Fim de semana em Madri

                    

No último fim de semana de 2007 fui, juntamente com duas amigas brasileiras, a Madri. Foi um bom passeio. Já tinha ido uma vez, mas faltou conhecer um dos maiores pontos turísticos do lugar: O museu do Prado. Dessa vez não podia deixar de ir. Enfrentamos uma fila sem precedentes, mas conseguimos entrar.

A obra mais conhecida, pelo menos para mim, era “Las meninas” (= dama de companhia, em espanhol). Pintado em 1656 e de autoria de Diego Velázquez, tal quadro retrata a família de Felipe IV de Espanha (1605-1665). Com 318 x 276cm apresenta detalhes magníficos, além de uma profundidade só perfeitamente apreciada ao vivo.

O vídeo abaixo brinca com as obras do museu e tem como personagens principais a infanta Margarida, filha de Felipe IV, que é figura central do quadro, e um bufão (= curinga, truão, jogral, pierrot, joker, bobo da corte ou palhaço. Eram “funcionários” da monarquia, que trabalhava para reis e rainhas rirem), figuras muito retratadas por Velázquez. É bem engraçadinho o vídeo… A infanta não pára de rir da cara do coitado…

“Video promocional de O bufón e a infanta | Trailer”

One thought on “Fim de semana em Madri

  1. Ah, que lindo! O vídeo é uma gracinha mesmo. Como trabalho com semiótica, a pintura do Velazquez me é muito conhecida. Levei para os alunos analisarem e também está sempre muito presente nos livros do Alberto Manguel. Nota 10 pra tu, visse Sandra, que privilegia os passeios culturais. Muito bom!

    Bjão! Tô com saudade!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s