prazo de 6 meses de segurança social paga eu devo ir ao sef e dar entrada no visto de residencia..vc sabe me informar o valor que tem de ser pago p dar entrada no visto??e outra coisa..estou gravida do meu namorado..mas nao vamos nos casar…eu corro algum risco ak???

    • ola caroll, olha a respeito do contrato de trabalho, nem sempre é aceito no sef ja vi varios serem negados, o melhor que vc fazia era espera o bebe nascer, eu tenho um filho e nao casei com pai mas peguei residencia assim mesmo, tambem depois que o bebe nascer vc leva o contrato assim ninguem pode fazer nada desde que seu filho nasce aki bjinhos.

  25. Olá, tenho uma duvida. Fui ao sef para saber os documentos necessarios para dar entrada na AR com a minha esposa sendo portuguesa e nós tendo casado aqui. Já sabendo de todos os documentos, venho lhe explicar que a minha certidão de antecedentes criminais expira dia 11 de Janeiro e que eu so tenho marcação para o dia 26 de janeiro, então ela me disse que desde que eu liguesse antes desta data fazendo a marcação que eles aceitariam na mesma, mas eu tenho muitas duvidas acerca disto.

    Por via das duvidas fui ao consulado e eles nao puderam me dar uma nova na hora, e so consegui marcaçao para dia 22 de fevereiro e o pior que o meu prazo de permanencia legal expira dia 27 de janeiro (entrei como turista e me casei).

    Me ajudem, não sei como prosseguir, Obrigado.

  26. ola!se meu marido nao vive em portugal e sim outro pais posso pedir residencia aqui?comprovativo de la e frança posso ser?tbm tenho residencia la e estou me mudando definitivamente portugal por motivos de nao hambientar pais…obrigado desde ja!!!

  27. Olá me chamo Any e estou em Portugal ah quase 3 meses… prestes a casar com um portugues detalhe demos entrada no registo para casarmos e ja faz mais de 1 mes e não deram resposta se vamos casar o não, o q eu faço? o SEF não da previsão de resposta???

  28. ola meu nome é ROMULO REUEL eu vou me casar e minha namorada é portuguesa ,eu gostaria de saber se eu pego a residecia imediatamente , e se depois eu posso sair de portugal a passeio dentro de outros paises da Europa… desde ja grato

  29. Ola estou a morar em portugal a 8 meses ja fui ao sef ja esta tudo certo gostaria de saber quanto tempo demora pra pegar a minha recidencia se alguem solber eu acradeço.

  30. Ola Gostaria de saber quanto tempo demora para o sef enviar a carta de recidencia e quanto tempo demora pra pegar a autorizaçao. Obrigada

      • Ola marcia boa tarde! gostaria de saber se o sef me envia uma carta falando o dia q eu posso ir l la pegar? ou posso ir ate o sef pegar a recidencia ou eles ligam pra ir buscar? ja esta tudo certo so estou esperando a carta a resposta do sef mesmo. Obrigada pela resposta marcia

  31. Olá boa tarde!

    Gostaria se alguém pode tirar uma dúvida minha; Sou brasileira e sou casada com um português, já possui autorização de residência, ufa foi demorado mais consegui.. Pois bem, eu gostaria de viajar para Londres, aí que surgiu a dúvida, eu preciso de algum visto para viajar para londres?

    Desde já agradeço.
    Josi Carvalho

    • Como é brasileira, e se for a Londres para fins de turismo, não precisa de visto. Apenas o seu passaporte válido (com mais de 6 meses de validade creio eu).

      • Obrigado Josi. Isso foi em Lisboa, Porto…? Alguma razão pelo atraso? É que claro a Lei diz 3 meses mas estes senhores parecem lentos… Talvez uma queixa ao Provedor de Justiça acabaria por resolver muitas situações…

  32. Obrigado Josi. Isso foi em Lisboa, Porto…? Alguma razão pelo atraso? É que claro a Lei diz 3 meses mas estes senhores parecem lentos… Talvez uma queixa ao Provedor de Justiça acabaria por resolver muitas situações…

    • Olá António.

      Eu solicitei minha autorização de residência em Setubal, fiz o pedido em novembro de 2011 e no começo de fevereiro de 2012 eu fui buscar a autorização.

      • Olá Josi, obrigado pela resposta. Só uma última pergunta (juro!). Eles disseram-me que quando estivesse pronta, eles ligavam por telefone para avisar. Também aconteceu assim consigo ou recebeu uma carta para comparecer no SEF? Muito obrigado!!

    • Olá boa noite depois de ler todos os depoimento venho por este meio espor os meu ,sou cabo verdiana estou em Portugal a 9 anos ,com todos os direito para dar entrada a nacionalidade portuguesa,nunca tive problema com a Sef mas agora estou a ter. Visto que aquilo funciona na Sef conforme vão com as cara das pessoas ,não considero proficional atitudes de alguns dos funcionários da Sef quero saber o que fazer no meu caso,fui a Sef no dia 24 com todos documentos pedidos e legais e com a data marcada para renovação ,uma das funcionárias não foi com a minha cara Nao me quis mais atender onde tinha toda documentação legal para renovação do mesmo,e fiz tudo nesse dia para me atenderem,mas não tive sucesso,fizeram me um novo agendamento para setembro ,e eu preciso viajar tenho minha residência caducada,agora pergunto Nesse Caso o que posso fazer?onde Tenho k recorder para poder viajar. E entrar no pais visto ter cumprido todos esses 9 anos legal e cumprir todos os meus direito como um Cidadao…

  33. oie. desde ja dou meus parabens plo site , e por todas as publicaçoes e a todos aqueles que nao desistem! a luta é grande e desanima mesmo ! mais o amor tudo vence 🙂 jamais desistir e fe em DEUS sempre , pois aquilo que DEUS une ninguem pode separar , nem o sef rsrs eu e meu companheiro estamos em processo de casamento , ele ta ilegal a 4 anos e ninguem nos casa em portugal , a gente vai casar no Brasil (eu sou portuguesa) , a minha duvida é ele casando comigo , se ele tem de pagar multa ao sef dos anos ilegais (4) e quanto sera a multa ? obrigada , agradeço uma resposta ! força para todos que estao em processos de documentaçao e nunca desistam !

    • Os conservadores dos registos civis não podem deixar de casar só porque o seu marido não tem autorização de residência. Eles podem pedir provas de vida comum (IRS juntos, testemunhas). Há uma nota do IRN que anda na net sobre este assunto, pode imprimi-la e caso se recusam pede o livro de reclamações. Mesmo se eles acharem que estas provas não chegam, eles casam e enviam a informação ao SEF para averiguação (o que no final é a mesma coisa… porque o seu marido ao pedir o cartão de residência será sujeito a um inquérito do SEF – todos os casamentos mistos com nubentes de nacionalidades “de risco” são automaticamente investigados). Quanto à multa sim ele pagará logo no pedido os 4 anos, a menos que saia do país e tenha um novo carimbo de entrada em Portugal…(mas seria contraditório com as provas de união de facto). Quanto ao valor será alto mas como ele é brasileiro, o valor é reduzido, creio que está entre 80 e 90 cts/dia. Podem tentar casar no consulado do Brasil em Portugal, sempre será menos dispendioso do que uma viagem ao Brasil. Senão podem tentar casar noutro país da União Europeia, acho que em França muitas “mairies” não pedem justificativo de residência e/ou autorização de residência. O problema casando no Brasil (ou mesmo num país da UE) é que o casamento vai levar MESES para ser transcrito na ordem jurídica portuguesa.E o cartão de residência outros tantos MESES ou anos (há quem esperasse 2 anos)… Por isso quanto mais cedo se resolverem melhor. Tentem optar pelas vias legais que não demorem tanto tempo. Eles tentem dificultar o máximo por causa dos abusos, e paga o justo pelo pecador…
      Cuidado que os meus conselhos só são uma tentativa sem valor legal de vos ajudar, e claro que suponho que o vosso casamento é de amor.

  34. A GENTE JA FALOU COM UMA ADVOGADA , ELA NOS ACONSELHOU A CASAR POR PROCURAÇÃO , TESTEMUNHAS NAO FALTA A GENTE TA VIVENDO JUNTO A UM ANO EU TENHO UM ESTABELICIMENTO E TODO MUNDO SABE QUE A GENTE TA JUNTO , TODOS GOSTAM MUITO DA GENTE E SE DISPONABILIZAM A TESTEMUNHAR , PORQUE SABEM PERFEITAMENTE O QUE A GENTE TA PASSANDO COM TODO ESTE PROCESSO , A GENTE QUER COMEÇAR A CONSTRUIR VIDA JUNTOS E FAMILIA E TEM SEMPRE ESTE IMPEDIMENTO NA NOSSA VIDA , NOIS QUEREMOS CASAR E TER NOSSAS COISAS COMO UM CASAL NORMAL , O SEF PODE INESTIGAR TODO QUE QUISER ATE PODEM VIR EM CASA QUANDO QUISEREM E VEREM TUDO QUE QUISEREM, O QUE A GENTE QUER É CASAR E RESOLVER TODOS ESSE PROBLEMAS PARA PUDER ARRANJAR NOSSA VIDA E CONSTRUIR FAMILIA! ESSE PROCEDIMENTO QUE ADVOGADA FALOU EM CASAR POR PROCURAÇAO NO BRASIL E LEGALIZAR DEPOIS O CASAMENTO AQUI SERA DEMORADO? A GENTE CHEGA UM PONTO QUE JA NEM SABE MAIS O QUE FAZER! ELA FALOU PARA GENTE CASAR POR PROCURAÇAO E DEPOIS PUDEMOS CASAR AQUI E FAZER FESTA E TUDO NORMAL COMO QUALQUER OUTRA PESSOA! E ADVOGADA SR ANTONIO nos falou que por ele estar ilegal ninguem nos casa em Portugal e ainda o deportam! e em algumas conservatorias nos falaram que nao casam! a gente chega a momentos que fica cançado de tudo e desesperado , da vontade mesmo de ir embora daqui (so que eu sou portuguesa gosto muito daqui e quero ficar aqui e ele tambem mais queremos resolver isso) muito obrigada pla ajuda de cada um de vces e muita sorte pra vces e para todos aqueles que estao na mesma luta que eu e meu companheiro (porque é muito triste mesmo) eu ja tomo medicaçao para dormir e meu companheiro tambem , e apsar de tudo temus muita sorte , que meus pais e avos nos ajudam muito e nos apoiam) muito obrigado e meus maiores comprimentos

    • A sua advogada é uma incompetente e inútil que só lhe quer o dinheiro… Este assunto está escrito no próprio site do ministério da justiça:

      http://www.irn.mj.pt/sections/irn/doutrina/pareceres/civil/2011/p-cc-14-2011-sjc-ct/downloadFile/file/ctcc014-2011.pdf?nocache=1318948878.92

      Leia as conclusões: “A falta de título de residência válido por parte de nubente estrangeiro não é obstáculo à celebração do casamento, salvo se existirem dúvidas
      fundamentadas sobre tratar-se de casamento de conveniência.”

      A sua advogada, esquece. O conservador, mostre-lhe a deliberação. Ninguém pode impedir!!!

    • tais eu moro em sesimbra sou brasileiro e eles aqui me disseram a mesma coisa eu fui em almada e lá me aceitaram e estou ilegal aqui e minha mulher é romena e vou tratar dos papéis em duas semanas aceitam sim vc e o seu marido tem direitos ninguém pode impedir de casar vcs agora no consulado brasileiro nem vale a pena ir lá eles só casam cidadãos brasileiros acho ridículo isto mas se Deus quizer vai dar tudo certo ore peça a Deus e ele vai abrir os teus caminhos

    • Boa noite li o vosso caso. No meu tive azar. Sou portuguesa moro há 3 anos com um brasileiro. Porém como ele se encontrava em situação ilegal aqui o SEF deportou ele há uma semana 😦 como ele está casado lá com uma brasileira agora temos muita coisa para tratar. O divórcio dele depois casarmos por procuração lá no Brasil. Depois como foi deportado tem que pedir autorização ao SEF para entrar aqui Porke e casado com uma portuguesa! Estou tão desanimada tenho uma luta pela frente! Mas não vou desistir do meu amor!

  35. Pois é SR. ANTÓNIO é o que a gente já desconfiava , mais a gente sinceramente não percebe nada das leis e foi procurar ajuda da advogada desesperadamente pedindo ajuda para acabar logo com isto! vou imprimir esse link que o senhor me mandou para quando fore a conservatória com os meus pais e me disserem que não casam eu mostro esse artigo que me mandou.
    O meu companheiro tem 20 anos e eu 22 , ele veio para Portugal com 16 anos só com um irmão que se responsabilizou por ele , estudou em um curso mais sempre o informaram que por não ter aqui a mãe não podia se legalizar , entretanto ele não tratou de mais nada e foi deixando passar , a gente se conheceu começou a namorar ele estava para ir embora já , mas a gente já se amava e não conseguia ficar longe , algum tempo depois de namorar nos junta-mos (Estamos a morar com meus pais) e agora já um ano depois , queremos nos casar e começar a construir vida e família juntos , infelizmente ele não trabalha mais também estando ilegal mais difícil fica para arranjar trabalho então na situação que Portugal esta pior! Eu trabalho no meu estabelecimento e ele me ajuda no meu trabalho.! Vou seguir seus conselhos e mostrar ao conservador , mais informações eu o informo aqui 🙂 MUITO OBRIGADA POR TUDO !

    • vai em almada no cartório evite chaticies em outros lados eu discuti com o kara aqui em sesimbra devia ter pedido o livro de reclamações vacilei eles não sabem de nada e fazem de tudo para dificultar a sua vida não desista vá em frente estou na mesma situação mas Deus está comigo e está com vc também confie em Deus e o mais ele fará

  36. ola pessoal ,tenho umas duvidas keria um ajudinha pf,sou caboverdiana ja tenho a residençia,vou casar com um portugues a minha duvida é o seguinte ,sera ke assim ke eu casar posso pedir a nacionalidade ou tenho ke esperar alguns anos?a outra duvida é ke tenho um filho em cabo verde keria trazer para portugal com a minha residencia sera ke eu consigo?obrigada pela atençao

    • Natali se você tiver como provar que está em união de fatos com ele a 3 anos ou mais vc ganha já a sua nacionalidade eu vivo a 5 com a minha mulher mas ela é romena eu ganharia a nacionalidade se ela fosse portuguesa entende? agora o caso do seu filho creio que sim meu concelho é que vc procure o apoio ao imigrante tudo o que vc precisar eles te ajudam são super educados e ajudam mesmo muitas pessoas procure o mais perto da sua casa e faça a sua marcação boa sorte e que Deus esteja com todos amém

  37. pessoal preciso de uma ajuda será que eu posso casar em portugal e dar entrada em minha autorização de residência visto que não quero mais ficar em portugal e sim tratar dos papéis na inglaterra se alguém puder me ajudar com esta informação agradeço

  38. UMA INFORMAÇÃO QUE VAI AJUDAR QUEM É CIDADÃO ROMENO NÃO EXISTE CERTIFICADO DE NACIONALIDADE ELES COBRAM 60 EUROS UMA PROCURAÇÃO E ELES MANDAM UMA APOSTILA DE LÁ DA ROMENIA ESTA APOSTILA É UMA NEGATIVA QUE É SÓ TRADUZIR QUE VALE PARA CASAR ELES QUERIAM ME COBRAR MAIS 120 EUROS PARA ME DAR UM PAPÉU IGUAL NÃO ACEITEM SER ROUBADOS SENDO QUE UMA TRADUTORA COBRA 25 EUROS POR FACE DE FOLHA QUE ISTO TE AJUDE A RESOLVER AS SITUAÇÕES

  39. OLA! BOA NOITE. SOU BRASILEIRO VIVO EM PORTUGAL E TENHO AUTORIZAÇAO DE RESIDENCIA, A MINHA MULHER ESTA NO BRASIL NAO SAMOS CASADOS AINDA.
    COMO FAÇO PARA TRAZELA ? ELA NAO TEM AUTORIZAÇAO DE RESIDENCIA.
    SE ALGUEM MIM PODER AJUDAR OBRIGADO.

    • ROBERTO faça uma carta convite se responsabilizando por ela para garantir mesmo porque nós brasileiros temos livre acesso para entrar em portugal a carta convite serve para ela no caso se algum policial na fronteira perguntar onde vai onde vai ficar se tem grana o suficiente quem vai te manter para evitar isso é só ela apresentar a carta que ela passa tranquilo blz? boa sorte e que Deus abençoe vcs!!!

    • ROBERTO AQUI TEM UMA LEI SE VC FOR CASAR COM ELA AQUI ELA GANHA AUTOMÁTICAMENTE A RESIDENCIA DELA NA BOA MAS PARA ISSO ELES PEDEM OS DOCUMENTOS SE INFORME NOS CARTÓRIOS TEM UNS QUE FALAM QUE VC TEM QUE ESTAR LEGAL É MENTIRA VC TEM ESTE DIREITO VÁ EM OUTRO CARTORIO QUE VAI DAR CERTO EU FUI NO CARTÓRIO DE ALMADA É O MELHOR ACEITA NA BOA VÁ EM FRENTE QUE VAI DAR CERTO OK? MAS ANTES DE ELA VIR BUSQUE AS INFORMAÇÕES PRECISAS E JÁ PEDE A ELA TRAZER OS DOCUMENTOS QUE VOU POSTAR A SEGUIR:

    • ROBERTO:certidão de nascimento emitida a menos de 6 meses autenticada pelo consulado português no brasil ah pede para ela exigir que coloque na certidão que é solteira para não ter dor de cabeça igual eu tive ok?
      título de residência ou passaporte válido
      certificado de capacidade matrimonial este documento é a certidão de nascimento que ela vai trazer do brasil ah e a sua também não se esqueça é só pagar 120 euros e ela pode dar entrada nos documentos para ficar legal também boa sorte fiquem com Deus

      • oi pessoal chamo me natalia.peco a vossa ajuda.sou mocambicana,estou em portugal desde 2006,tive o titulo de residencia em 2007 porq estava trabalhar.renovei em 2009 por 2 anos.expirou em 2011,antes fiz marcacao e fui ao sef para renovar.do momento estou desempregada e gravida.pedi a renovacao em 5.7.2011 ate agora nao me enviaram o titulo de residencia.eu vou me casar ja meti os papeis na conservatoria a 1 semana,sabem me dizer quanto tempo demora o processo de casamento?eles nem marcaram a pq dizem que aguardam resposta do sef a ver se aceitam o meu casamento.mas tenho o recibo do pedido de autorizacao carimbado por 60 dias.sera que caso antes do bebe nascer?ligaram me hoje do sef a dizer que ja vao me dar o titulo proximo mes.sera que depois de de casar terei direito a nacionalidade portuguesa?uma ves que o titulo que pedi e o ultimo de 2 anos.obrigada

  40. na conservatoria estao a dificultar pq nao tenho titulo de residencia so o papel com o carimbo a dizer que aguardo o titulo.e vejam so me cortaram o pre-natal pq n tenho titulo de residencia.acho isto tdo um absurdo.so me deram o pre natal um mes depois cortaram logo.o meu bebe esta quase a nascer,estou sm residencia e nao me deixam casar.mas vivo com meu companheiro a 1 ano.tenho o passaporte valido nao entendo pq n me deixam casar,mas ja dei entrada com os papeis e ja paguei mas nao marcaram nenhuma data,ainda esperam autorizacao do sef.meu bebe vai nascer em agosto.ajudem me por f

  41. NATALIA : TD QUE VCE TA PASSANDO NATALIA PASSEI TAMBEM , EU SOU PORTUGUESA MEU MARIDO BRASILEIRO ILEGAL VIVEMOS JUNTOS A UM ANO , QUERE-MOS CASAR E NINGUEM NOS CASA , É TRISTE , NAO SABE A REVOLTA QUE TENHO DO MEU PAIS , TENHO VERGONHA DE DIZER QUE SOU PORTUGUESA POIS NEM CASAR POSSO! TINHA ENVIADO LISTA DE CONVIDADOS , TESTEMUNHAS , SITIU PARA A FESTA JA TUDO TRATADO NA HORA DE IR MARCAR O CASAMENTO ME DISSERAM QUE NAO ERA POSSIVEL POR MEU FUTURO MARIDO NAO SER LEGAL! É TRISTE! TODA MINHA FAMILIA SE REVOLTA COM ISSO TAMBEM! DE MOMENTO ESTOU GRAVIDA DE DOIS MESES E CASANDO POR PROCURAÇÃO NO BRASIL! VOU ESPERANDO E LUTAR JUNTO COM MEU MARIDO POR NOS E PLA NOSSA FAMILIA, PARAR OU DESISTIR JAMAIS , A VOCE ACONSELHO O MESMO! AGUARDE SEU BEBE NASCER , SEU MARIDO É PORTUGUES? ACHO QUE NAO PODEM PROIBIR O CASAMENTO VOCE ESTANDO GRAVIDA! SEI QUE TUDO ISTO É MUITO REVOLTANTE E DIFICIL MAIS MANTENHA A CALMA PLO SEU BEBE! E SE INFORME MELHOR PORQUE ACHO QUE ESTANDO GRAVIDA PODE CASAR OU DEPOIS DO BEBE NASCER PODE CASAR POIS FICA LOGO COM TITULO DE RESIDENCIA. MAIS VA SE INFORMANDO , POIS VCE ESTANDO GRAVIDA DE SEU MARIDO NAO PODEM PROIBIR VOSSO CASAMENTO NEM AFASTAR UMA FAMILIA É UM ABSURDO !

  42. Bom dia gente! Preciso de ajuda. Meu caso é o seguinte. Estive em Portugal em 2007 a turismo, comecei a trabalhar na zon tv cabo e fui ficando. Neste período sofri um acidente, e por conta disso tive que sair do emprego. Logo fiquei sem dinheiro e como não tinha instruções de viagens perdi também o regresso da minha viagem porque nao fiz o cancelamento da mesma na data da volta. E aí fiquei sem dinheiro para comprar uma nova passagem, sem emprego, sem nada. Até que perguntando e me informando soube do OIM, fui lá mostrei meu passaporte já em 2008 tinha passado 6 meses estava ilegal e me candidatei para RETORNO VOLUNTÁRIO. Foi o que fiz. Vi embora em março de 2008 e a OIM me informou que só poderia voltar para Portugal passados 3 anos e arcar com o pagamento do meu retorno. Só que em 2009 resolvi voltar, ja que podia pagar as tais taxas…enfim, viajei so que por conta de uma conexao em paris passei pela imigração de la entrei normalmente em Lisboa, comecei a trabalhar de novo e conheci o meu atual esposo la, fiquei la mais de 2 anos, demos entrada no casamento la em portugal , mas nao foi aceito por conta do meu retorno voluntario. Disseram que estava em processo e nao pudemos fazer nada…tive outro problema de saude e falei com meu esposo(que na epoca so viviamos juntos) que eu viria embora para o Brasil e ele viria depois e ai nos casariamos aqui no Brasil. E assim foi. Em Março de 2012, ha 4 meses , ele veio e assim q chegou casamos aqui sem nenhum problema. Minha pergunta é : Pretendemos voltar no fim deste ano. ja que ele tem a passagem de volta iremos so comprar a minha. PODEMOS VIAJAR JUNTOS JA QUE ESTAMOS CASADOS OU TEREMOS PROBLEMAS AO CHEGAR LÁ POR CONTA DO MEU RETORNO VOLUNTARIO EM 2008? VOU TER QUE PAGAR ISSO, APESAR DE JA TER PASSADO OS 3 ANOS COMO A OIM INFORMOU? OU ELES PODEM ME PROIBIR DE ENTRAR COM MEU ESPOSO? POR FAVOR ME AJUDEM. JA SOLICITEI A TRANSCRIÇÃO NO CONSULADO. O QUE EU FAÇO?

    • Olá Renata.
      Eu nem sei como posso te ajudar, só posso dizer para você ir pessoalmente no consulado português que fica na cidade mas perto de ti e fazer essas mesmas perguntas para o consulo.
      Espero que você encontra as respostas para suas perguntas.

      Abraço

      Josi Carvalho

  43. Olá, boa tarde a todos.
    Gostaria de saber de algumas informações, se alguém puder me ajudar…
    Bom sou brasileira e sou casada com um português, e graças a Deus eu já consegui minha autorização de residência, que apesar que algumas pessoas tiveram e tenham dificuldade para tirar, eu não tive, só que demorou um pouco, acho que o tempo normal dado pelo Cef.
    Bom em setembro eu e meu marido queremos passar alguns dias de férias em Paris, alguém sabe me dizer que eu vou precisar de algum documento além do passaporte?

    Desde já agradeço a vossa atenção.

    Att
    Josi Carvalho

  44. Ola a todos.
    Tenho uma duvida e queria ajuda.
    Me chamo Edson, tenho titulo de residencia em portugal ja faz dois anos e meio, mas ja nao tenho contrato de trabalho. meu documento de residencia vence em abril 2013, quero ir ao brasil em dezembro 2012 ate janeiro 2013, posso ter algum problema al entrar em portugal novamente, por ja esta perto de vencer minha residencia?

  45. Olá pessoal!! muito bom esse fórum=) será que alguém poderia me ajudar?? no dia 24/08 darei entrada no Sef com pedido de AR, através do casamento. Vcs sabem informar se o registro criminal que tenho q apresentar, tenho que tirar no consulado Brasileiro ou em alguma loja do cidadão???? Desde já agradeço

    • Ola Tatiana.
      O registro criminal bresileiro vc tem q tirar no consulado do Brasil, quando fui tirar o meu eles nao conseguiram por algum motivo fazer, alegando ser um nome comum entao tive que mandar vir do Brasil e que tem validade de 90 dias.
      Espero que tenha te ajudado em algo.

  46. Olá Edson respondendo a sua pergunta vc pode ficar até 6 meses fora de Portugal, isso aconteceu comigo, mais no meu caso caducou mesmo pois fiquei no Brasil 2 anos e só agora estou de volta. Espero ter ajudado.

  47. a minha pergunta é o seguinte minha prima é portuguesa e o marido brasileiro ilegal a 5 anos em portugal , casaram por procuração no Brasil , e agora não sabem o que fazer , para dar entrada na documentação dele , pois ele também não trabalha , estão os dois a morar em casa dos pais dela, nos família estamos dispostos a tudo para ajuda-los pois gostamos muito deles e fazê-mos de tudo para vê-los felizes. aguardo vossa ajuda , pois não percebemos muito destes casos . desde já um muito obrigada

  48. Ola 🙂 Sou americana e vivo à 18 anos em Portugal e possuo o cartao de residencia permanente… Penso fazer dupla nacionalidade ja qe os meus pai sao portugueses! Mas agora em ir fazer uma visita aos estado unidos … será qe vou ter algum problema em viajar com o cartao de residencia permanente??
    Obrigada 😀

  49. Olá gente estive no consulado de Portugal hoje e nao me eslareceram muita coisa. Alguém pode me ajuda? meu caso está acima citado, Obigada, Renata

  50. Também queria saber que já que vamos viajar pq ele veio ao Brasil e nos casamos ca, se devo voltar com ele no mesmo voo, ou seja ir direto p lisboa ou viajo sozinha fazendo uma conexao em outro pais para nao ir direto a lisboa e correr o risco deles nao me deixarem entrar mesmo estando casada com ele aqui no Brasil? Vamos viajar no fim do ano…por favor me ajudem, tenho medo de chegar em Lisboa com ele e nao me deixarem entrar pela minha situação em 2008…agradeço se me ajudarem, to ficando desesperada…

  51. Pingback: Autorização de Residência – Parte II « Ao pormenor

    • ola gente, ja pedi cartao de residencia permanente ha um mese, neste momento estou desempregado e a minha mulher tb, farto de procurar trabalho mas nada, minha duvida quero tentar arranjar trabalho for do portugal na suíça ou Alemanha sera cartao permanente e suficiente para ir e trabalhar ligal num precisa nacionalidade a situaçao mesmo complicada timos uma criança que precisa muita quasa?

      obrigado gente

    • SIM EU FUI ESTA SEMANA AO SEF RENOVAR A MINHA Q TINHA VENCIDO A 2 DIAS E A MULTA E DE 400 A 1.500 EUROSSS, QUANDO ELE ME DISSE ATÉ ME FALTOU O AR! MAS ANDO A PESQUISAR NA NET E NAO ENCONTRO NADA SOBRE ESTA LEI…ACHEI ESTE VALOR UM ABSURDO!

  52. Eu li o comentário que diz que a multa para Caboverdianos é muito alta, mas esta muito mal informado, porque os caboverdianos são os que menos pagam de multa e isso quando pagam, e isso posso garantir porque sou filha de caboverdianos e até adequirir minha nacionalidade vivi no pais com residencia caboverdiana, e posso garantir que desde os meus 11 anos até os meus 36 anos nunca paguei nenhuma multa ou qualquer outra punição por deichar caducar o meu cartão de residencia, e o maximo que sempre paguei foi o valor do cartão.

  53. moro em portugal a quase 11 anos,sou casada e só agora me apercebir quem o meu cartão de residencia venceu em setembro mes passado,a minha amiga disse que agora paga-se uma multa de 500euros,nem quero acreditar,ainda não tive coragem de ir lá pois não tenho esse dinheiro 😦

    • Não é esse valor. Vá logo lá!! O que é verdade é que a multa cresce a cada dia. Se tiver medo de ir… Vá lá e pergunte. Se não tiver dinheiro… vá embora. Mas não pode ficar sem ir lá. Agende a sua ida rapidamente. Diga que tá com a residência caducada.

      • Boa tarde
        Apoós a data de caducidade de sua residencia, voce ainda tem mais 6 meses para estar legalmente no pais, e não é esse valor todo que terá de pagar, mas agende logo a sua renovação, diga que a sua residencia ja esta caducada desde setembro, pergunte quais os documentos necessarios para sua renovação, e o valor da multa.

  54. por favor gastaria de uma ajuda em dúvidas, sou casada com portugues nos casamos em portugal, a 2 anos vivemos no brasil minha residência venceu agora ela tinha validade de 5 anos, posso pedir a permante aqui no brasil, posso ser impedida de entrar em portugal por ela esta vencida, e se ha multa,.tem algum risco de perder o direito da permanente grata pela vossa ajuda obriga .

    • Olá, Cris, não sei muito bem, mas acho que você pode entrar em Portugal com o visto de turista (o carimbo que dão no aeroporto quando chegamos) e pode ficar durante 3 meses. Nesse tempo você estará absolutamente legal. Acho que da para você resolver o seu problema. Para renovar a sua autorização, é preciso confirmar residência e meios de subsistência em Portugal. Acho que paga multa. Quanto mais tempo ficar sem corrigir essa condição, mas alta é a multa. Resolva logo, assim que possível. Agende o quanto antes a sua ida ao SEF, pois eles não têm muitos horários disponíveis. Talvez fique até meses na fila. Vá lá e pergunte quanto tem de pagar. Se não tiver o dinheiro… vá embora.

      • Voce pode entrar em Portugal, apos a caducidade de seu documento voce ainda tem mais 6 meses legais para renovala, quanto ao fazer isso ai no brasil, é obvio que não, se eles desconfiam que voce tem a residencia mas vivi no brasil, voce pode até perde-la. venha o mais breve possivel com seu marido se ele é o responsavel por voce e renove sua residencia o quanto antes, caso contrario perdera sua contagem, para obter a sua nacionalidade.

  55. duas coisas .. eu tenho 17 anos e tenho residencia em portugal … e possivel eu residir em frança com esse documeento? e tambem tenho um contrato de trabalho assinado pela minha mae .. isso deixa me tirar residencia em frança?

    • boa noite
      vou le da a resposta mas certa,nao
      vim a um mes de frança
      tinha a certidao de matrimonio de portugal
      e o titulo de residencia de espanha,e nada disso me serviu la
      o que me serviu foi o contrato de trabalho do meu marido porque e europeu
      e ainda assim foi a maior trabalhera
      tive que esperar 11 meses para me darem o titulo de sejur
      la te vao pedir traducao de todos esses documentos que tenhas e se fores casada
      porque se nao fores pode esquecer ninguem em franca trabalha em negro
      e uma empreza que queira le da um contrato ela mesma trata dos seus papeis
      fica a dica
      eu voltei a portugal agora porque o indioma e horrivel de aprender
      e as ajudas um so cobra depois de ta a algum tempo la
      a nao ser que sejas europeu
      se nao fosse meu marido a trabalhar eu tinha passado nessecidade
      por isso so aconselho uma ida dessa muito bem garantida a coiza ali e muito complicada
      boa sorte

  56. Olá bom dia, eu sou o Bruno Alves e sou português, a minha namorada é brasileira e veio ter comigo, queremos casar mas de momento ela encontrasse ilegal e nao sabemos se tal será possível, estamos um pouco desesperados pois o tempo passa e sempre que vamos ao serviço de ajuda ao imigrante ou ao consulado do Brasil nos dizem coisas diferentes… Se nos pudesses ajudar seria óptimo… Deixo-te aqui o meu contacto envia-me uma msg ou da um toque que eu retribuirei a chamada. 963594576 muito obrigado!

  57. Ola Paulo Tudo bem espero que sim estou com algumas duvidas e espero que me possas ajudar!
    Chamo-me Lopes e sou Angolano com Titulo de Residencia Portuguesa temporaria, e tenho uma filha na Inglaterra que e Britanica, gostaria eu de saber se ha algum meio em que eu possa ir visitar ou residir atravez dela? Quero estar mais proximo dela pois ja nao aguento a destancia…

    Obrigado!

  58. ola boa tarde,tenho um filho com 3 anos ,ele nasceu em portugal e foi para o brasil ,retornbou agora e quero saber como faço para renovar o titulo de residencia dele pois estou sem trabalho ,tenho meu titulo valido ,mas nao tenho contrato no momento.

    • Boa tarde, você esta inscrito no centro de emprego? recebe ou alguma vez recebeu fundo de desemprego? ou esta recebendo alguma ajuda social? de quanto tempo é a sua residência? o seu filho foi registado aqui em portugal? Que idade tem o seu filho? a quanto tempo ele esta fora do pais?

      1 – O Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos menores, à face da lei portuguesa, nascidos no território português, filhos de estrangeiros, quando satisfaçam os seguintes requisitos:
      a) Conheçam suficientemente a língua portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25º;
      b) Não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, pela prática de crime punível com pena de prisão de máximo igual ou superior a três anos, segundo a lei portuguesa;
      c) No momento do pedido, um dos progenitores resida legalmente no território português há pelo menos cinco anos ou o menor aqui tenha concluído o primeiro ciclo do ensino básico.

      Se o menor, nascido em Portugal, filho de estrangeiros, tiver concluído o primeiro ciclo do ensino básico, não é exigível sequer que um dos progenitores tenha residência legal em Portugal.
      Não é exigível – nem num caso nem no outro – que o menor tenha residência em Portugal.
      ^
      Se estiver inscrita no centro de emprego e segurança social, mesmo que de momento esteja desempregada, desde que tenha residência valida poderá renovar a residência de seu filho. bastando para isso a declaração do centro de emprego, a declaração da segurança social, e das finanças.

  59. sim ,estou escrito,nao ,nunca recebi fundo desemprego,nao estou recebendo ajuda social,a minha residencia e de 2anos,sim foi registrado aqui em portugal,meu filho tem 3anos,ele estava fora do pais a 1ano e meio.boa tarde tambem gostava de saber onde posso reaver uma segunda via da certidao de nascimento portuguesa dele ,o registro foi feito no hospital quando ele nasceu,desde ja agradeço.

    • A segunda via da certidão de nascimento do seu filho, voce pode adquirila numa conservatoria da sua residencia, ou da freguisia em que seu filho nasceu. obrigado.

    • Não Maria Helena, o Cartão de Residência Portuguesa, apenas da para você viver legalmente em Portugal, apenas a Nacionalidade Portuguesa permite viver e trabalhar em qualquer um dos Países Europeus. O Cartão de Residência português só da para trabalhar no estrangeiro se for adquirido por casamento com um Europeu, ou seja no caso com um cidadão português ou que ja tenha adquirido a nacionalidade Portuguesa há mais de três anos, e se este o acompanhar e responsabilizar por você.

      • nao querida o cartao de residencia ela pode sim trabalhar em portugal,mas nao pode trabalhar em otros paizes europeus,ja a nacionalidade ela em qualquer pais europeu tem tal qual o mesmos direitos que qualquer cidadao europeu

  60. ola boa tarde , minha prima é portuguesa e seu companheiro brasileiro ilegal , esta gravida de 5 meses , com o nascimento do bebe , ele pode pegar autorização de residência? sabem explicar como será todo esse processo? ela ta gravida e anda muito preocupada com isso pois ama muito o namorado queriam casar e eles não autorizam por não ter visto (Ser ilegal) e ela tem medo que não deixem registar o bebe ou o deportem. agradecia que me ajudassem , toda informação é uma grande ajuda . muito obrigada

    • ola ela nao tem que se preocupar pois eles nao deportam ele por este motivo ,tabem ele nao consegui se legalizar,pois tem que ter um contrato de trabalho e descontos para a segurança social,para dar entrada junto ao sef,ele pode registrar a criança, o facto de ser ilegal nao o impede de registrar o filho,porem pode se legalizar atraves do mesmo,o facto de ter um filho nascido em portugal filho de mae portuguesa pode adiantar o processo de laglizaçao,tenho duvida a questao de nao poderem casar por ele estar ilega sem visto,isso se resolve com um advogado ou ate mesmo no apoio ao imigrante (consultar na net)se nao resolverem e simples ele deixa o pais e retorna ao pais de origem depois volta a portugal e assim vai estar legalmente regular por um prazo de 3meses assim casam, atençao antes de deixar o pais ele tem que ter alguma coisa com ele que prove nascimento do filho ,isso ele deve conseguir com o centro de saude onde esta sendo feito o Pré natal,caso nao der nada certo pode tentar ela casar com ele sem a presença do mesmo isso soa estranho mas e possivel ,diga a ele que va ao cartorio e faça uma declaraçao juramentada onde da o dieito a alguem se casar por ele ,ou seja podem tentar fazer isso sem ele viajar ,onde o mesmo pode colocar na declaraçao que esta viajando por motivos pessoais e tem a esposa gravida e queria se casar com a mesma antes do nascimento do filho e por fim esta deixando a declaraçao juramentada.espero ter ajudado de alguma maneira.

    • Sem dúvida, é possível, conforme o artigo 1.542 do Código Civil:

      “Art. 1.542. O casamento pode celebrar-se mediante procuração, por instrumento público, com poderes especiais.”

      Foi comum na época da segunda guerra mundial, quando os noivos viajavam às pressas e não tinham tempo de se casar, então deixavam uma procuração para um amigo dizer o “sim” perante o Juiz. Hoje em dia é raro, só me lembro do preso que costuma casar por procuração (1542). O procurador/mandatário pode ser de qualquer sexo, não precisa ser do sexo do mandante, e é só assim que a gente vai ver homem se casando com homem !!!!! Vocês sabem que o contrato de mandato não cabe para atos materiais (ex: A não pode dar uma procuração a B para fazer prova em seu lugar), igualmente no casamento por procuração o mandatário não vai consumar nada, vai apenas realizar o ato jurídico do consentimento, e nada de atos materiais…

      Casamento por Procuração

      Na impossibilidade de comparecimento de um ou ambos os noivos no local e data da realização da cerimônia do casamento civil, o mesmo poderá ser celebrado mediante a presença de procuradores estabelecidos pelos noivos por procuração pública feita em cartório, outorgando poderes especiais ao mandatário, para receber em nome do outorgante, o outro contraente em casamento.

      Esta procuração poderá ser feita em qualquer cartório, porém deve ser feita exclusivamente com este fim específico e tem validade máxima de 90 dias.

  61. Muito obrigada Sr Sérgio , vou conversar com eles e explicar a situação 🙂 em relação a ele ir la , eles não queriam ir no Brasil. vou falar como tentarem por procuração ou então esperar o nascimento do bebe, eles estão preocupados também como será o procedimento de registo da criança,que documento vai ele apresentar ? só se for o passaporte ou documento do Brasil , é o que ele tem! em relação a contrato de trabalho ele não tem , mas tem pessoas que se responsabilizam por ele ,eles moram com os avós dela que são médicos , e ela ou seja a namorada tem um café arrendado é o trabalho dela , só se no processo que eles pedirem descontos para a segurança social ou seja um contrato de trabalho eles coloquem o café em nome dele, ne? mas o melhor se calhar seria contratar um advogado para lhes tratar de toda a documentação e explicar leis! Eu vou ser sincera concordo com toda estas leis que se torna muita complicação , mas concordo por causa de todos os casamentos falsos que houve , mas isto revolta porque no caso deles é diferente , eles não tem antecedentes criminais, alias nunca foram a uma esquadra , ele vive com ela e a família , e a família dela e amigos estão dispostos a tudo para os ajudar neste processo, só que pelo mal que muitos fizeram hoje outros estão a pagar infelizmente. Muito obrigada pela ajuda e toda a informação

    • Ola bom dia, vou viajar hoje a tarde e queria saber se posso viajar so com o cartao de residencia sem passaporte de um pais para outro agradecia uma resposta mas breve possivel sff porque eh urgente

      • O titulo de residencia não serve para sair do pais, ele somente é valido dentro do pais, sempre que desejar viajar tera de fazer uso do seu passaporte, a menos que seja para Espanha ou França,

      • o titulo de residencia serve sim para sair do pais e voce pode permanecer em qualquer pais que seja parte do acordo sem se registrar ,por um periodo de 3 meses apos o qual vc tem que se registrar como residente, que no caso da sua residencia nao ser permanente vc nao pode fazer a menos que esteja acompanhando alguem que possua residencia permanente. mas para estar durante o periodo e 3 meses podes sem nenhum problema em absoluto

      • se for um ezemplo para espanha sim podes porque ja fui,de aviao mas por ezemplo fui a andorra e me barrarao na frontera disserame que tinha que ter o passaporte acompanhado

  62. Boas, eu tenho uma duvida! estando no brasil como turista. é possivel receber documentos autenticados pelo consulado do brasil atravez de procuração ?

  63. Olá boa noite! sou brasileira e namoro um português há um ano, quero ir morar e me casar em portugal com ele, como faço para ter residência fixa lá? E para eu entrar em portugal o visto que tenho que tirar é o de turista? Desde ja agradeço pela resposta.

  64. Ola janaina, o facto de namorar um portugues ha um ano, não lhe da qualquer previlegio, para se legalisar voce tem de estar em portugal, tem de trabalhar com descontos legais no minimo 6 meses, tambem pode ser que depois de voce estar aqui em portugal o seu namorado possa fazer um termo de responsablidade por voce e legalisa-la.

  65. ola! a quem puder responder a minha pergunta eu agradeço eu sou Brasileira, vivo em Portugal desde 2006 estou a 7 anos ilegal no pais, mas me casei a duas semanas, com um cidadão Portugues, nao tive dificuldades para casas, apresentamos nossoas documentos, e recebi em casa a visita do sef, que costataram que viviamos juntos ha alguns anos, o sef autorizou na boa, depois de me encher de perguntas , [ claro ] casamos, e agora vou dar entrada em minha residencia, tenho muitas duvidas em relaçao a multa que terei de pagar, nunca fiz descontos. obrigada pela atençao. Maria.

  66. Somente o SEF podera decidir, se lhe vai multar ou não, e qual o valor da multa, segundo soube que qualquer ciddão estrangeiro ilegal que case com um cidadão nacional nao tem de pagar nenhuma multa, mas não referia ao tempo de ilegalidade.

    • eu agradeço, a resposta, e logo que eu der a entrada na residencia eu voltarei a postar aqui, quem sabe de alguma maneira posso ajudar alguem, se bem que cada caso é um caso. obrigada e bom dia.

      • Desponha.
        Sim faça isso, zservira para ajudar outras pessoas na mesma situação, ou em situações parecidas. Deus a abençoe, vai dar td certo.

  67. Olá Paulo e amigos, sou brasileira e meu marido é português, entrei com processo para obter o título de residência após o casamento aqui em Portugal e recebi o título hoje. O titulo foi entregue após 4 meses de espera mas valeu a pena. Resolvi postar aqui por 2 motivos, o primeiro é que estou muito feliz agora legalizada e o segundo é para que vocês que estão na mesma situação não desistam!! a dica é ler com atenção o que é solicitado, cumprir todos os prazos, juntar todos os documentos solicitados e boa sorte!! Andréa

  68. preciso ajuda, estou em angola com autorização vencida a mais de 4 anos, serei impedido de entrar em portugal visitar a minha filha que é portuguesa? Se pedir um visto, eles vão ver que tinha uma residência.será mau?

  69. Nada impede de entrar em Portugal, desde que seja somente para visitar sua família, o máximo que lhe podem exigir é que sua família lhe mande uma carta de chamada, ou algo parecido, e depois quando aqui estiver, se for de seu interesse trabalha com contrato durante seis meses no mínimo, e volta a se legalizar, não sei de quanto tempo era sua residência, se era temporária, talvez tenha que fazer todos os trâmites de novo, se for permanente, poderá somente renovar, mediante uma multa.

  70. Ola a todos !Eu tenho uma duvida e se alguem souber responder eu agradeço. Pedi a minha autorização de residencia atraves do casamento, eu estava irregular e paguei a coima minima e agora parece que vou receber o restante da coima apos o calculo dos dias que foram ultrapassados.
    No entanto preciso ir ao brasil prq a minha mãe adoeceu e preciso estar com ela uns 2 meses.
    Enquanto eu não recebo o restante da coima e nem a tal autorização posso ir ao brasil e voltar?sera que vou ter chatices na alfandega?

    • Se vc ainda esta casada pode até ter alguma chatice mais não podem impedir vc de entrar denovo se seu marido estiver la a sua espera,. se não tiver o marido a espera com certeza nem te deixam entrar.

  71. Boa noite. TEnho uma duvida, mudei de residencia, mas nao fui alterar no SEF (porto), e ja passou o prazo dos 60 dias, queria saber, qual e o valor da multa, caso so mude quando for renovar a autorizacao ?

  72. Boa noite a todos! Me chamo Silva sou Brasileira casada com um Português casada ja a 9 meses e estou a passar por uma fazer de turbulência para pega essa residencia, vou explicar um pouco eu vivo em Lisboa e Meu Marido trabalha na frança ja que aqui nao a trabalho, fiz o pedido da residencia depois de 3 meses de casada, e foi renegado pq meu marido trabalha em outro pais, e que erra para eu pedir a residencia no pais onde meu marido trabalha e eu nao quero so pedir a residência para me legalizar, pois eu ja tenho um grande vinculo com portugal e quero criar raízes com meu marido em portugal, pedi novamente e ja faz um mes que estou a espera, levei todos os comprovativos da ajuda que meu marido manda para pagar as dispersa,como aluguel, comida e gastos pessoas, tb levei o contrado de arrendamento e respondi todas perguntas que me fizeram, entao queria que me ajuda se pra quem e experiente para me fala se corro algum risco de nao pega ou se eu tenho alguma chance de pegar a residencia. de se ja agradeço pela atenção de tudo e da aqueles que tirou alguns minutos deo seu tempo para me responder, obrigada

    • Olá Soraya Silva,estou a passar o mesmo que você.. Sou Mocambicana casada com Português,já estou casada à 7 anos. Viviamos em Mocambique e devido as situacões lá eu vim para Lisboa e meu marido foi pra Inglaterra trabalhar(devido a crise aqui em Portugal)..Pedi a residência e meu pedido foi renegado porque meu marido não reside cá. Estou desesperada. Como ficou o seu caso? Se alguém aqui no fórum pudesse me ajudar agradecia.

      • Olá. Como ficou a sua situação? Porque não pediu a nacionalidade pelo casamento? Bjnhs
        NB: tbm sou moçambicana e pretendo viver em Portugal.

  73. Boa tarde, antes eu tinha o título de residência com passei a viver em união de facto c uma portuguesa consegui o cartao de residência valido por 5 anos. Nesse cartao não consta o meu NIF nem o n. Da segurança social. Existe algum cartao que eu possa ter com esses números? Obrigado, Rodrigo

  74. Boa tarde, me chamo luna gostaria de tira uma duvida estou ilegal no país a quase 5 anos mais me casei com cidadão portugues em 2011 mais so agora dia 5 de abril e que vou da entrada na minha residencia mais temos ter que paga uma multa muito alto pois cheguei aqui em 2008 mais me casei no civil em 2011 e so agora dia 5 de abril e que vou da entrada na residencia o meu passaporte e o novo o azul e la tem o dia que eu fiz em agosto de 2010 eu fui ao Brasil em Dezembro de 2011 e voltei em janeiro de 2012 entrei so com o certificado de casamento tenho um filho com meu marido mais temo ter que paga uma multa muito alto, e ainda não sei bem quais documentos leva! agradeço de coração alguem que me possa esclareço.

  75. OLA GENTE, VOU ESCLARECER AS DUVIDAS AQUI, SOU CASADO COM CIDADAO PORTUGUES, EU POSSUO ESTE CARTAO AI, E DIFERENTE UM POUCO PORQUE ME CASEI NA ALEMANHA, ENTAO EU VOU ESCLARECER AS DUVIDAS DE VOCES:

    1: SE JA TENS ESTE DOCUMENTO, PODES CIRCULAR PELA EUROPA SEM PREOCUPACAO DE COMPROVAR RENDA, NADA, POIS AGORA VOCE E UM RESIDENTE EUROPEU, POIS ESTE CARTAO DE RESIDENTE, LHE DA OS MESMO DIREITOS COMO UM CIDADAO PORTUGUES,VOCE NAO PODE SER DISCRIMINADO POR ISSO, MAS DEVE ESTAR MUNIDO DE SEU PASSAPORTE BRASILEIRO, APRESENTE-O SE PEDIREM.

    2: EM RELACAO A COMPROVACAO DE RENDA, VARIA DE CADA PAIS, MAS, SE MORAS COM OS SOGROS ISTO JA LHE VAI AJUDAR A COMPROVAR MENOS MEIOS DE SUBISITENCIA.

    Se possuirem duvidas so me contactarem:

    torresjeferson13@aol.co.uk

    • sim pode circular por qualquer pais desde que nunca tenhas nem um tipo de problemas,e apenas podes circular mas trabalhar apenas no pais de residencia
      pois tenho residencia de espanha e franaca e vivo em portugal
      e nao tenho direito a trabalhar ca

  76. bom dia
    ola paulo sou casada com um portugues desde 2007, e sempre morei em portugal e trabalhei em uma empresa ae durante uns tres anos com recibos verde, entretanto adoeci em 2011 e no polivalente acharam k era cancer e minha mae se desesperou aki no brasil, ela tem 80 anos portanto tive k vir fazer o tratamento por cá, agora depois de nove meses de tratamento, graças a DEUS nao era cancer mas era uma doença mt perigosa , eu sarei tenho o doc do medico dizendo k estou curada, e vou voltar para portugal pk meus sogros estao mt doentes e meu marido tbem, entretanto meu marido esta desempregado e eu nao vou levar grandes economias, alias uns 200 euros somente, pois moramos com os pais dele ae em portugal, meu cartao de redidencia vence em junho de 2013 terei algum problema por estar ausente do pais a 1 ano e 5 meses? tenho todos os documentos do hospital polivalente comigo inclusive o pedido de biopsia na época, k acabei fazendo ca no brasil, por favor me esclareça pois meu marido esta mt preocupado.

  77. POR FAVOR ALGUÉM PODE RESPONDER ESSA INFORMAÇÃO P MIM :
    sou casada com um portugues desde 2007, embora moravamos juntos antes disso desde 2005 , e sempre morei em portugal e trabalhei em uma empresa lá durante uns tres anos com recibos verde, entretanto adoeci em novembro de 2011 e no hospital em lisboa acharam k era cancer e minha mae se desesperou aki no brasil, ela tem 80 anos portanto tive k vir fazer o tratamento por cá, agora depois de nove meses de tratamento, graças a DEUS nao era cancer mas era uma doença mt perigosa , eu sarei tenho o doc do medico dizendo k estou curada, e vou voltar para portugal pk meus sogros estao mt doentes e meu marido tbem, entretanto meu marido esta desempregado e eu nao vou levar grandes economias, alias uns 200 euros somente, pois moramos com os pais dele ae em portugal, meu cartao de redidencia vence em junho de 2013 terei algum problema por estar ausente do pais a 1 ano e 5 meses? tenho todos os documentos do hospital polivalente comigo inclusive o pedido de biopsia na época, k acabei fazendo ca no brasil, por favor me esclareça pois meu marido esta mt preocupado

  78. como assim achas k nao, liguei no consulado portugues e els disseram k não há problema algum, pois sou casada, nunca me ausentei de portugal por tanto tempo e dessa vez tenho ca comigo todos os documentos do hospital qnd comecei tratamento por la e vim ao brasil tratar-me e graças a DEUS, depois de 10 meses estou curada.

  79. boa tarde a toudos!!! sou portugues estou em frança casei faz 7meses tanho uma filha quero trazelas para aqui alguem sabe o quehe preçiso fazer como papeis? o aonde me posso informar me? o se conheçem um bom adevogado? eu sei so podem ter os papeis au fim 3 anos eu reziteis ja o casamento o conselado mas queria trazelas ja para aqui obrigados a toudos se poderem me ajudar

  80. Ola boa tarde,. Sou Brasileira e Tenho um cartao de residencia valido por 10 anos, ja tive o de 5 anos, por casamento com um portugues, acontece que quando pensei em pedir a nacionalidade o marido me pediu o divorcio, no entanto sou divorciada ca e ainda casada no brasil, ja pensei em pedir a nacionalidade mas tenho receio de o sef saber e me tirar a residencia., Entao a minha pergunta é o seguinte : sera que com esta autorizaçao valida por 10 anos eu posso trabalhar em outro pais tipo Suiça ?? é que tenho proposta de trabalho la. Se alguem souber por favor responda. obrigada.

  81. Ola boa noite. Eu sou brasileira casada com portugues e renovei minha residencia atraves dele, no dia 11 -09 e ja fez um mes e ate agora nao chegou,por favor alguem sabe me dizer quanto tempo demora? Obrigado.

  82. Boa tarde
    Sou casado com uma cidadã Portuguesa, e vivemos e Luxembourg, e atraves do nosso casamento, adqueri o cartao de residencia com validade de 5 anos. O cartao de residencia ja passou o prazo da validade e ja fiz o pedido de Nacionalidade a quase um ano, e até entao nao disseram-me nada. O problema é que a minha mae vem de S. Tomé e principe para fazer uma operaçao em coimbra e eu gostaria muito de poder acompanhar ela nesse momento. Mas nao sei se posso viajar com o Cartao Residencia fora do prazo de validade.
    Sou legal em luxembourg, com residencia fixa, trabalho fixo a 4 anos e com documento luxembourgues em dia, será que posso viajar de aviao?
    Agradeço a vossa compreensao e aguardo atentamente uma resposta
    Obrigado

    • Boa Tarde Jaylson, como ainda não tens nacionalidade europeia , o único documento valido para viagem é o passaporte valido. Podes levar outros documentos e caso seja questionado , apresente esses outros. E também viagens dentro da europa de avião não passa por nenhum controlo, apenas o de rotina ..portanto esteja descansado. e boa viagem. Ah não se esqueça de levar outros documentos mesmo com a data vencida. Quanto ao titulo de residência tens até 6m depois da data para renovar. Eu já passei por esta situação e correu tudo bem.

    • Ola bom dia Ketley. Que eu saiba não é preciso. só precisei da carteirinha de inscriçao do consulado quando solicitei o estatuto de igualdade e direito (caso a sua nacionalidade seja brasileira). Mas é sempre bom estar inscrita , nunca sabemos o dia de amanhã. ( podes fazer isso a partir de casa. vá ao site consulado lisboa e saiba mais… ) boa sorte .

  83. ola , gostaria que me ajudassem, meu esposo estava aqui em Portugal comigo, estavamos sem visto, so de turista, teve q ir ao Brasil, na volta o sef mandou ele de voltar ficar 3 meses la, agora estou tirando o meu visto, com o reagrupamento ele consegue vir antes de terminar os 3 meses, que sera dia 31 de janeiro.

  84. Olá.. sou brasileira, casada com um português já estou próxima a completar 3 anos, mas antes de ir casar fui ao SEF me informar de como proceder, e não fui informada sobre o tempo que poderia dar entrada na AR sem pagar nada, enfim, quando tive 300€ fui lá, mas queriam me cobrar 400€ pela residencia. Por fim, acabei por sair de lá sem dar entrada no processo. A minha dúvida é: Ao completar 3 anos de casada, consigo fazer o pedido da cidadania mesmo sem ter a residencia? Ou vou ter de pagar 400€ da residencia e 250€ da cidadania tudo de uma vez? Ou vou ter de tirar primeiro a AR e só depois de algum tempo pedir a cidadania?
    Agradeço imenso que me ajudem, desde que casei, por falta de informação fiquei perdida. Obrigada

  85. BOA TARE
    SOU BRASILEIRA E TENHO UMA PEQUENA EMPRESA EM LISBOA. DIA 07.11.2012 FIZ MEU PEDIDO DO CARTAO DE RESIDENCIA PAGUEI A MULTA
    E ME DISSERAM QUE SAIRIA ENTRE 45 DIAS A 6 MESES. E JA ESTAMOS
    NO DIA 02.01,2014 E AINDA NAO SAIU FUI SABER O QUE ESTA ACONTECENDO E SEMPRE ME FALAM QUE ESTA FALTANDO PESSOAL.
    ALGUEM PODERIA ME ESCLARECER O QUE ESTA ACONTECENDO???
    POIS JA NAO COMPREENDO MAIS NADA. OBRIGADA
    LUZIA

  86. Olá, boa tarde!
    Sou brasileira e moro em Portugal há 9 meses. Hoje descobri que estou grávida do meu noivo que é Português, mas infelizmente, não temos informações de como proceder com esta situação (legalização e outros direitos). Se alguém nos poder ajudar com mais informações, agradecemos IMENSO.
    Obrigada desde já.

    • Quando eu precisei de aconselhamento jurídico relacionado com o meu visto fui ao Centro Nacional de Apoio ao Imigrante ( CNAI ) em lisboa, la obtive toda as respostas que eu precisava e quais as providencias que eu devia tomar. Por isso aconselho a todos que tenham duvidas entar em contacto com eles e fazer uma marcação, o aconselhamento é gratuito.

      http://www.acidi.gov.pt/

    • Primeiro tem de comprovar união de facto (Junta de Freguesia/Conservatória) ou casar (Conservatória). Depois providenciar o cartão de residência (SEF). Quando o bebê nascer, tirar o BI e o passaporte português primeiro, depois providenciar o brasileiro, se quiser. Sempre quer sair do país com a criança, tem de levar consigo uma autorização de saída, autenticado, do pai, se ele não for junto com vocês. se não fizer isso, pode voltar para Portugal. Em 9 meses você já não tem mais o visto de turista e está ilegal. Se tiver emprego, pode levar os documentos da segurança social e contrato para tirar o visto. Se não tem emprego, tem que ser por via do casamento ou, não tenho certeza se é válido, união de facto. Mexa-se rápido em direção à sua legalização, porque a criança vai precisar de coisas que fica mais fácil quando se estar legal. Nomeadamente referente ao parto e aos serviços médicos num centro de saúde.

    • Ola.
      Também sou brasileira e passei pelo o mesmo que você.
      Fiquei grávida tinha meu visto caducado.
      Então fui ao registo civil, para dar entrada no processo de casamento, eles me pedirão minha certidão de nascimento passada pelo o consulado português no Brasil. E a certidão tem ser recente não pode ter mais que 6 meses depois de ser emitida.
      Mandei para o consulado no rio de janeiro eles fizeram a autenticação e mandaram para minha casa aqui em Portugal.
      Depois disso vc tem que ir ao consulado brasileiro em lisboa tirar um certificado de nacionalidade basileiro, não precisa agendar horário.
      E depois de ter feito isso vai ao registo e dar entrada.
      Mas como voce esta grávida de um português e vai ter uma filha portuguesa o sef não te põe para fora.
      Depois de vc casar vc agenda um horário ao no sef para pedir o cartão de residência temporária. Mas detalhe como estas ilegal vai ter de pagar uma multa eu paguei 250,00.
      Para o cartão de residência vc vai precisar levar a certidão de casamento, mais o teu passaporte e vais de um certificado de residência, vc tira esse certificado na junta de freguesia onde você mora. E o seu marido so precisa levar o cartão cidadão. Depois disso vc sai de la com o cartão de residência valido por 5anos.

    • Sim todos os imigrantes estejam legalizados ou não pode entrar em contactos com eles. Eles apenas orientam como vc deve proceder e quais orgãos vc deve se dirigir , mas isso poupa imenso tempo e chatices de burocracia prq vamos aos locais certos e com os documentos certos.

      • Ola pessoal, Tenho residencia de 5 anos, mas vai vencer agora em maio. Ja nao estou mais morando com meu ex. Vim pro Brasil tem 1 ano e 5 meses. Mas nao me divorciei ainda. Posso entrar em Portugal ainda????? E quando vencer voy ficar ilegal????

  87. Olá,por favor me responda,morei em Portugal de 2000 a 2007,consegui a residência temporária,fui pra Londres hj vivo no brasil,será que consigo renovar ainda essa residência ou ate pegar outra?quero morar nos estados unidos,e tlvz seria mais fácil entrar lá.ou quem sabe conseguir o passaporte português

  88. sou húngara e resido em Portugal a 16 anos, tenho c. residência permanente, o meu bi e passaportes hungaros caducaram e eu tenho viajem marcada para 23 do 7 de 2014 para a Hungria para tb resolver os documentos, posso viajar de avião para a Hungria so com o cartão de residência? obrigado

    • Olá! Infelizmente não. Este documento é válido somente em território português. Se fosse o cartão cidadão poderias. Cartão de residência, não.

      • ola sou brasileira e moro em portugal nao tenho residencia so tenho o passaporte estou gravida sera que tenho direito de receber o abono pre natal para as gravidas

  89. boas
    o meu filho nasceu em portugal e tem documento portuguesa e eu sou o pai e estou ilegal á 2 anos é possivel ter documento atraves dela?
    .mais uma questão…..é possivel renovar a residencia sem contrato de trabalho……tipo só com o termo de responsabilidade..irs…etc ???

  90. ola,venho aqui expor o meu problema o qual me anda a tirar o sono e a paz interior agradeço por favor que me ajudem com todo o tipo de informações que tenham para me dar ,e situação e a seguinte estou em Portugal vai fazer um ano estou (ilegal) pois meu ex patrão me enganou sem contrato sem recibos de ordenado nada que me valesse a pena e no fim fui despedida entretanto me juntei com um português vivemos juntos e estou gravida , a questão e a seguinte tenho que fazer o que para ter dto ao pré natal se e que tenho dto será que o numero de segurança social do meu marido pois vivemos maritalmente da para colocar no meu nome ?
    será que a através da gravides fica mais fácil a minha situação ou só piora ? será que corro o risco de ser exportada mesmo assim ? por favor eu e meu marido estamos sem qualquer tipo de ideias ,rumo em relação ao que fazer pois e agora a situação piorou pois já estou gravida de 4 meses e estamos sem qualquer tipo de ideia para ter tudo direitinho agradeço a vossa atenção e ajuda abraços

    • e assim direito a saude todos nos temos,desde que possamos pagala,mas mesmo que nao possamos pagala no ato em qualquer parte do mundo sao obrigados a te atender porque e contra etica medica deixar uma pessoa a mingua,pois se isso acontecer e uma pessoa tiver algum problema serio o medico que deixa de prestar assistencia pode ter o mandado casado ou ate mesmo prisao por nao prestar socorros ,muitas pessoas nao sabem.e eles se aproveitam disso,e com quatro palavras mandao um pra casa chorando.se voce for em qualquer emergencia e dizer isso que se algo de pior le acontecer voce vai prestar uma denuncia ao conselho de medicina ja vera que todas as portas se abrem
      pronto mas se voce quer ter medico em portugal e nao tem residencia e assim alguem tem que ir com voce nas financas e se responsabilizar pelo seu numero de contribuinte alguem portugues em seguida voce vai ao posto de saude e se escreve sem nem um problema e paga o mesmo que qualquer portugues digo tudo isso por esperiencia propia.so que voce indo a emergencia sem contribuinte voce vai pagar algo como 118 euros so numa consulta te cobrarao como turista e voce pode mandar a fatura pra sua casa para pagar depois e se tiver o contribuinte pagara tal e qual qualquer portugues boa sorte

  91. Ola
    Você tem direito sim a assistência medica nos hospitais.
    No meu caso eu paguei as consultas e tive bebe no hospital fui isenta de tudo. Mas vc não tem direito a segurança social, so tem direito quando arranjar um trabalho e fazer desconto.
    Eu estou casada tenho cartão de residência e não tenho direito a segurança social pq nunca trabalhei ca em Portugal.
    O que eu tenho e médico de família pq meu marido tem.
    Se o seu marido tem médico d familia,vc tera médico, mas so depois de casar.
    Mas não se preocupe que a sua filha tera direto a tudo. O sef não vai te deportar,por causa da criança, se acontecer deles te controlar ,eles vao te dar um tempo para vc se legalizar.

  92. Olá,alguém aqui com experiência no processo de aquisição da nacionalidade portuguesa por efeito de casamento?? Quero dar entrada no processo e gostaria de saber mais alguns detalhes. Quais os documentos necessários, quanto tempo leva para darem uma resposta depois de feito o pedido,etc.. Agradecia a vossa ajuda e sugestões..

  93. sou brasileiro casado com uma romena em portugal tenho direito a nacionalidade portuguesa só se ela pegar primeiro a nacionalidade portuguesa? ou posso ter a nacionalidade mesmo ela não tendo?

  94. ola boa noite , li esse site e gostei, acho que alguem aqui pode me ajudar . meu nome é vania . minhas 3 ultimas residencias foi atravez de contrato de trabalho , agora tive meu filho e quando ele nem tinha 1 aninha fui pra renovar e fiz uma carta com a orientaçao do sef que renovarei atravez do meu filho , como nao tava a trabalhar por causa da gravidez nao tinha rendimento , hoje ele esta com 3 anos e vence em janeiro , vivo com o pai dele mas nao sou casada e meu filho renova atravez dele e eu atravez do meu filho . como faço para renova novamente ja que pra eles ainda nao estou atrabalhar ? pois nao declaro irs sei que tenho que me escrever no centro de emprego , e acho que tenho que pegar uma declaraçao quais quer nas finaças ? e se caso ate la nao viver mais com o pai do meu filho , ele precisa assinar? sera necessario de alguma assinatura dele . de algume puder me exclarecer isso agradeceria . abraço .. vania silva .. email para respostas .. s.f.f
    vanvandia@hotmail.com

    • Olá, você está em dificuldades financeiras e todas as suas tentativas de aquisição caem na água. Você foi negado o banco porque seu crédito não cumpre as normas? Você sonha de possuir sua própria casa, mas você foi negado uma hipoteca por causa de um crédito insuficiente? Seu negócio melhorou desde um ano. Você precisa de dinheiro para aumentar a sua atividade. Você tinha explicado atrasos no pagamento da dívida, um divórcio e a perda de emprego ou de outros. Isto não é uma situação por resolver porque você pode ter uma segunda chance de crédito específico. Quero apresentar o seu pedido de credores que estão dispostos a reavaliar sua solução financeira. Você pode se beneficiar do empréstimo do que variam de 3000 € a 780. 000 euros. Qualquer tipo de financiamento para um projeto bem definido, se você está na necessidade, por favor, sinta-se livre para entrar em contato com: pedro_miguel.fernadez@outlook.com

      • Ola bom dia tenho aqui umas duvidas sera que me podem ajudar? Fui por residência através do meu filho e gostaria de saber quanto tempo demora neste momento quando ligo para eles. Eles dizem que o processo esta em andamento nao sei o que isso quer dizer. Pedi a autorização em Portimão. E também gostaria de saber se com essa residência como é a primeira vez posso ir para Londres pk estou grávida e queria ter a minha filha la. Agradecia uma resposta

  95. ola gente eu chamo gelsom sou cabo verdiano casaei me com uma portuguesa so que sou estudante mas acabei ese ano meu curso euq ueria saber qual é o documento necessario para ela ter para que eu posa ter meu titulo de residncia e tem mas um aduvida ela vive com a tia agora em franca ela esta trabalhando no momento mais eu não como podemos fazer para que eu posa ter meu titulo de residencia Paulo Volkova

  96. Ola ja tenho a minha 2 residencia de 2 anos gostaria de saber se agora qdo eu for renovar de qtos anos eu vou pegar ou já poderei dar entrado no BI obrigada

  97. Ola ja tenho a minha 2 residencia de 2 anos gostaria de saber se agora qdo eu for renovar de qtos anos eu vou pegar ou já poderei dar entrado no BI e tbem gostaria de saber se posso casar com um brasileiro e posso ficar responsável por ele obrigada

  98. ola paulo estou no Brasil a 3 anos meu filho nasceu em Portugal EU E MINHA ESPOSA BRASILEIROS E NOSSA RESIDENCIA ESTA VENCIDA A 2 ANOS E ESTAMOS QUERENDO VOLTAR PARA PORTUGAL SERA Q VAO BARRA A NOSSA ENTRADA JA Q VIVEMOS 10 ANOS AI

  99. Olá! Estou em Portugal e possuo o cartão de residência. Meu marido e filhos estão aqui comigo desde setembro do ano passado. já deram entrada para fazer o reagrupamento familiar estando agendados. Saberiam me informar se posso viajar para Inglaterra com eles, depois que já tiverem dado entrada na papelada, mas antes de retirarem o cartão de residente deles? Por causa da burocracia já se passaram os 90 dias de turista. Obrigada!

  100. ola boa tarde a todos, gostaria de fazer uma pergunta porque fui renovar o meu cartao de residencia nao consigui dpois me disseram que vao enviar o meu processo para inspetor em lisboa para verificar da minha situacao.Agora gostaria de saber quanto tempo isso demora para ser resolvido?

  101. Oi alguem pode me ajudar? Nasci em portugal mas fui criada em cabo verde desde 1 ano de vida(a minha mae nao tinha 5 anos de residencia legal), vim para portugal a 4 anos com visto de estudo ,mas depois desisti de estudar,no entando estou ilegal e gravida de 6 meses ,morro a 2 anos e tal com o meu namorado que ja deu entrada na nacionalidade. Alguem pode me dizer kal o metodo ou os meios que devo seguir para conseguir a minha residencia? Obrigado
    Tb pd ser oor mail nunolopes151@gmail.com

  102. Olá bom dia ! Tenho o cartão residência permanente que vale por 5 anos emitido aqui em Portugal. Posso morar ou trabalhar em outro pais da união europeia ? E tbm se sou obrigada a trabalhar aqui e contribuír p o país. Muito obrigada

  103. eu estou inlegal desde dia 04/01 desse ano,eu já tirei uma vez todos os documentos pra casar ,mas eu não tinha completado os 09 mese de d ivorcio,mesmo assim a conservatoria deonde moro disse que o sef pediu uma declaração de bens no divorcio,bom resultado fiquei sem poder fazer nada,documentos venceram,já estou inlegal e agora vou tentar novamente dá entrada no casamento,só que liguei numa conservatoria do porto e me disseram o seguinte,traga as copias dos documentos do noivvo para mandarmos pro sef,só depois disso diremos a vcs se podem ou não se casarem…..oxe tou ficando maluca nesse pais,já gastei os cabelos da alma e nada se resolvem,alguém sabe alguma conservatoria aqui no porto que exige menos burocracia,gente meu marido vai a falencia desse jeito.

    • Boa noite preciso muito de uma informaçao por favor…
      alguem pode me ajudar se faz favor.??

      Bom eu estou a ir pra frança esta semana mas eu nao tenho documento portugues mas eu tenho um filho de 1 ano de idade e o meu filho tem portugues …..

      Mas a minha duvida que eu queria tirar è se atraves do meu filho com documento portugues conseguiria uma residencia em frança ….e tambem se eu consegueria ter ajuda por meu filho em segurança social com esse documento ou residencia ….

      Alguem que possa me tirar essa duvida se faz favor…

  104. Ola!

    Eu e a minha namorada que reside no Brasil pretendemos casar este ano. O que é preciso para o casamento acontecer em portugal:
    – Documentos meus e dela?
    – É preciso ser autenticado la no Brasil caso seja dela os documentos?
    – Se tudo tiver entre os conformes posso ir ao registo civil marcar a data?
    – Tenho que ir ao meu consulado de portugal dar entrada que ela vai casar comigo?
    – Se depois de casado ela e obrigada a ir para Brasil por causa do visto de turismo ou tenho que pedir em portugal um visto permanente para ela?
    – O que preciso para ela tirar os documentos de ca (seg. social, medico, contribuite, bi)?

    • Logo de inicio vc pode pedir um número de contribuinte pata ela.desde que vc seja o responsável por ela,depois vai na junta da freguesia pede uma declaração de residência leve ao posto de saúde e ela já tem direito a médico, depois de casados reuna seus 2 último recibo dê pagamento de salários. Comprovante de residência, certidão de casamento.seu b.i.de preferencia os comprovantes de residência em seu nome.tipo conta de luz . arrendamento de apartamento. E vão ao sef depois ao consulado do br transcrever o cadamento pra vc ter direitos no br.boa sorte

  105. Se ela for divorciada tem de pedir certidão de nascimento dela com averbamento do divorcio ns certidao,essa certidao tem de ser autenticada no consulado de portugal em sp ,certidão válido por 6 meses.ela precisa do passaporte. Certidão. E vc seu bilhete de identidade, comprovante de residência.

  106. Olá Daniel Filipe Silva!
    O meu caso foi exatamente o seu, mas ao contrário…sou brasileiro e vim casar com minha namorada aqui em Portugal e hoje peguei meu cartão de residencia que vale 5 anos…no SEF 🙂

    Precisará do seu B.I

    Para casar eu precisei de…
    Precisei trazer do Brasil uma certidão de nascimento com menos de 6 meses de expedição e reconhecida no consulado de Portugal no Brasil que fiz em curitiba…(paguei 50 reais para reconhecer meu documento).

    Fiz em Portugal…
    Certificado de Inscrição Consular (carteirinha feita no consulado do Brasil em Portugal);
    Fotos tipo passe a cores
    Certificado de Registo Criminal ( feita no consulado do Brasil em Portugal ); paguei uns 20 Euros..
    Casei na conservatoria de Oeiras…fui e agendei…paguei 120 euros.
    marcaram um dia para fazer uma entrevista noivo e noiva,para comprovarem e terem certeza que é um casamento real , foi com uma Juiza que foi super legal conosco…enchem de perguntas quase um teste para ver se as respostas batem 🙂

    feito isso recebemos o Aval e marcamos uma data para casarmos com 2 testemunhas…meu sogro e sogra no caso.

    depois com o documento de casamento em mãos fui fazer o cartao de residencia junto ao SEF e demorou 5 meses para sair o meu…

    precisei de comprovante de morada ( no meu caso,casa do meu sogro e levei uma copia da escritura da casa e uma carta dele com assinatura autorizando morar aqui)
    documento do casamento
    fotos
    passaporte
    numero de contribuinte ( que minha mulher fez para mim quando cheguei em Portugal nas finanças)

    Boa sorte!!

    • Ola, boa noite! Estava vendo seu comentário e estou nessa mesma situação. Já estou casada desde de julho e tenho agendamento em Novembro deste, a minha dúvida é o seguinte: paga alguma taxa no sef para fazer o cartão?

      Aguardo o retorno,

      Obg.

    • Olá, estou passando por esta situação agendaram um dia parabéns meu noivo de irmos a conservatória . Pediram para elevar o passaporte brasileiro e o RG. E este o Procedimento?

  107. Será que alguma pode me ajudar? Tenho nacionalidade Portuguesa adquirida por casamento, meu Filho tem o cartão de residência, só que ha 9 messes meu Filho esta estudando em inglaterra e a renovação do cartão dele foi negada, o meu medo é que Viajo para o Brasil em agosto e não sei she podem impedir meu Filho de voltar comigo, ele não pode ficar illegal ja que é menor e morou mais de 5 anos em Portugal

  108. Ola!, sou portuguesa e a minha filha, mas meu marido es extranjero, temos 13 anos de casados, atualmente moramos em Centroamerica, queremos ir a viver a Portugal. Como meu marido pode ficar legal em portugal?, Como pego o cartão de residencia do meu marido se chego desempregada?. Como posso cumprir com o requerimeto b) Comprovativo dos meios de subsistência (declaração de IRS atualizada), Tenho nro de contribuinte mas não declaro em finanças, porque desde menina moro fora do pais, fui criada en latinoamerica. pode me ajudar?, meu casamento esta presentado ou registrado numa conservatoria civil de setubal, obrigada.

    • Ola chinix, deves pedir a algum familiar teu que se responsabilize peoo teu marido, essa pessoa è q entregará o irs, subsistência e termo de responsabilidade, tens è q tirar contribuinte, segurança social e utente de saude p ele

      • eu tenho número de utente,fui as finanças junto com meu marido que é meu responsável,peguei número,depois fui a junta da freguesia pedi uma declaração de residência,depois fui ao posto de saúde e já tenho meu utente,mais a segurança social me disseram que só qd eu tive residência,me casei dia 24 de julho e dia 11 vou ao sef pedir,se vc tá desempregada ai complica tudo,pq eles lá no sef me pediram além da declaração de residência,irs,3 últimos recibos de pagamentos de salario,contrato de trabalho do meu marido,declaração patronal da entidade onde ele trabalha,copia do b.i.CONTRATO DE ALUGUEL,,,meu passaporte,e 2 fotos minha e 2 dele,bom reuna tudo isso e vão ter com algum mediador,depois eles marcam para vc ir ao sef mesmo,pq antes vai ao cnai ,ufa espero ter ajudado

      • Faby, a menos que consigas um trabalho de prestação de contrato como trabalhor independente a recibos verdes, não consegues inscrição na social,mas ouvi dizer que no esclarecem melhor

  109. ainda pedem também a certidão de nascimento com menos de 6 meses que foi emitida ,se a de vcs tiverem mais de 6 meses tratem de tirar uma segunda via

    • ola Eliane,não é necessário casar e muito menos teres alguém responsável, basta apenas que proves que te podes sustentar sozinha cá e que tens morada fixa

    • ola Eliane,não é necessário casar e muito menos teres alguém responsável, basta apenas que proves que te podes sustentar sozinha cá e que tens morada fixa,ah e claro que os teus rendimentos são superiores ao ordenado minimo.

  110. ola tudo bem..eu vivir em portugal 12 anos e tive que voltar para o brasil e a minha autorizaçao de residencia de portugal venceu em 2012.. como eu faço para renova-la..estou querendo voltar para portugal.. obrigado

  111. Ola boa noite pessoal ,morei em Portugal desde 2007 ate 2012,,,tirei minha primeira autorização de residência ,eu vim em bora para o Brasil em 2012 e não cheguei a renovar ,,,venceu,,, como eu tenho que fazer ,,sera que eu posso renovar,mesmo vencida?,,,eu tenho o numero do contribuinte… sera que tenho direito de renova~-la ..pois venceu em 2011…por favor alguém pode me ajudar..?

  112. Ola pessoal

    Ajudem-me

    Sou Moçambicana e estou cá em Portugal a estudar, tenho a autorização de residência mas não permite exercer qualquer actividade profissional. (trabalho a recibos verdes)

    Namoro um Português e decidimos que vamos casar este ano, para o casamento não há duvida nenhuma a conservatória só pediu o cartão de cidadão dele e a minha certidão de nascimento e a certidão de capacidade matrimonial (penso que é assim que se chama)

    as minhas duvidas começam aqui, depois do casamento que passos devo seguir?
    já tentei obter várias informações no SEF mas cada técnico que me atende diz-me uma coisa diferente.

    1. Após o casamento que documentos peço ao SEF? nova autorização de residência permanente? e o cartão de união europeia ( este cartão foi a ultima pessoa no SEF que me atendeu que disse que tinha que pedir) e com esta nova autorização já posso trabalhar? sendo casada?

    2. A nacionalidade só posso pedir depois de 3 anos de casada certo?

    3. Tenho um filho que não é do meu noivo, neste momento esta no meu país com os meus pais, (trabalho a recibos verdes e não é suficiente para provar ao SEF que tenho meios de subsistência e não o podia trazer, tinha que ter um contrato de trabalho para eles darem-me a autorização de trabalho) e queremos que ele venha logo para cá assim que nos casarmos. O que é preciso ou como devo ou se já poderei pedir o reagrupamento familiar?

  113. Boa tarde, sou brasileira e meu noivo Português semana passada demos entrada no processo se casamento civil em Portugal, mas meu visto venceu tem três meses… moro na casa dele. Gostaria de saber se sabem quanto tempo leva esse processo de casamento agora estamos aguardando a documentação que deve ter sido enviada ao SEF, também gostaria de saber se o pessoal do SEF vem a vossa casa ou se temos de ir até la quando entrarem em contato connosco e minha duvida principal e em relação ao tempo, se demora muito.Desde já agradeço.

    • olha a mim eles ligaram ,não vieram cá em casa,se as perguntas que eles fizerem a vc baterem com as que fazem ao seu noivo,se forem iguais ,dá certo sim e em menos de 8 dias eles aprovam o casamento,comigo foi assim,perguntaram quem pagou as minhas passagens,hospedagen essas coisas ,não sei se eles já ligaram a vc ou foram ai,portanto combinem os dois certinho pra dizerem a mesma coisa,boa sorte

  114. Gente alguma brasileira casada com cidadão português foi para Inglaterra?o que foi preciso? pq meu marido tá trabalhando lá e eu quero ir para junto dele,só que entrei no site e lá mostra que tem um consulado britânico em vila Nova de Gaia,fui só que não existe mais consulado inglês aqui no porto só em Lisboa,bom se alguém souber algo e poder me ajudar ,desde já agradeço,é pq me disseram que preciso de um visto,estou indo só.

    • Ele tem que entrar com vc, Faby.
      Dando entrada fora do Reino Unido não tem custos. Mas ele precisa ter o NIN, renda anual mínima de 18.900£, residência, certidão de casamento traduzida para o inglês e oficializada em cartório/notariado. Entra no site gov.uk, procura o visto adequado pra vc, preenche o formulário, faz o agendamento online, e pronto. De acordo com o site o resultado do visto sai em até 20 dias.
      Se vc der entrada estando no Reino Unido o processo é igual, mas vai te custar entre £685 e £1200.
      Eu ainda não dei entrada no meu pq meu marido ainda não tem emprego. Só sei os critérios, não consigo te dizer timtim por timtim o que fazer, já que não fiz ainda.
      Bjs e boa sorte.

  115. Olá queria perguntar meu marido não tem nacionalidade portugues mais reside em .Portugal será que eu tenho direito a um visto para entrar em Portugal.

    • olá Tairine, podes vir com visto temporário, ou então o teu marido pode pedir reagrupamento familiar e depois adquires a residência por através dele

  116. Gente me ajudem por favor sou angolana meu marido que eu casei por procuracao e caboverdiana e possui cartão de residencia em Portugal.Sera que eu tenho direito para entrar em Portugal com um visto temporário .Me ajudem por favor 😔😔

    • Tairine podes sim, se queres cá viver com teu marido, ele só tem que pedir reagrupamento familiar e tu pedes um visto de residência no consulado portugues

  117. Olá preciso de ajuda. Sou português a trabalhar em Angola a 6 anos. Entretanto conheci a minha mulher que é Angolana e temos 2 filhos com dupla nacionalidade e 2 enteados (filhos de outro relacionamento dela). Agora decidi regressar para Portugal junto com a minha família. Ainda não somos casados. A minha mulher e os meus enteados vão viajar para Portugal com um visto ordinário. Assim que chegarmos a Portugal quero poder legaliza-los. Como devo proceder? Que documentos devo tratar aqui em Angola da minha mulher para levar? Obrigado.

    • Fernando, podes pedir reagrupamento familiar e ela ja vai com o visto especifico, agora tb podes pedir isso em PT, ela tem q levar apenas registo criminal de AO ja devidamente autenticado, caso os filhos sejam maiores de 16 tb precisam de registo criminal o resto tratas em pt, se pretendem casar em PT isso é outra coisa

  118. Gente!Me ajudem meu marido e cabo-verdiano reside em Portugal.Ele quer que eu va de feria.Sou angolana.So que estão a me dar bue de dor de cabeca eu quero so ir de feria.So que eu não quero residir.Em Portugal porque mais tarde vamos viver em África do Sul.Ele trabalha e efectivo no trabalho dele.Tem desconto segurança social também tem um apartamento alugada, enviou extrato bancário, comprovativos de aluguer de apartamento ,3 ultimo recibo de vencimento ,e de pagamento de renda junta freguesia, e 1 termo de responsabilidade.So que estou com medo de eles não me darem um visto temporário porque antes de nos éramos casados.Recusaram o pedido de visto.Me ajudem por favor porque estou com medo de me recusarem o visto de novo .Para além de somos casados.😔😔😔😔

    • TARINE CABRAL ,BOA NOITE.SE VC VAI DE FERIAS PRA PORTUGAL QUAL É O SEU MEDO,VC TEM DIREITO DE IR E VIR.TIRA SEU PASSAPORT E VAI COMO TURISTA,TENDO O DIREITO DE FICAR LA 9O DIAS..,COMPRA SUA. PASSAGEM,QUE JA VEM COM UMA ESTADIA EM HOTEL.VC NAO PRECISA FICAR NO HOTEL E DEPOIS VOLTA ,ANTES DE TERMINAR OS 90 DIAS. SE VC NAO TIVER DOCUMENTAÇAO BRASILEIRA AI SIM VC CORRE UM RISCO . BOA SORTE E CORAGEM

  119. Ola Boa Tarde eu sou Brasileira, casada com um Portugues, ja vai fazer quase 2 anos, mais como eu me casei e fui par ao Brasil e voltei, em Agosto, então demorei quase 3 mese para pedir, a minha residencia, então em novembro fiz minha marcação para dezembro, e hoje faz 17 dias, mais eu queria saber o seguinte, eu tenho um recibo, onde consta que fiz o pedido de residencia, e com esse recibo, ja fui me inscrever no centro de saude ja tenho medico e tudo, o que eu queria sabe mesmo e se posso trabalharm, ate eu receber o meu cartão, quando fui la epoca uma mulher falou que eu não poderia trabalhar que meu esposo, tem que me sustentar, mais no momento meu esposo trabalha e ganha 650 euros, e queremos sair da casa da mãe, dele pois queremos nossa privacidade, então como os meus sogros são as pessoas, que esta a me sustentar, o meu esposo a mulher colocou que ele estava no centro de emprego, mais ja tem emprego, e eu queria saber se posso trabalhar, com esse papel esse recibo, que tem ate um numero nele, e o meu nome morada, e carimbo, allguem poderia me ajudar a dizer, se eles estão demorando a entregar o cartão e se eu posso trabalharm ficarei grata pela resposta..

    • Ola, você n pode trab com esse recibo. O cartão demora entre 2 meses a 2 meses 15 dias a chegar . se tiver tudo em ordem com você.. Esse foi o prazo da chegada do cartão da minha esposa

      • Orbigada dsbro pelo comentario fiquei esperando pessoas, me responde e voce por rapido, pois e eu liguei para eles pergunteio ai eles disse que seria bom eu esperar o cartão chegar mais que se alguem gostasse de mim, poderia me contrar mais tudo na ordem certa se fosse tudo dreito poderia trabalhar e não averia problemas nem um mais caso não fosse tudo certo poderia dar problemas, mais vou esperar o cartão fiz o pedido dia 11 dezembro se chagar nesse prazo que voce disse, 2 meses e 15 dias chegara no final do mes de fevereiro..

    • Ola Maria gostaria de saber se quando voce recebeu o papel tipo um recibo quando foi fazer o seu cartão de residencia voce pode trabalhar, pois eu fui la no sef e eles me pediu para esperar 3 meses çara ter o cartão e queria saber se eu posso trabalhar nesse periodo ate o cartão chegar, ou so poderei trabalhar quando tiver o cartão e queria saber mais sobre a legalização, isso que fala e nacionalidade ou cartão de residencia..

      • Ola, você n pode trab com esse recibo. O cartão demora entre 2 meses a 2 meses 15 dias a chegar . se tiver tudo em ordem com você.. Esse foi o prazo da chegada do cartão da minha esposa

  120. Boa noite Paulo eu vou me casar em agosto no Brazil e depois queria trazer a minha mulher para o meu lado
    Mas a informação que me deram foi que era nessessario estar casado a mais de três anos
    Mas foi me dito que casando no Brazil e trazer toda a documentação já preparada seria mais rápido
    Eu queria no mínimo casar no Brazil e queria ter aqui a minha mulher legar para ela poder ter uma vida normal nem que fosse com um visto enquanto aguardamos fazer os 3 anos de casados para depois fazer o pedido de dupla nacionalidade

  121. Desculpe lá tar a incomodar mas queria saber uma coisa e assim eu tenho 16 anos e tou grávida de 6 meses e gostava de viagar para angola para ir morar lá e queria saber que documentos tenho que tratar eque ducumentos tenho que levar

    • Olá Jessica como es menor tens de ter um adulto responsavel por ti lá e caso pretendas estudar la tens de levaruma declaração da escola ou certificado de habilitações devidamente reconhecido pelos negócios strangeiros e consulado angolano e vais ao consulado, se angolana ou com dupla nacionalidade so tens q levar isso e mais nada tratas do resto lá

  122. Boa tarde, alguém sabe me dizer se é normal a demora na entrega da residencia,já estou ficando preocupada, fui ao sef dia 11/12/2015 e estava tudo certo a documentação para pegar a primeira residencia.. paguei a multa e fui informada que de ntro de 60 dias chegaria a minha casa o cartão…
    no entanto hoje já são 04/03/2016 e nada de chegar a residencia.. liguei ao sef varias vezes e me pediram para aguarda pois o cartão nem se quer havia sido emitido..afff e olha que meu esposo tirou antes de mim e chegou super rápido menos de 2 meses.
    Consegui pelo contrato de trabalho,alguem já passou por isso ou sabe me dizer se é normal..
    Obrigada.

  123. Boa noite um pessoa de nacionalidade portuguesa casada com um cabo verdiano mas a portuguesa n se encontra no trabalho neste momento q documentos é necessário para autorização de residência

  124. Boa noite. Eu gostaria de saber me casei com portuguesa em Portugal. Mas não quero morar em portugual . Posso ir pra outro país da Europa. Com dois meses de casado. Ir só é depois levar minha esposa????

  125. bom dia, gostaria de uma importante informacao, eu vou me casar com uma portuguesa em portugal,mas nois nao vamos morar em portugual. gostaria de saber quais o ou os documentos que eu recebo apos o casamento. que valem em outros pais, para fins de tabalho.

    desde ja agradeco.
    muito obrigado.
    bom trabalho.

    por favor me responda pelo imail: freitaslobao@hotmail.com

  126. Olá Cláudia, sou cidadão Angolano e tenho residência comunitária Portuguesa. Mulher e filhos Portugueses,residente em Londres e posso viajar livremente para se juntar a minha familia?
    obrigado

    • Olá Fernando, não compreendi bem a sua pergunta,com a residencia comunitaria portuguesa podes circular livremente por toda a união europeia e suiça ou seja todo o espaço schenguen. Só não tem a certeza se o UK tambem faz parte da UE
      Espero ter ajudado

  127. Pessoal, boa noite! gostaria de uma ajuda, estive por 2 anos e 11 meses ilegal no país, onde não paguei os descontos da contribuição social, gostaria de saber como posso fazer para pagar essa divida tão antiga, pois gostaria de voltar a morar em Portugal e de uma forma legal. a obrigação ao pagamento das contribuições começaram em 01-03-2005 e voltei ao brasil em janeiro de 2007.
    Obrigada

      • precisas de ligar ao sef e agendar para entrega do pedido e levas consigo em nome do seu filho:comprovativo de morada, nif,e cartão de utente e comprovativo de meio de subsistencia,pode ser contrato de trabalho se o teu filho trabalha,assinas lá o termo de responsabilidade levas o seu cartão de cidadão,poderão pedir o ultimo irs e respectiva nota de liquidação, e claro sem esquecer a certidão de nascimento do jovem que é o comprovativo do laço familiar e nesse caso pedes cartão de residencia válido por 5 anos.Espero ter ajudado qualquer duvida disponha

  128. Boa Tarde.
    Gente estou com o comprovativo do SEF,so nao chegou ainda foi meu cartao de residencia temporaria. Sera que com este comprovativo eu posso viajar? pq entrarei de ferias agora em setembro.e me falaram que o cartao demora um pouco a chega.

      • Obrigada Fabiana Alves fico feliz por vc me deixa um pouco tranquila.
        Mais nao sou casada , o visto e de trabalho que tirei, so que o cartao demora e minhas ferias sao agora em setembro e ja ate comprei passage.
        Nao tem problema se eu so estiver com o comprovativo do SEF ?
        obrigada

      • Não , parcialmente vc já tá legalizada, quando passa na imigração está passando pelo sef e lá rles tem seu processo de pedido, se houver alguma coima em atraso legalize e boas férias

  129. Fabiana nao tenho nao paguei tudo. so to esperando este cartao,que la falaram que demore mais de 60 dias.
    Fabiana eu levo comigo aquele comprovativo do Sef quando for viajar? e na volta vai ter problema de eu entra?

  130. Obrigada muito obrigada mesmo por sua ajuda.. Fico agradecida.
    E na volta…sera que vou ter problema pra entra?
    Desculpas mais e pq estou aqui a 2 anos e so agora estou com isto do Sef.

    • Obviamente qd vc pediu o titulo de residência vc pagou a coima por esta ilegal, portanto vc esta em dias com as exigências desse país. Vai na fé mulher

  131. Definitivamente o SEF, juntamente com suas burocracias, espera e uma lista enorme de documentos a apresentar, despertam muitas dúvidas nos estrangeiros que vem cá viver.
    Não li todos os comentários, são muitos, mas pude ver que há muita gente em situações semelhantes a minha e infelizmente, alguns (aparentemente) em situações mais complicadas que a minha.

    Sandra, apesar de ter passado alguns anos – desde a sua publicação – é possível perceber que a relação de documentos solicitados pelo SEF para o pedido de Autorização de residência, mantém-se bastante atual.

    Também sou casada com um português, estou cá em Portugal há apenas 9 meses, também sou paraibana da gema! e gostaria muito de poder entrar em contato diretamente consigo.

    Se puder me passar seu contato através do meu e-mail (via formulário preenchido), ficarei imensamente grata e será um prazer poder falar/trocar um pouco da minha experiência contigo.

    • Olá Fabiolla prazer sou a Fabiana e também sou paraibana hehe ,sou casada com um português e já 2 anos que resido aqui em Portugal, depois de 1 ano me casei e logo em seguida dei entrada nos meus documentos junto ao sef e em 3 meses já tinha todos documentos

  132. Bom dia
    Sei q já faz algum tempo está publicação e quero felicitar a sua carteirinha ☺
    Eu sou portuguesa e meu marido brasileiro agente Ramos casados a 2anos e pensa nos ir viver no Brasil pq aqui Noé agente vive ao seja em França n da certo pq eles n querem dar a nacionalidade a meu marido e a minha perg e será q só pra eu passar por Portugal primeiro duas semanas antes de ir pra o brasil meu marido tem q pagar multa ??
    E eu posso passar no Brasil com uma passagem so de ida ??
    Obrigado se pós é responde

  133. boa noite
    estou divorciada e meu ex marido recebe o abono dos meus filhos na Suiça, e não me manda para Portugal, será que é possivel alguém me informar como é que eu posso fazer para poder receber o abono dos meus filhos pela parte do pai?

  134. Meu esposo eh português .. Conseguiu um bom trabalho na Bélgica , onde fica 25 dias a trabalhar e 5 cá em Portugal !!!eu estou grávida e preferimos que eu ficasse perto da minha sogra .. Ó comprovativo da empresa Belga serve né?

  135. Boa Tarde
    Gostaria de saber se com o comprovativo de pagamento do SEF eu posso procura outro emprego com contrato? pq ja faz 90 dias e meu carato ainda nao chegou…
    Obrigada

  136. Boas tardes sei que o post é antigo, mas desejava uma resposta a minha pergunta que vou aqui colocar.
    Quero trazer a minha namorada para Portugal, só que é o seguinte, actualmente estou desempregado, vivo com a minha mãe, ou seja a casa esta no nome dela, pretendo casar aqui, o que devo fazer?.
    Obrigado
    Anibal Ávila

    • Olá Aníbal, meu caso foi como o seu, meu marido é português. Se ela quiser entrar com o visto, terá que ir ao consulado de Portugal aí no Brasil e pedir o visto para trabalhar onde eles vão dar uma declaração para poder conseguir trabalho, já que vc está sem trabalho. Caso ela não consiga pq esse tipo de visto está trancado, informação do Sef. Aconselho conseguir um trabalho com contrato, visto que ela entrará como turista com prazo de 90 dias p resolverem a situação. Ela traz consigo uma certidão de inteiro teor retirada no cartório e carimbada no consulado de Portugal no Brasil, assim já terá os doc para casar. Depois de casados como ela não estará trabalhando vai precisar do seu irs e do seu contrato de trabalho para dar entrada na residência dela. Comigo foi assim e agora estou na espera da carteirinha de residência, espero ter ajudado. Boa sorte pq o caminho é longo estou nessa a 17 meses e eles não facilitam muito.

  137. boa noite , se alguem puder me ajudar agora em março faz 2 anos que estou em portugal , sendo que eu e meu marido tentamos casar pra oficilizar a nossa relaçao e para eu ficar legal no pais atras da residencia , mas quando fomos ao tribunal para tratar dos papeis do casamento disseram que nao podiam porque eu nao tinha a residencia ,enfim fui ao sef e disseram que eu tinha que ter 2 anos morando com ele para ele me por como agregado familiar pra eu ter a residencia mas como nao tinha 2 anos com ele ainda deixamos passar ate chegar os 2 anos , ate que engravidei e kando nossa filha nasceu disseram que eu podia pedir a residencia atravez da nossa filha entao , estou tentando marquei no sef e so dps de 7 meses é que marcaram pra eu levar os documentos , queria saber se a certidao de registro criminal feita pela internet pelo site da policia federal se é valida pois eles nao querem aceitar a certidao de la , o que devo fazer devo autentica,la ou tirar no consulado ? obrigado

  138. ola meu nome e angel eu sou portuguesa e quero me casar urgente com o meu noivo que e cabo verdiano ja entendi que axim que eu casar ele pode pedir o cartao de resedencia para viver em Portugal mas a minha duvida agora e eu vivo na englatera ha 11 anos depois de casar como eu faco para ele vir pa England tambem queria saber eu tenho mesmo que me casar em Portugal e que sim ixo ker dizer que ele deve pedir o visto para poder ir ate Portugal para casarmos

  139. Case aí mesmo na Inglaterra pq o documento daqui não vale nada Aí, casando Aí vc terá mais chances de reunir todos documentos para pedir residência para ele

  140. Dei entrada no SEF p cartao de residencia por casamento agora dia 2 de dezembro 2016, me deram um protocolo com pagamento do mesmo, sera que ja posso trabalhar com esse protocolo em maos, ou preciso mesmo esperar o cartao? Obrigada

    • Sim precisa não pode trabalhar com esse protocolo, eu ano passodo dei a entrada em dezembro recebe e tudo, meu e da minha filha quando foi em março tecebe a carta pra levantar o cartão de papel com sua foto cartão feio viu, so podera quando tiver esse cartão na época precisava trabalhar e eles não deixa pois fui ao consulado e tudo, sabe o que eles disse você pediu o cartão pra ter médico e viver com seu esposo ou para trabalhar pergunta mais estúpida né? Mais e isso espera se não pode da problemas pra você obs: recebe em Março porquê fui la reforçar pra chegar logo pois minha filha precisava operar o nariz, então so depois que tiver o cartão e que pode se cadastrar na médica de família do esposo, espero ter ajudado bjs. Boas festas ⛄❄🎅

  141. Bom Dia. Sou brasileira e vou me casar com cidadão português ao final deste mês aqui no Brasil. Ele retornará a Portugal para transcrever o casamento e somente depois disso que irei para Porto. A minha dúvida é se devo pedir a autorização de residência aqui no Brasil ou se posso fazer diretamente no SEF em Porto. Outra questão é se deve passar pela imigração como turista ou, se for perguntada, devo dizer que me casei com cidadão português e vou residir no país? Obrigada!

    • se seu casamento for já transcrito aqui em portugal vc na emigração usa certidão de casamento e quanto pedido de residência só você pode fazer depois de reunir todos documentos pedidos pelo sef.

  142. Olá ! Sou brasileira namoro com portuguê oque e necessário para mim tirar passaporte português pois vai me ajudar muito pois meu namorado morra no Canadá . Me chamo Ana Paula. Me ajudem por favor!

    • primeiro ser casada com ele,provar que ele pode sustentar vc,ter residência em portugal,está casada com ele a pelo menos 5 anos e residir aqui kkk

  143. ola sou brasileiro morei em portugual 3anos minha residencia venceu ja tem cinco anos estol no brasil estol pensando de voltarpara portugual oque eu tevo fazer para tirar oltra residencia

  144. estou ilegal em portugal com meu marido e minha filha de 15 anos.. meu marido deu entrada a sef mas foi negado e agora nao sei o que possa fazer?? alguem me ajuda pela minha filha ser de menor alguem pode ajudar??

    • Seria mais viável ela esperar não e bom ela sair, pois quando fiz o pedido da minhs residência não pude sair do pais, ate receber e quando recebe, so podia ficar fora de Portugal por 6 meses mais que isso perdia meu visto, agora em março bou fazer o pedido do meu BI e passaporte e da minha filha, era bom ela desmarcar essa passagem empurrar se possível.

  145. Olá sou o Cleiton morei 9 anos em Portugal obtive o cartão de residência permanente e tinha direito a nacionalidade portuguesa, porém, voltei pro Brasil sem dar entrada naesma.Meu título de residência tbem venceu.Pergunto: se eu voltasse a Portugal conseguiria me legalizar novamente? Há tenho carta de condução portuguesa valida. Alguém pode me ajudar???

  146. Bom dia , estou no Brasil a seis meses e quero saber se com minha residência caducada eu consigo entrar novamente em Portugal . Estou indo no fim deste ano , será que vou ter problemas na imigração e se posso comprar a passagem só de ida grata por uma resposta

    • Ola Catarina, o seu namorado ficou ilegal depois de j cá estar ou entrou ilegal? De qualquer maneira para ele legalizar-se no sef tem que possuir motivo de causa maior, tipo estar matriculado numa faculdade,razões de saúde,ou então tem alguma actividade profissional independente/ dependente se tiver uma dessas situações ele faz a marcação no sef e deve pagar multa de certeza.

      • Olá. Ele ficou ilegal depois de cá estar. Uma vez que vivemos juntos e pretendemos constituir família, estamos a pensar casar. Dessa forma, consegue ele ter autorização de residência? Ou irá o SEF indeferir esse pedido? Obrigada

      • Olá Catarina, se vocês vivem juntos á mais de 2 anos,tem rendimentos em comum,precisam ter essa documentação e ir a conservatória fazer o processo de casamento,ou união de facto, e depois vão ao sef,convém um dos 2 ter rendimentos acima do ordenado mínimo, e ter tudo certo com as finanças e segurança social.

      • Olá novamente Cláudia. Vivemos juntos há menos de 2 anos e ele não tem rendimentos porque se encontrava a estudar (mas sem ter o visto em dia). Mas uma vez que tenho um rendimento líquido de 650€ e toda a minha situação está em ordem, é possível, certo? Muito obrigada por toda a ajuda.

      • Ele a estudar mesmo com o visto caducado, pode ir ao sef pedir cartão de residência como estudante, tem é que ter as mensalidades em dia,deves fazer um termo de responsabilidade por ele onde incluis o teu último IRS e3 últimos recibos de vencimento, ele precisa de uma declaração da escola em como está a estudar e não tem dívidas, registo criminal português e guineense, comprovativo de morada que deve ser a mesma que a tua e do contribuinte , ele tem algum familiar que lhe envia dinheiro ele junta tb um extrato bancário e faz uma carta a explicar que recebe ajuda de familiares para as despesas servindo o extrato bancário como prova, feito isso ele peça o cartão de residência para estudante, daí podem casar é mais fácil ele estando legal e depois de casarem ele pode pedir a residência comunitária.
        Bjs

  147. Oi. Queria saber, se é possivel atraves do SEF, um Progenitor nao ter de dar Autorizaçao ao outro progenitor para ter acesso ao Cartao de Residencia Temporario, atraves do seu filho Menor? Mesmo existindo um Acordo do Tribunal de ( Guarda Partilhada ). O Progenitor nao devia ter de Autorizar e estar informado?

    • Não precisa de autorização do outro progenitor,ela apenas precisa de provar que tem meios de subsistência,uma residência fixa e que é mãe da criança com a certidão de nascimento.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s