Notícias sobre o português

 

Peguei um jornal, que estava perdido por aqui por casa, do mês passado (Junho) e eis que me deparo com uma notícia (pág. 04) intitulada “Os erros dos portugueses“. Fiquei curiosa e li atentamente cada linha do texto que diz que os maiores erros são de ortografia e pontuação. Atualmente, tenho bem mais contato com o português europeu do que com o brasileiro e fico bastante confusa quando me deparo com a dificuldade que eles têm em usar ‘se não’ e ‘senão’, ‘de mais’ e ‘demais’, por exemplo. Até em livros, onde se espera encontrar a língua padrão, encontro esses problemas. Bem, é chegada a hora, na minha opinião, de abandonarmos o conceito de criador e criatura, no que diz respeito à Língua Portuguesa – porque cada um, a sua medida, arranca umas lasquinhas desse tão massacrado idioma – e lutarmos juntos para manter uma sólida unidade lingüística.

2 thoughts on “Notícias sobre o português

  1. Ai, ai.. sinto tanta saudade da lingüística, visse Sandra. Minha vida é agora mais literária, metafórica etc. Adorei esse texto!!

    Beijos e boa semana!

  2. Oi Sandra, tudo bem ? Faz um tempão que não passava por aqui. Interessante seu post. Só para completar, coloquei uma noticia algum tempo atrás la no FalaBonito sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa que entra em vigor em 2008. Tenho recebido comentários a favor e contra. A maioria contra são portugueses. Parece que sentem ameaçados com a reforma. será um processo que levará tempo, mas tenho certeza que é possível alcançar essa sólida unidade lingüística que vc mencionou.

    Abraço

Deixe uma Resposta

