Louros da vitória

Minha amiga Rosângela Neres concluiu a tese de doutoramento dela. Espero que tenha muito sucesso com o seu texto e, como sempre é esperado, tenha muito leitores, cúmplices do seu esforço, de anos de empenho, raciocínio e pesquisa. Já passei por isso e já faz algum tempo. Esporadicamente, ainda recebo e-mails de pessoas interessadas em meu estudo, o que me dá um imenso orgulho e certamente ela também sentirá. Tenho muitas lembranças, boas e más, do período de feitura da minha tese. Todo o tipo de palhaço, bruxa, fantasma, fada saíram de suas tocas para me levar penosamente ao caminho da idade adulta nessa fase. Venci barreiras até então intransponíveis pela minha personalidade de filhinha-do-papá. Se meu trabalho ficou bom!? Olha, sei lá! Só sei que depois de tudo que passei, jamais fui a mesma, graças a Deus! Meu espírito criou um bichinho que me faz ter força para superar dificuldades e esperança de que tudo vai dar certo. Tinha um pouco disso, mas meu discurso me desacreditava perante meus amigos e familiares e me fez criar uma fama de pessimista que já não comporto em meu ser. Alguns anos atrás, diria a minha amiga “O que é que tem terminar uma tese? Até eu já terminei…”, mas hoje dou valor ao tempo despendido e batalhado. Hoje sei que nada se consegue por acaso, mas sim por mérito. Sempre achei que tinha era muita sorte. Pode ser que sim, mas havia também uma gota de sangue e suor em cada conquista. Depois que tudo passava, tinha o costume de esquecer as dificuldades para alcançar o objectivo e me desvalorizar. Atualmente, afastada desse prisma, sei o quanto tudo foi, e é, difícil, mas fiz, bem ou mal, concluí e encorajo a todos os que seguem ou pretendem seguir esse percurso que não desistam. A bagagem que se leva para a vida, vai muito além das entrelinhas. Como se não bastasse, já enveredei para o pós-doutorado misturado com maternidade. Não sei o que vai sair daí, mas adianto que tijolos do saber e da maturidade já começam a construir mansões em minha mente e vida. Lamento é não ter fotos da minha defesa, dos meus colegas e professores, pois fui assaltada e fiquei sem nenhuma lembrança física. Trago tudo em minha mente e em meu coração.

Avante, peregrinos do saber, não desistam, força!!!

2 pensamentos sobre “Louros da vitória

  1. Que lindo texto, Sandra!! Menina, para mim você sempre foi brilhante. Sempre dizia não saber o que realmente queria, mas sabia bem certo o que não queria. Isso era/é importante para todos. Sempre foste muito autêntica no que se relacionava à academia. Quando sabia, sabia tudo; quando não sabia, dizia que não sabia. Toda verdadeira! Aprendi com você a ser menos exigente comigo mesma.

    Estão lá, na tese, os meus agradecimentos a você. Solenemente, palavras e sentimentos, a minha amiga com carinho. Que bom que conheci você!!!

    Bjo e boa sorte em tudo, no Pós-Doc e na bênção de ser mamãe! Sorte da Sofia, que já nasceu iluminada 🙂

    • Querida, se é assim, inspiramo-nos uma na outra. Por saber que você existe, procuro fazer as coisas limpinhas e organizadas, como não seria de minha solitária iniciativa. Procuro bons exemplos para não errar tanto e você é um deles. Espero organizar melhor a minha vida para voltar a compartilhar consigo o gosto pela leitura, fotografia, blogs e… papelaria (adoro!) etc. Pois o meu tempo é de aprender a sobreviver dentro de uma casa como esposa e mãe. Sou muito dispersa e tudo que deve ser comum para um ser humano normal, para mim é um “cavalo de batalha”. Lembro da primeira vez que te vi, com uma faixa vermelha na cabeça e uma t-shirt vermelha (cor que era de sua preferência na graduação) a tentar responder coisas em inglês para Genilda, na graduação, sem saber. Hoje, você é doutora com uma tese sobre uma autora inglesa. Estudei com você, mas fiquei para trás. Isso me faz te valorizar imenso e ter você como referência de esforço. Bjs, minha amiga, que você seja muito feliz.

Deixe uma Resposta

