25 de Abril

revolucao20dos20cravos20brescola1Hoje, em Portugal, comemora-se mais um ano da instauração da liberdade e democracia no país, patrimónios conseguidos no dia 25 de abril de 1974, quando as forças armadas derrubaram o poder do governo de Marcelo Caetano e do regime político que vigorava no país desde 1926, autoritário e de inspiração facista (consequentemente, houve a libertação das ex-colônicas africanas). Este evento é conhecido como Revolução dos cravos, porque as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidários com os soldados revoltosos e alguém começou a distribuir cravos vermelhos para os soldados, que depressa os colocaram nos canos das espingardas. O cravo vermelho é um símbolo dessa revolução e, ainda hoje, as pessoas compram essas flores e as exibem pelas ruas, nas mãos, nos bolsos, como se fossem um estandarte da LIBERDADE.

A música “Tanto Mar”, de Chico Buarque, escrita na altura da revolução, é uma homenagem à festa do povo português e uma vontade, do patrício, de também participar da manifestação, pois o Brasil, na época, ainda estava mergulhado na ditadura e desejoso de que os ares de abril, da primavera dos cravos, soprassem nas mentes do poder brasileiro e permitissem que o povo, enfim, respirasse em liberdade.

Anos depois, quando se viu que a revolução não atingiu todos os objectivos almejados e trouxe com ela muitos outros problemas sociais, Chico Buarque escreveu uma outra versão da música com nuances que apelam à desilusão, à festa já murcha do português, mas não perdendo a esperança de que o Brasil sentisse, nem que fosse só um “cheirinho de alecrim”, de tudo que ocorreu em Portugal:

Um pensamento sobre “25 de Abril

  1. Já tinha ouvido falar na Revolução dos Cravos, mas realmente não sabia do que se tratava. Muito lindo este momento! Significativo mesmo.

    Liberdade é tudo!

    Bjo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s