Papeis secretos

Tenho mania de guardar papeizinhos, principalmente aqueles ligados à literatura, e, sinceramente, desfazer-me deles é uma facada em meu coração. Em meio aos meus “pepeizinhos” da época de solteira, encontrei um selo em comemoração ao centenário de nascimento da poetiza brasileira Cecília Meireles (07/11/1901 – 09/11/1964). Suas poesias são minhas favoritas, por serem etéreas, falarem da efemeridade do tempo e serem altamente sinestésicas. Fiquei contente demais de por ter encontrado isso!

selo cecília

Também encontrei antigas cédulas cuja riqueza é apenas por figurar importantes personagens da literatura brasileira, como Cecília Meireles, Machado de Assis e Carlos Drummond de Andrade.

Drummond, Cecília, Machado
Drummond, Cecília, Machado

 Não pára por ai… Gosto de blogs, porque a gente pode pôr nossas coisitas no ar, para todos verem, resgatar o passado e dar mais longa vida aos… “papeizitos”. Bem, agora é a vez de Monteiro Lobato. Não sei em que ano foi (entre 98 e 2001…), fui com a minha mãe a uma exposição no Rio de Janeiro, no Museu Histórico Nacional, sobre o Mundo Encantado de Monteiro Lobato e, juntas, viramos crianças. Sempre vale a pena ir a uma exposição naquela cidade, porque tudo é muitíssimo bem produzido. É bem apropriado falar de Monteiro Lobato nos dias atuais, porque nas décadas de 30 e 40 do século XX, ele já propagava (por isso, teve sua imagem ridiculamente ridicularizada) que no Brasil havia petróleo e lançou a célebre frase “O petróleo é nosso!”.

Encarte da exposição
Encarte da exposição
monteiro 001
monteiro 002

2 thoughts on “Papeis secretos

  1. Sobre as leituras: a gente acaba vivendo também a história da personagem, não tem jeito… rs

    É muito bom encontrar nossas histórias presas em pedacinhos de papéis perdidos, eles funcionam como uma verdadeira máquina do tempo.
    Esse selo com a Cecília Meirelles está realmente lindo, uma pena que a internet fez muita gente perder o hábito de mandar cartas (eu, por exemplo).

    Um beijo!

Deixe uma Resposta

