Cinema e saudade

Tenho andado muito stressada estes dias, por isso, ontem sai do trabalho e fui ao cinema. Resolvi assistir ao “Mamma Mia!” para ver se me distraia um pouco. Apesar de ser um pouco bobinho, gostei da atuação dos atores e, principalmente das canções que, para mim, já são bastante conhecidas. Tive uma reação perante ao filme que não esperava: fiquei extremamente comovida. Acho que fiquei com muita saudade da minha irmã mais velha. Ela era, acredito que ainda seja, uma grande fã dos ABBA, cujas canções foram inspiração para o filme. Os primeiros Lps que comprou foram deles. Comprava o que podia sobre o grupo e fazia questão de compartilhar o prazer de ouvir as suas músicas juntamente conosco, os seus irmãos. Conheço muitas das canções por causa dela. Assim que conseguiu os seus primeiros salários, fez questão de comprar um aparelho de som e colocar no seu quarto. Nada mais significava liberdade do que ouvir o que lhe apetecesse, em uma altura razoável, dentro de seu próprio ambiente. Aqueles metros quadrados eram sua “casa no campo” (no sentido cantado por Elis Regina), seu paraíso, com seus LPs de vinil, suas cassetes, seus primeiros CDs e a tranquilidade de uma bagunça criada por ela. Ficavamos muito tempo ali, a ouvir ABBA, por exemplo. Nas vésperas de seu casamento, chegou a hora de pôr esse mundo em caixas. Como no filme, acredito que seja muito estranho para uma mãe ver um filho(a) sair de casa, levar o seu mundinho nas costas, para compartilhá-lo com outra pessoa. Não sou mãe, mas aquilo foi imensamente doloroso para mim. Passei pelo seu quarto e ela estava sentada no chão, a arrumar as suas coisinhas dentro de caixotes. Fiquei sem saber se a ajudasse ou se a deixasse sozinha, a despedir-se daquele seu universo. Minha mãe? Coitada, acho que a forma de ela superar essas situações difíceis é fingir que tudo é corriqueiro, e nada fez. Não a posso condenar por isso. Cada um reage de uma forma diferente. Isso já faz muito tempo, mas há cenas que nunca escapam a nossa memória. Se pudesse, voltaria no tempo e lhe daria um imenso abraço e choraria com ela, de saudade, de tristeza e de alegria esse rito de passagem e a ajudaria nessa difícil tarefa de sair de casa e mudar de vida. (A música do clip abaixo, interpretada pelos ABBA – “I have a dream“, foi uma das canções do filme e é muito comovente, pelo menos para mim).

5 thoughts on “Cinema e saudade

  1. Quero muito assistir a este filme. Não sei se chegará aqui em Jampa. Já viu Ensaio sobre a cegueira??? Nossa, amo o Garcia Bernal 🙂

    Bjão e saudades arretadas de grandes!!

  2. Gostei muito de me lembrar dessas histórias. Realmente, prá mim, foi um rito de passagem (e que passagem!), e as músicas de ABBA me fazem lembrar só de coisas boas, de um tempo que, infelizmente, não volta mais. E acho que também vou ficar muito comovida quando for assistir a esse filme. Tô doidinha que ele chegue logo por aqui prá ir com mainha. Beijos…

  3. Nossa, to ficando fã do seu blog!!
    Achei-o por um acaso enquanto buscava informações sobre casamento em Portugal, fiz diversos comentários naquele tópico e passei a observar seu blog como um todo.
    Apesar de não te conhecer, nem mesmo à sua família ou nenhum de seus amigos, fiquei emocionada com o que escreveu neste post. Fico imaginando se daqui a uns 3 anos eu verei algum filme, ou ouvirei alguma música e vou sentir essa saudade com um misto de tristeza e alegria que você descreveu. Bolas, é claro que eu vou sentir! rsrsr
    O que me choca é que tenho a certeza que vou sentir falta das coisas que mais me queixo.
    Me motiva muito ver que tem alguém numa situação bem análoga à minha está aí há um tempinho e, pelo o que li até a esta altura, bem feliz.
    Sentir saudade é bom, mas ser feliz, é melhor ainda.
    Super beijo,

Deixe uma Resposta

