Autorização de Residência – Parte II

Imagem

Esta semana teve início a minha saga ao SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) parte II. A minha Autorização de Residência caducou e chegou a altura de sua renovação. Já se passaram cinco anos, desde que tirei a minha primeira carteirinha de Autorização. Agora, a nova tem validade de dez anos, ainda bem. Ainda é de papelão, o que eu acho péssimo. Sei que é um detalhe na vida da pessoa, mas fico morta de vergonha de apresentar esse documento, quando é preciso. Essa coisa de papelão dá uma péssima impressão, para rimar, na minha opinião. O que fiquei sabendo foi que já posso, por causa do tempo que sou casada com um português, tirar um cartão mais apresentável, na Conservatória de Registo Civil, e que quase equivale a um Cartão do Cidadão português.

Bem, para brasileiro(a)s casado(a)s com português(a), o que deve levar para o SEF, para renovar a residência é:

a) Primeiramente, tem de fazer a marcação do dia que lá irá através do seguinte telefone: 808 962 690;

b) Levar o cartão de Autorização de Residência antigo (e a fotocópia);

c) Passaporte válido (e a fotocópia das duas primeiras páginas);

d) IRS do cônjuge, para comprovar os meios de subsistência (e a fotocópia);

e) Certidão de casamento (retirar uma via atualizada na conservatória onde casou);

f) 2 fotos 3×4;

g) Comprovativo de morada (conta de água, luz…) (e a fotocópia);

h) B.I. do cônjuge português (e a fotocópia);

i) Preencher o impresso (aqui);

j) O conjuge português tem de assinar um termo de responsabilidade (aqui).

Para maiores informações, entrar no portal do SEF (http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/page.aspx#0).

Informações sobre documentação para a 1º autorização de residência (aqui)

Boa Sorte a todos.

69 pensamentos sobre “Autorização de Residência – Parte II

  1. Concorda plenamente com vc, Sandra! Esse documento em papel mais parece uma caderneta de vacinação. Tb detesto apresentar esse documento, e às vezes sinto olhares estranhos de algumas pessoas que estão mais habituadas àquele cartão magnético vermelho e azul, e acham que o meu não é válido por ser aquele papel bege sem graça…

    Eu também pensei em tirar o cartão do cidadão para estrangeiros, mas no SEF não souberam me dar informações mais precisas sobre isso, disseram que não estão sendo emitidos (???) ainda.
    Mas me sugeriram tirar a nacionalidade portuguesa. Você já tem mais de 3 anos de casada, não? Também já pode requerer a dupla cidadania e acabar com as idas ao SEF (e longas filas de espera, sem contar na necessidade de renovar o passaporte brasileiro aqui no consulado) de uma vez por todas.
    bjsss

  2. Pingback: Autorização de residência | Ao pormenor

  3. ola, sabe me dizer se os documentos são os mesmos para quem nao é casada com português? vivo com um português mas nao sou casada e nem é união de fato., e o registo criminal tem de ser do Brasil? segundo me diseram tem de ser o do Brasil., estou em dúvida, pois das outras vezes nao me pediram RC do Brasil., vou pedir altorização permanente de 5 anos., obrigada se puderes me ajudar.

  4. Boa noite me chamo Luiz Paulo, vivo a Portugal a 5 anos, a minha dúvida é a seguinte: O meu titulo em Janeiro só que o meu contrato de trabalho acaba em Novembro, eu ainda posso realizar a renovação da residência? e outra dúvida: ao fim desta próxima residência(que será em 2015) vou fazer 5 anos de residência posso fazer o pedido de residência permanente ?

    Obrigado e boa continuação a todos!!!

  5. ola gente, ja pedi cartao de residencia permanente ha um mese, neste momento estou desempregado e a minha mulher tb, farto de procurar trabalho mas nada, minha duvida quero tentar arranjar trabalho for do portugal na suíça ou Alemanha sera cartao permanente e suficiente para ir e trabalhar ligal num precisa nacionalidade a situaçao mesmo complicada timos uma criança que precisa muita quasa?

    obrigado gente

  6. Olá boa tarde, sou Brasileira residênte em Portugal a mais de 8 anos, adquiri minha residência com o casamento, mais infelismente não deu certo e tivemos que nós separar(divorciar), continuei com o titulo de residência de 5 anos , em Outubro vai se vencer, gostaria de saber como devo fazer para a renovação do mesmo, obrigada Paula santos

  7. ola!tenho visto de residencia de portugal pois morei por 7 anos, vim para o brasil a 3 anos a residencia venceu, quero voltar para portugal como faco para renovar ,sera que consigo entrar com a residencia vencida?desde ja agradeco.

    • Tenho exatamente a mesma dúvida. Ao ler em Sites do SEF não tem nada que explique como proceder. Encontrei informações do tipo que se permanecer fora de Portugal por mais de 8 meses picados ou 6 meses consecutivos é cancelado a Residencia. Só que e se tiver-mos uma proposta nova de trabalho, os documentos como NIF, Seg Social, conta em banco… Como fazer para entrar numa boa em Portugal? Vai que agente volta lá e se diz Turista e os agentes de imigração olham no sistema e verem que nossa residencia está ali vencida? agente diz que vai a turismo e os caras ficam como? A gente passa por mentiroso nessa situação e é deportado? Falta informação para as pessoas que um dia fizeram parte de Portugal e por motivos de ausência de anos no País. Deixamos lá amigos, oportunidades, ex patrões que nos querem de volta… mas e o SEF? Fica como um Jacaré de boca aberta para nos receber? Vão pedir dinheiro? tenho que explicar minha vida? Isso é obscuro é uma lacuna…se alguem souber de informações oficiais e concretas, por favor me contacte pelo email juliocez4r@hotmail.com

  8. Olá Sandra. Vou pedir o titulo de residencia provisório, pois estou em doutoramento em Lisboa. Me pediram um comprovante de alojamento. Não tenho imovel alugado em meu nome, pois estou em casa de uma amiga (ela sim é a inquilina do imóvel). Sabes me dizer como poderia ser esse comprovante? Muito obrigada pela ajuda e parabéns pelo Blog, de grande utilidade.

  9. Tenho exatamente a mesma dúvida. Ao ler em Sites do SEF não tem nada que explique como proceder. Encontrei informações do tipo que se permanecer fora de Portugal por mais de 8 meses picados ou 6 meses consecutivos é cancelado a Residencia. Só que e se tiver-mos uma proposta nova de trabalho, os documentos como NIF, Seg Social, conta em banco… Como fazer para entrar numa boa em Portugal? Vai que agente volta lá e se diz Turista e os agentes de imigração olham no sistema e verem que nossa residencia está ali vencida? agente diz que vai a turismo e os caras ficam como? A gente passa por mentiroso nessa situação e é deportado? Falta informação para as pessoas que um dia fizeram parte de Portugal e por motivos de ausência de anos no País. Deixamos lá amigos, oportunidades, ex patrões que nos querem de volta… mas e o SEF? Fica como um Jacaré de boca aberta para nos receber? Vão pedir dinheiro? tenho que explicar minha vida? Isso é obscuro é uma lacuna…se alguem souber de informações oficiais e concretas, por favor me contacte pelo email

    tenho a mesma duvida….aguardando resposta imail
    bethcos@hotmail.com

    • herly duvidas cruéis k nem sei por oinde começar em 2013 voltei la como turista não cosntaram nada levei meus documentos de la e não me pediram nada

  10. Ola venho aqui tirar uma duvida, meu cartao de residência caducou em 2013 a altura de me legalizar pedi através da minha mãe que na altura Já era portuguesa entretanto na altura de renovar não consegui pois o SEF colocou muitos impedimentos, casei em janeiro deste ano e vou pedir pelo meu esposo que e português, em fim quanto vou ter que pagar de multas ao SEF por estar 1 ano e 10 meses ilegal?

    • keren, depende apenas o sef avalia é deves pagar multa ou não,tens é que fazer a transcrição do casamento no teu país e actulaizar o estado civil no passaporte.

      bjs e boa sorte

      • I don’t understand why NBC airs new episodes of Grimm on Mondays. They air the encore of the new episode on Fridays which means they have a slot. Why not just swap the two? I’m sure it’ll boost the ratings up a no302&#8htc;

  11. Boa tarde, sou portugues e tenho uma namorada que queria trazer para portugal para casarmos. Creio que após casamento consiga que ela fique no país, mas a minha duvida é que visto ela necessitaria para vir cá a Portugal para o casamento?
    Obrigado e parabens pelo blog!

    • Boa tarde a todos um amigo veio embora em 2009 e eu vim em 2008 tenho 5 anos e 3 meses de visto comprovado em Portugal , e ele deu entrada no tabliotario de cascais e em 2013ele foi informado que sua ele possuia cidadania desde de 2013 , como posso adquirir tambem ,posso nomear um advogado com procuraçao…

      Date: Fri, 17 Jul 2015 19:18:37 +0000 To: mjmoura1976@hotmail.com

    • visto de estada temporaria, tens de fazer uma carta de chamada e um termo de responsabilidade, convem ela trazer todos os documentos autenticados já do brasil

      • Desde já muito obrigado pela resposta. Mas o que é exactamente essa carta de chamada? O visto ela tira lá ou é tratado cá? Obrigado!

  12. jose, carta de chamada ou carta convite é uma carta que fazes onde mencionas o motivo da vinda a PT, local da estada e etc etc, tem de constar os dados dela, bem como os teus e a companhar essa carta um termo de responsailidade que fazes ambos devidamente reconhecidos no notario

  13. e o visto tira lá,existe um protocolo em que cidadãos brasileiros podem pedir estatuto de igualidade ao abrigo do acordo do porto seguro, liga p SEf e informa-te em que condições são autorizados esse casos, e será pais facil para ti, ate mesmo para ela pedir cartão de cidadão estrangeiro

  14. ola, fui para portugal em dezembro de 2002 voltei para o brasil em janeiro de 2011e a proxima renovaçao da residencia penço que ja seria a permanente,,preciso saber se consigo de alguma forma renova la por favor

  15. Ola boa tarde tenho ja dois meses no portugal como turista so posso estar ca 3 meses com o visado turista. So que agora tenho um empregador que quere que eu trabalhe com ele diz que ele pode facer-me um contrato de trabalho eu poso pegar a residencia em essa situacao o tenho que voltar a meu pais? Obrigado pela resposta muito bom blog

  16. JUAN CARLOS VC NAO PRECISA VOLTAR AO SEU PAIS.PEGA COM SEU PATRAO O CONTRATO DE TRABALHO,VAI AS FINANÇAS TIRA SEU CARTAO A SEGURANÇA SOCIAL TEM QUE SER PAGA .VAI TIRA DA INTERNET TODA A DOCUMENTAÇAO QUE PRECISA PARA PEGAR A RESIDENCIA.VAI AO SEF E PEGA O NUMERO PARA MARCAÇAO.SAIBA QUE TUDO ISTO VC VAI PAGAR.FAÇA TUDO DIREITINHO E SEJA FELIZ NA EUROPA.BJS.REGINA NASCIMENTO.

  17. BOM DIA.COMEÇO O ANO COM VONTADE DE VOLTAR PARA PORTUGAL,ESTOU NO BRASIL A 4 ANOS.MAS NAO ME SINTO BEM AQUI,VOU DEIXAR CASA,CARRO,TUDO QUE TENHO AQUI, PARA IMIGRAR DE NOVO.DEPOIS O PASSAPORT ESTA VENCIDO., MINHA RESIDENCIA E DAS MINHAS FILHAS QUE NASCERAM LA TAMBEM.ENTAO É ASSIM,SE DEIXAMOS NOSSOS DOCUMENTOS VENCER,VAMOS COMEÇAR TUDO DE NOVO.E NO AEROPORTO O SEF VAI PERGUNTAR O QUE FOMOS FAZER LA E PORQUE A RESIDENCIA ESTA VENCIDA.O MELHOR É FALAR A VERDADE.VOU COMEÇAR MINHA IMIGRAÇAO. QUER SABER MAIS VAI A EREMINAS,ESTE DEPARTAMENTO TRATA DE DOCUMENTAÇAO.AV. DO CONTORNO4.520 SÉTIMO ANDAR BAIRRO FUNCIONARIOS. DE TERÇA A QUINTA- FEIRA.BJS ATE A PROXIMA.CONFIAR EM DEUS É MUITO IMPORTANTE.

    • Boa noite… Eu fui para Portugal em 2000 e regressei com a minha mãe em 2004, e fui novamente para Portugal em 2005 e fiquei até 2012 com os documentos todos certinhos só que nunca dei entrada na minha cidadania… Minha residência caducou em 2012 e agora estou voltando pra Portugal dinovo, tenho alguma possibilidade de requerer minha cidadania?! Fiquei 4 anos fora de Portugal… Ou vou ter que pegar tudo di novo?! Agradecia a resposta e muito obrigado e feliz 2016 a todos os leitores

  18. Bom dia,Vivi em Portugal de 2003 a 2012,eu e marido viemos embora para o Brasil em outubro de 2012,mas nos arrependemos agora tenho a resindencia vencida desde 2013,como proceder neste caso uma vez que pensamos em voltar,desde agradeço!

  19. Existe alguma possibilidade de resolver essa situaçao fiquei legal de 2004 a 2010 o que se pode fazer nesse caso nao consegui ninguem comentar que se consegue legalizar ou poder dar entrada na cidadania obrigado aguardo uma resposta de alguem….

  20. Ola bom dia, se uma residencia pelo casamento esta caducada ha muitos anos e a pessoa ficou ca em portugal, ha alguma manera de renovar a residencia? ha alguma coima? obrigada.

  21. Oi morei muito tempo em Portugal tenho 4anos que estou no Brasil o meu cartão de cidadão venceu dia 13/01/2015 cidadão brasileiro ao artigo do tratado de porto seguro o que vc acha consigo renova ou nao

  22. Boa tarde pessoal!
    Alguém poderia me informar como anda a situação de Portugal para empregos, morei vários anos aí, tinha visto de residência e hoje estou no Brasil passando aperto.
    Gostaria de voltar e sei que tenho que começar do zero.
    Se alguém puder me ajudar com informações ficarei grato.
    Whatsapp: 31 99427-6962

  23. Tenho exatamente a mesma dúvida. Ao ler em Sites do SEF não tem nada que explique como proceder. Encontrei informações do tipo que se permanecer fora de Portugal por mais de 8 meses picados ou 6 meses consecutivos é cancelado a Residencia. Só que e se tiver-mos uma proposta nova de trabalho, os documentos como NIF, Seg Social, conta em banco… Como fazer para entrar numa boa em Portugal? Vai que agente volta lá e se diz Turista e os agentes de imigração olham no sistema e verem que nossa residencia está ali vencida? agente diz que vai a turismo e os caras ficam como? A gente passa por mentiroso nessa situação e é deportado? Falta informação para as pessoas que um dia fizeram parte de Portugal e por motivos de ausência de anos no País. Deixamos lá amigos, oportunidades, ex patrões que nos querem de volta… mas e o SEF? Fica como um Jacaré de boca aberta para nos receber? Vão pedir dinheiro? tenho que explicar minha vida? Isso é obscuro é uma lacuna…se alguem souber de informações oficiais e concretas, por favor me contacte pelo email

    • Bom dia a todos. Passei por essa situacao(T.R caducada). Devem proceder da seguinte forma.
      1- Irão começar do zero. Tudo outra vez
      2-Demora, então tenha paciência,e agora é ainda mais burocrático
      3-É preciso explicar o motivo de ter se ausentado(podem ser saúde ou trabalho os motivos mas ainda assim o SEF será chato contigo)
      4-A multa é de apenas 250 euros. O resto do processo é idêntico ao da primeira residencia.
      Eduardo-965264657
      Boa sorte a todos nós

  24. Meu filho teve a carreira de residência por 5 anos isso quando ele era de menor hoje ele é de maior ele pode pegar a residência definitiva ?

  25. Gostaria de por uma questão já estou em Portugal a 20 anos vim do brasil com meu companheiro que tinha dupla nacionalidade por ter pais portugueses o SEF me exigiu até o contrato da casa onde vivo até hoje.aqui tive meus 3 filhos com nacionalidade portuguesa por causa do pai e no entanto o SEF sempre negou meu direito apesar de estar na lei de obter a nacionalidade por viver em união de fato a mais de 10anos e até apresentei o irs que fazíamos juntos.infelizmente meu marido faleceu em 2008 e eles me chamaram ao SEF para me pedir desculpas e dizer que perdi todos os meus direitos por erro do funcionário.e por isto até hoje faço renovação da residência e só este ano é que dizem que posso ir dar entrada a conservatória.

  26. Alguém pode me ajudar , estou no Brasil tenho residência que só vai ser renovada daqui a dois anos se minha residência antes de caducar daqui a seis meses eu posso ir ao consulado pedir mais seis meses , ouvi dizer isso é se caducar eu voltando e levando a caderneta do INSS pago durante o tempo que estive ausente do país , vou pegar a primeira residência ou pego a de cinco anos da qual é a próxima residência. Obrigada

  27. Bom dia, alguém sabe me dizer que se para renovar a Residência Temporária no SEF é necessário eu ir antes na segurança social pegar e levar algum comprovativo para levar? dizem que eles lá mesmo SEF olham no sitema, isso é verdade já é minha 4ª renovação

  28. Também o meu marido está nessa situação a residência dele já caducou mas quando tirei o cartão de residência para ele fui informada no estrangeiros e fronteiras que se caducasse teria só de pagar uma multa de 400 euros e poder renovar gostaria que alguém me enfornasse melhor obrigada

  29. Boas , sou angolano e me casei a dois dias cá em Portugal com a minha mulher portuguesa, alguém pode me dar uma explicação que documentos o sef pedirá para emitirem a residência???

    • Boas, primeiro o casamento tem que ser averbado em Angola através do consulado angolano,depois actualizar o passaporte com o novo estado civil, e só depois é que vai aí sef com a certidão de casamento portuguesa com validade de 1 ano,IRS do último ano,comprovativo dos meios de subsistência,e de morada. Qualquer dúvida contacte-me por email já passei por isso á 3 anos terei todo gosto em ajudar.
      Meu email claudia_toya@hotmail
      Com

      • Também precisa de levar o registo criminal português e de Angola caso nunca o tenha entregue antes ou esteve em Angola nos últimos 6 meses

Deixe uma Resposta

