Exposição Titanic

Estação do Rossio

Estação do Rossio

Hoje saí de casa, meio sem rumo, mas rumo ao relaxamento físico e mental. Fui passear, caminhar sozinha e pôr as ideias no lugar. De repente, eis que vejo um cartaz sobre uma exposição do Titanic na estação de comboios (trens) do Rossio (Lisboa). Fui imediatamente verificar do que se tratava e paguei para ver. Na entrada, recebi um papelzinho que remetia a uma passagem para viajar a bordo desse magnífico e misterioso navio. A exposição chama-se: Titanic: the artifact exhibition e é composta pelos objectos pessoais dos passageiros e partes do navio retirados dos destroços no fundo do mar, além de depoimentos dos sobreviventes e da história de sua construção. Há também a montagem de alguns compartimentos da primeira e terceira classe. Fiquei impressionada com a conservação dos itens recolhidos, dos mais diferentes materiais, inclusive papel e tecido. O que também achei incrível foram garrafas ainda cheias de champanhe e frascos com perfumes. O acidente aconteceu em 1912, época muito conturbada na Europa e de muita ganância por novas rotas comerciais, como o eudorado Estados Unidos da América. O Titanic era o nirvana da tecnologia e ainda é um projecto ambicioso até para os tempos atuais, concebido pelas empresas White Star Line e Harland & Wolff. Partiu no dia 10 de Abril, do porto de Belfast, Irlanda, em direção à América, e viu muitos mortos e sonhos congelarem naufragados em um mar de desilusão quatro dias depois. Através de alguns objectos encontrados (muitas décadas depois do desastre), foram identificados os seus donos e relatados o motivo pelo qual embarcaram nessa viagem que, para muitos, foi fatal. Por causa de uma greve dos mineiros (carvão), algumas pessoas que tinham passagem marcada para embarcarem em outro navio, foram transferidas para o Titanic. Essas coisas nos fazem acreditar que o nosso destino está mesmo escrito. Para apreciar alguns detalhes dessa rica exposição, clique aqui.

Filme Titanic

Filme Titanic

No que diz respeito ao filme sobre o navio, protagonizado por Leonardo de Caprio e Kate Winslet (Titanic), sempre o apreciei, não pela história romântica em si, mas pelo fato de o roteirista ter se valido de dois personagens, baseados na vida real de passageiros, cujos universos sociais eram completamente diferentes, para nos mostrar todo o funcionamento do Titanic e o trabalho de sua tripulação, que foi a classe com mais mortos no computo geral. Assim como o navio, esse filme também é colossal.

O começo do século XX também foi um período conturbado para a história de Portugal (marcados por acontecimentos como o assassinato do penúltimo rei de Portugal <Dom Carlos I> e pela implantação da República), o que estimulou a emigração de muitos portugueses para os Estados Unidos, principalmente para New Jersey, onde até hoje há uma grande concentração de imigrantes lusitanos. À bordo do Titanic, seguiam três portugueses em busca de melhores dias na América. Nenhum sobreviveu à tragédia.

5 pensamentos sobre “Exposição Titanic

  1. Adorei esse filme, por relatar com extrema veracidade tudo o que aconteceu naquela época. Fiquei curiosa em ver essa exposição também, vou confirmar os horários. Obrigada pela dica.

    Ah, e obrigada tb pelo selinho.
    Bjs

  2. Essas imagens do Titanic, ao mesmo tempo nos emocionam, mas nos assusta, poís parece que ainda podemos ouvir os gritos de pavor, e de medo dos passageiros do grande White Star Line, ou Titanic, mas gostaria de deixar aqui uma questão, não foi muita soberba naquela época,os grandes da sociedade desafiarem até a Deus? poís Deus não só afundou o Titanic,mostrou que com o seu Santo Nome não se brinca e não se diz em vão.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s