A Metamorfose

 

“Uma manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto”.

Esse é um dos trechos iniciais do livro “A Metamorfose”, do escritor nascido em Praga (capital da República Tcheca), Franz Kafka. “Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita sui generis, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo. Foi publicado pela primeira vez, em alemão (Die Verwandlung) em 1915″ (Wikipédia). Comecei a lê-lo uma vez, mas as descrições detalhadas da transformação do tal Gregor em uma barata, não me atraíram muito. Passaram-se anos, até que, novamente, peguei no livro e terminei de lê-lo. A barata é metafórica. Tudo ao redor do personagem sofre metamorfoses. A riqueza da descrição de Kafka torna as cenas emocionantes. No final, achei tudo muito triste e real. Até me deu vontade de chorar. Valeu muito a pena o “sacrifício” da leitura. Recomendo. 

7 pensamentos sobre “A Metamorfose

  1. Ah, Sandroca, eu adoro este livro. É mesmo muito real e de imagens cruéis, mas verdadeiras. Que bom que gostou! Mais uma leitura para sua lista de “livros que ninguém pode viver sem ler”. Sugiro agora Mrs Dalloway, da Virginia Woolf. Será um mundo de intensa descoberta.

    Beijos e boa semana!!

  2. Rosângela, já li Mrs Dalloway, adorei também. A Virginia Woof sabe construir cenas com humor, com emoção… enfim, com um mix de sentimentos. Um beijo e obrigada pela dica.

  3. Há um livro muito bom em Portugal sobre um clube esportivo. Acho que é o Sporting. Você poderia me ajudar a achar o nome desse livro e, sobretudo, o nome do cara que o escreveu?
    Obrigado, san.

  4. Estou começando a ler com freqüência, e acho que esse livro sera.
    Muito bom. Mas gostaria de uma opinião de quem começou lendo esse livro.
    Obrigado…

Deixe uma Resposta

