Células estaminais

Já estou próxima da 35º semana de gravidez e chega o momento de começar a pensar o que vou fazer com as células do cordão umbilical na hora do parto. A ciência avança a cada dia e deixa-nos a responsabilidade de lutar para que nada seja desperdiçado. A máxima “nada se perde, tudo se transforma” é cada vez mais valorizada na sociedade actual. Muitos acham que vale a pena pagar a um banco de sangue particular para recolher as células estaminais do bebé por 15, 20 ou 25 anos, mas muitos acreditam que não. O sangue do cordão umbilical é rico em células estaminais, que são conhecidas como “células mãe”, “células mestras” ou “tronco”. Hoje em dia, sua recolha e conservação, através da criopreservação, é um recurso cada vez mais utilizado, pois pode-se recorrer a elas para tentar curar leucemia, distúbios sanguíneos, anemias, doenças auto-imunes, por exemplo, que venham afetar a vida de seu filho no futuro. Os bancos particulares guardam as células para serem usadas pelo doador em primeiríssimo lugar, caso seja necessário. Os públicos, não. O material doado fica ao dispor do que primeiro necessitar e for compatível. O investimento particular é muito alto e muitas vezes, para muitas doenças, não se pode usar o sangue do próprio doador, visto que também pode ser portador do problema, sendo, pois, mais aconselhado procurar o sangue de um outro doador compatível. Além de pagar por um kit de recolha (uma média de 150€), para criopreservar as células em um banco particular por 15 anos, é necessário despender uma média de 1.000€; por 20 anos, uma média de 1.200€; e por 25 anos, 1.500€, em prestações ou à vista. Em Portugal, empresas como a Future Health, a Bioteca, a Bebevida, a Crioestaminal, a Criovida, por exemplo, e o banco público situado na cidade do Porto, a Lusocord, fazem esse serviço. No Brasil, tem-se, por exemplo, a Cordcell. Sei que a vida e a saúde de nosso filho está acima de todas as coisas, mas tenho uma visão um pouco mercantilista desses bancos de sangue. Acho que não vou desperdiçar as células, pois acho que além de servirem para a minha filha, podem ajudar a outras pessoas e, acredito, isso só é possível recorrendo a um banco público. Acho que vou optar pelo Lusocord e… seja lá o que Deus quiser!

4 pensamentos sobre “Células estaminais

  1. Olá Galeota,
    Está quase, quase, quase! Sigo com muita curiosidade os posts em que falas das tuas experiências de pré-mamã. Também eu sou mamã e adoro crianças! 🙂 Adorei este post. Acho que vai esclarecer muitas mamãs que tenham dúvidas sobre criopreservação. Eu sou defensora do banco privado. Tive três filhotes (lindos!!!) e optei sempre pelo privado. Na altura, lembro-me que um dos motivos mais fortes para tomar esta decisão foi o facto de existir um conjunto de futuras aplicações clínicas. Por exemplo, na área da medicina regenerativa em que a utilização autóloga (pelo próprio) é preferencial. Para quem não sabe a amostra no banco privado destinam-se a transplantes autólogos ou alogénicos (para outra pessoa) no seio da família. Pelo que sei, existem dados científicos que comprovam a mais-valia de mesmo em transplantes alogénicos haver maior sucesso se este for feito no âmbito familiar. Eu informei-me aqui http://www.crioestaminal.pt/pt/media/default.aspx?iframe=noticia_detalhe.aspx?id=247&highlight=noticias&image_f2=crio05_00f2

    Beijinhos
    Uma hora pequenina!

  2. Olá mamãs! Se optarem no banco público saibam que as amostras são representativas do quadro genético da população em geral, ou seja, as que não cumprem os requisitos são doadas para investigação ou descartadas. Eu estive para fazer no banco público e acabei por desistir da ideia; acho mais seguro o banco privado. Independentemente da decisão que tomem, informem-se para mais tarde não se arrependerem.
    beijinhos

  3. Infelizmente, não deu tempo de escolher. Minha filha foi apressada e saiu antes que eu resolvesse esse assunto. Na maternidade, havia os kits da Cythotera (não lembro se é assim que se escreve), e… Fiz a recolha do sangue por essa empresa. Pronto, agora está lá guardado, pago e… Tomara que seja útil para nós e para todos.

Deixe uma Resposta

