Cristo Rei

Cristo Rei - Almada

Cristo Rei - Almada

No dia 17 de Maio, o monumento a Cristo Rei, em Almada (na Grande Lisboa, Portugal), faz 50 anos de existência. A festa está sendo hoje e amanhã. Foi construído com inspiração no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, Brasil. Tem alguns metros a menos do que aquele que lhe serviu de inspiração, detalhe este que não lhe tira o esplendor. A calma do local e a paisagem envolvente faz do santuário a Cristo Rei um excelente lugar para orar, comtemplar a natureza e revigorar a fé em Deus e em si mesmo. 

“Surgiram em épocas e por motivos diferentes. O Redentor inspirou o nascimento do Rei, que, como um bom filho, segue os passos do pai na tarefa de abençoar as águas que viram florescer duas grandes cidades: Rio de Janeiro e Lisboa. Embora tenham estaturas diferentes (o primeiro mais alto), cada um dos dois vislumbra constantemente paisagens que em nada diferem em matéria de importância para o mundo e, de tão bonitas, só podiam mesmo terem sido abençoadas pelo filho de Deus. Com o olhar que a civilização ocidental lhe deu, Cristo pinta de azul celeste a Baia da Guanabara – cenário de raríssima beleza, cujas margens são unidas pela ponte Rio-Niterói – e o Rio Tejo, que banha as cidades de Almada e Lisboa, unidas pela Ponte 25 de Abril, cujo engenho e a arte de sua construção faz desse um belíssimo cartão postal de Portugal (ver post antigo)”.

As comemorações arrastaram muitas pessoas pelas ruas de Almada, seguindo a imagem de Nossa Senhora de Fátima, que saiu de Lisboa de barco e cruzou o rio Tejo em direção à igreja matriz de Almada. Tudo isso se passa muito perto de minha casa, mas… desculpa lá, vejo pela televisão mesmo. Não sou tão religiosa assim para enfrentar a multidão, embora seja esse, também, um momento histórico de Portugal. Será que ainda estarei viva no centésimo aniversário? Amanhã ainda tenho uma última hipóse para ver a festa.

DSC00608

3 pensamentos sobre “Cristo Rei

  1. Gostaria de saber se é mesmo necessário minha filha que nasceu em Portugal filha de pai português e mãe brasileira, ser registada no consulado do Brasil e ter passaporte brasileiro pra irmos de férias ao Brasil? Acho estranho ser necessário isso. Já que ela tem todos os documentos …de cidadã europeu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s