*Nazismo em cartaz

the-reader-1712

São três os filmes em cartaz que abordam a temática nazista: “Valquirye” (com Tom Cruise), “O menino com pijama listrado” (The Boy in the Striped Pijamas) e “O Leitor” (The Reader), que deu o Oscar (2009) de melhor atriz a Kate Winslet. Terá sido coincidência? Pelos vistos, a matéria pode gerar infinitas teses. Os pontos de vista diferem entre eles: o primeiro, vê o holocausto da vertente dos militares, o outro das vítimas e dos que estão no exterior do campo e o terceiro do ângulo daqueles que trabalhavam para o regime. Dos três, assisti ao “O Leitor”. Kate Winslet realmente está magnífica na pele de uma guarda dos campos de extermínio nazista, responsável pela seleção das mulheres judias que deveriam morrer. Ela não fala muito, pois possui uma personalidade muito rústica. O seu maior pecado na vida, o que a levou a escolher esse terrível trabalho, foi o fato de ser analfabeta e ter vergonha disso. O filme é muito bonito e sem stress. Um bom programa. Se a história se passasse na atualidade, era só ela comprar uns audiobooks, que, por sinal, são muito interessantes, mas… infelizmente ainda não possuem um componente sexual que a personagem da Kate tanto fazia uso.

2 pensamentos sobre “*Nazismo em cartaz

  1. Amo audiobooks!!!

    Assisti ao Leitor e amei. A sensibilidade do filme me marcou muito. Aquela mulher tolhida em suas emoções, que fazia sexo por um pouco de leitura, é tão triste, tão melancólica. Várias pessoas disseram que não gostaram do filme porque Hannah se tornou uma espécie de vítima por não saber ler. Que isso não minimizava o que ela fez, sua atitude no Holocausto e tudo mais.

    Acho que em nehum momento o filme a retrata como vítima, a não ser uma vítima de si mesma. Ela própria assume todas as atitudes de seus crimes no Holocausto. Mas existia uma verdade que era mesmo real: ela não poderia ter escrito os relatórios de sentenças porque era realmente analfabeta.

    Excelente dica!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s